Bule Cultural “ferve” no Sertão com recitais ambientais para o Velho Chico

Enquanto na Região Metropolitana o assunto praticamente se resume à tragédia provocada pelo fenômeno Ventos de Leste – que matou 107 pessoas e desalojou quase 7 mil – no Sertão o clima é de cultura e festa. Pelo menos na Região do São Francisco, onde a cantora Ivete Sangalo comemorou  os seus 50 anos com um grande show na última sexta-feira. Foi em Juazeiro (BA), onde tem início na terça (2/6), o Bule Cultural.

O encontro – movido a música, memórias, literatura, oficinas – acontece na cidade baiana , que é vizinha a Petrolina (Pernambuco), esta localizada a 769 quilômetros do Recife. Mesmo sem café, o Bule vai ferver. Terá música, feira e desfile de moda de economia solidária, cantoria, glosas, shows, saraus. Também haverá cortejo poético e atividades de conscientização ambiental na orla do Velho Chico que, se não tivermos cuidado, acabará tão poluído como o Rio Capibaribe (do Recife). Sem falar que para ele escoam, também, os agrotóxicos usados nos campos de irrigação. Ou seja, toda ação em defesa do São Francisco está valendo. Serão distribuídas mudas entre recitais ambientais nas margens do rio.

Margens do Rio São Francisco em Juazeiro (BA) serão alvo das ações ambientais do Bule Cultural

Bonito, não é?  Entre os convidados do Bule, estão Chico Pedrosa, Xico Sá, Jorge Filó, Antônio Marinho, Mariana Guimarães, Quinteto Kariris, Sertão Sol e Trupe Pologodélica. O evento terá a maior parte de sua programação no Centro Cultural João Gilberto, que fica em Juazeiro, a 505 quilômetros de Salvador. As atividades vão até 5 de junho. As oficinas estão bem interessantes, e têm início às 9h da sexta-feira (3/6).  Pela manhã  o tema será cordel com as referências  de rap, aboio e embolada, o que não deixa de ser bem curioso (com Rafael Neto). À tarde, a partir das 14h, a discussão é sobre criação literária e pesquisa acadêmica (com Josemar Pinzoh).  E haverá um momento para vivências poéticas (com Isabelly Moreira).

No sábado (4/6), às 9h, haverá oficina de canto (com Ana Barroso). Caso ainda restem vagas, as inscrições podem ser feitas no bulecultural1@gmail.com.  Todas as oficinas acontecem no Centro Cultural João Gilberto, mas os shows serão no Galpão do Armazém da Caatinga. Eles começam a partir das 19h do dia 2, com apresentações de Raimundo Sodré, Roberto Mendes e João Sereno, segundo informa Maviael Melo, coordenador do Bule Cultural, que será encerrado no domingo com Encontro de Cantadores (com Alisson Menezes e convidados). E, claro, no Sertão nada acontece sem um bom forró. Por esse motivo, o fim de festa terá um bom forró (com Seu Raimundo e Raimundinho do Acordeon, com  participação de Renan Mendes).  O Bule Cultural é realizado pela Entre Versos e Canções, com produção executiva da Melodia Produções. E conta com apoio de mais de dez instituições.

Leia também
Maciel Melo, “caboclo sonhador” vira garoto do calendário
Com  gosto de café amargo
Festival de Cantoria e Cantadores
O florescer de Fabiana Santiago: “Eu sou o Sertão”
Ubuntu, tão longe tão perto
O replantio de Paulo Soares
Livro: Quinteto Violado, 50 anos
Josildo Sá canta em outro ritmos
Silvério Pessoa e Josildo Sá: o encontro do canavial com a caatinga
Forró transmite valores bonitos, empáticos e solidários
Carnaíba e o centenário de José Dantas
Nando Cordel: forró e música espiritual
Dedé Monteiro, o Papa da Poesia
Violeiros, cantadores e poetas em feira
Festival movimenta Sertão dos Poetas
Compre um livro e ganhe dois cordéis
Carnaíba e centenário de José Dantas
Exu faz festa para lembrar Gonzagão
Gravatá tem festival de arte e resistência
Josildo Sá: forró, frevo e romantismo
Xangai e Maciel Melo em Boa Viagem
Quinteto Violado, 50 anos
J.Borges lança três álbuns inéditos
Cais do Sertão mostra arte de J.Borges
O mundo fantástico de J.Borges
Samico: O devorador de estrelas
Quilombo Águas Claras reforça tradição cultural de Pernambuco
O último rei perpétuo de Pernambuco
As Severinas na Festa do Umbu
Umbuzeiro é o refrigério do Sertão
É sempre tempo de reisado no Sertão

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Carlos Laerte / Clas Comunicação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.