Eles funcionam com política integrada de cultura da cidadania, o que inclui acesso a ações de prevenção à violência, à cultura (arte, dança, música) e a assistência gratuita para populações em situação de vulnerabilidade social. Na Colômbia, além dos centros, a população ganhou parques arborizados, grandes bibliotecas e até mesmo teleféricos que integraram as áreas periféricas aos bairros mais sofisticados, reduzindo o “apartheid” social . No Recife, as mudanças não chegam a tanto, mas o Compaz já arrebatou prêmio concedido pela Oxfam e pelo Programa Cidades Sustentáveis, pelo seu esforço em reduzir as desigualdades sociais.
“A proximidade com os livros estimula o hábito da leitura. E quando cultivado desde cedo auxilia a criança a desenvolver imaginação, sentimentos e emoções de maneira significativa. Vamos cultivar esses momentos dentro das bibliotecas, convidando também os responsáveis a vivenciarem experiências que propiciem prazer, convivência e conexão”, destaca a gerente da Rede de Bibliotecas pela Paz, Deborah Echeverria. O mobiliário, montado dentro da Biblioteca Alfrânio Godoy, foi integralmente doado pela Fundação Bernard Van Leer. “Este vai ser um espaço do brincar onde a criança poderá exercitar sua curiosidade inata com equipamentos e materiais que propiciam um ambiente favorável a todas as suas dimensões de desenvolvimento: física, cognitiva, linguagem e sócio afetiva”, destaca Ana Maria Bastos, especialista em primeira infância, que realizou a formação das equipes das bibliotecas através da Fundação.
A estrutura será replicada nas Bibliotecas Jornalista Carlos Percol (Compaz Escritor Ariano Suassuna), no Cordeiro, e Clarice Lispector (Compaz Dom Hélder Câmera), no Coque. É um um grande ganho à comunidade, pois a primeira infância é o período de maior transformação ao longo da vida. Experiências, descobertas e afeto são elementos essenciais que também nos acompanharão ao longo dos anos. Durante a inauguração, e também pelo aniversário do local, haverá contação de história com Ilana Ventura, apresentação de balé com a Orquestra Anjo Luz, concerto-aula com o grupo da Bomba do Hemetério, Trombomba, mágico Rodrigo Lima, show da Fada Magrinha, oficina de musicalização infantil com Tio Bruninho, torneio de Judô.
E, às 10h, Roda de Diálogo sobre Cidades no auditório no prédio. “O Compaz Eduardo Campos fica no Alto Santa Terezinha, está construído em uma área de 2.957,09 m² e dispõe de 5.302,83 m² de área construída. O Compaz é a principal iniciativa no campo da segurança cidadã na paisagem do Recife, trata-se de um centro de convivência cidadã com proposta político-pedagógica ancorada na doutrina da cultura de paz como instrumento para prevenir à violência e propor outras sociabilidades”, informa a Prefeitura. Em 2019 foi reconhecido pela Oxfam com o prêmio Cidades Sustentáveis, como o projeto que representou a melhor estratégia de redução de desigualdade no Brasil.
No Recife, a Rede Compaz possui as seguintes unidades: Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá) e Compaz Dom Hélder Câmara (Coque). Além do Sistema Compaz, outro programa oficial que marca presença nos altos recifenses é o Mais Vida nos Morros que, infelizmente, parece ter entrado em banho maria desde que seu idealizador, o criativo Tullio Ponzi, trocou a vida pública pela iniciativa privada. Quem saiu perdendo foi o Recife.
Leia também
Compaz ganha unidade do Procon
laboratório da paz transforma morros
Praça da árvore é a primeira com jatos d´água saindo do piso no Recife
Livros em discussão nas comunidades
Museus comunitários em discussão
Mais Vida nos morros em Iputinga
O arejado Programa Mais Vida nos Morros se amplia
UR-10 tem Mais Vida nos Morros
Mais Vida nos Morros: Lagoa Encantada em evento internacional
Mutirão mega no Mais Vida nos Morros
Mais Vida nos Morros ganha prêmio
CurioCidades: o Recife turístico e afetivo de 40 fotógrafos
Nova fase para o Mais Vida nos Morros
Barco, caminhada e Mais Vida Teimosa
Centro do Recife precisa de mais vida
Laboratório da Paz transforma morros
Alto Sustentável completa cinco anos
Alto José Bonifácio está mais colorido
Morros começam a ganhar hortas
Troque uma muda por uma ideia
Mais Vida nos morros do Vasco
Que tal turismo nos morros coloridos?
ONU de olho no Mais Vida nos Morros
Túlio Ponzi e o Mais Vida nos Morros
A paisagem colorida do Córrego do Jenipapo
Mais Vida nos Morros se amplia
Praça alegre colorida na Mário Melo
A rua também é nossa
Culinária sustentável: Iguarias com cascas de banana, bagaço de coco
O lixo que virou lixeira
A democrática mais vida teimosa
Centro precisa de “Mais vida”
Sessão Recife Nostalgia: Brincadeiras de rua que estão desaparecendo
Serviço:
Inauguração da Bebeteca Alto Santa Terezinha
Quando: Sábado, 12, às 9h
Local: Compaz Governador Eduardo Campos
Av. Aníbal Benévolo, S/N, Alto Santa Terezinha
Fotos: Divulgação / PCR