Normalmente esquecida pelo poder público, a comunidade do Pilar ganha encenação gratuita do espetáculo Eu sou José, eu sou Maria, inspirado em musical de Natal da Broadway. A iniciativa é da igreja A Ponte, que traz uma proposta inédita para o Recife. A peça conta a história do nascimento de Jesus dentro do atual contexto social da comunidade do Pilar, utilizando referências locais, como o cenário urbano, o manguebeat e o maracatu. Pilar, apesar de encravada em área turística, é uma das regiões mais miseráveis do Recife.
As apresentações acontecem em sessão especial gratuita para os moradores do Pilar na noite de hoje, 21, às 20h30). E para o público em geral (dia 22, às 20h30; e 23, às 18h e 20h). A Ponte fica na rua Cais do Apolo, 738. Em duas semanas, os ingressos esgotaram e foi aberta a nova sessão, às 18h, no sábado (23). Por isso, para comprar as entradas, o público deve acessar um link disponível na página do facebook da igreja (www.facebook.com/somosaponte), reservar sua cadeira e realizar o pagamento na hora. O valor é da entrada é R$ 15.
No enredo, os personagens centrais, José e Maria enfrentam os desafios típicos dessa época. Entre perseguições e angústias, preconceito social e políticos corruptos e exploradores, eles precisam fugir e encontram lugar no Pilar, onde nasce o menino Jesus. A partir de então, o Messias tão esperado dá novo sentido à vida de pessoas comuns, como catadores de lixo, donas de casa, prostitutas, políticos e religiosos. A cultura pernambucana ganha destaque na história.
A coreografia é da dançarina e professora de breakdance Duda Serafim. Todas as músicas da peça foram compostas pelo produtor musical, compositor, arranjador e maestro Victor Gran, com participação do também diretor e roteirista André Wacemberg, formado nas escolas da Broadway. Uma mistura de ritmos que remetem à identidade cultural do Recife Antigo, onde a Igreja e a comunidade estão inseridas, dão o tom do espetáculo, que será executado ao vivo, por dezesseis cantores e nove músicos do Recife. A igreja foi inaugurada no dia 31 de maio de 2015 no bairro que carrega o mesmo nome da capital pernambucana, e encabeça uma série de projetos sociais com foco na Comunidade do Pilar, que acomoda atualmente 588 famílias.
Leia também:
Pastoris fazem a festa no Recife
Cantata e frevo de bloco na Várzea
Serviço:
Musical de Natal “Eu sou José, eu sou Maria”
Local: Igreja A Ponte (Av. Cais do Apolo, 738 – Recife Antigo)
Data: Dia 21/12 – pré-estreia gratuita para os moradores da comunidade do Pilar (às 20h30) e dias 22/12 (20h30) e 23/12 (20h) para o público em geral
Vendas de ingressos: No link – https://www.sympla.com.br/musical-eu-sou-jose-eu-sou-maria-reserva__227342
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife