Uma sugestão de diversão para crianças, adolescentes e também adultos: “Ave, Guriatã!”, que entra em cartaz às 16h desse sábado (09/08) no Teatro Marco Camarotti, que funciona no Sesc Santo Amaro. Com um texto muito sensível, que evoca a infância e a amizade de dois garotos entre brincadeiras, sonhos, árvores e pássaros na região canavieira de Pernambuco, a peça pretende fazer “um mergulho no coração e nas ideias de todas as pessoas que se permitirem voar”. E a montagem deve “inspirar e emocionar”.
É o que prevê o Diretor do espetáculo, José Manoel Sobrinho. “Ave, Guriatã” é um texto para teatro escrito pelo professor e dramaturgo Robson Teles, inspirado no poema de Marcus Accioly, “Um cordel para menino”. Ex-aluno do poeta, Robson fez a adaptação para o palco. Em seus versos, Accioly presta homenagem ao colega de travessuras dos tempos de menino que, muito jovem, foi para outro plano. Encantou-se. E nos versos do poeta, Leunam (Manuel escrito ao contrário) ganha asas e vira um pássaro.
Todo esse ambiente onírico criado por Accioly foi respeitado e valorizado no livro de Robson Teles, “Ave, Guriatã!”, que está sendo lançado às 10h de hoje na Livraria Jardim. À tarde, às 16h, ele vira espetáculo no palco do Teatro Marco Camarotti, onde fica em cartaz até o dia 31 de agosto, sempre aos sábados e domingos e no mesmo horário. Na peça, “os diálogos evocam o ritmo dos folhetos de cordel e imagens cênicas que exaltam a beleza do cotidiano de uma gente que brinca”, de acordo com Sobrinho.

Ele lembra que “Ave, Guriatã!” acompanha a trajetória de um menino “em busca de entender a sua identidade em permanente transformação, guiado por memórias, sonhos e sabedorias ancestrais”. E diz que a montagem “é um convite para refletir sobre as raízes culturais, as construções sociais, as histórias dos povos e a conexão entre uma gente e sua terra”. O trabalho celebra a riqueza da cultura brasileira, por meio de narrativa poética e envolvente.
A peça, segundo o diretor, é uma “viagem” a um “universo lírico, onírico e brincador, onde a força da natureza, da amizade, das brincadeiras, dos cantos e da essência do povo de cada lugar se entrelaçam, em uma jornada de autodescoberta e pertencimento”. A montagem é um trabalho de criação coletiva, para os públicos de todas as idades. “Desejo que seja um espetáculo que chegue ao coração das pessoas, porque trata-se da amizade entre afetos, de coragem e sobre mudança, sair do lugar de conforto e aventurar-se no mundo”, conclui. A montagem é do CIT – Curso de Interpretação para Teatro do Sesc Santo Amaro, com direção de José Manoel Sobrinho e Samuel Bennaton. A direção musical é de Samuel Lira, com músicas de Publius.
Leia também
Poema “Guriatã, um cordel para menino” vira “Ave, Guriatã!” para o teatro
Inspirado em Marcus Accioly, Professor Robson Teles lança “Ave, Guriatã”
Sísifo, Íxion, Narciso e Érato de Marcus Accioly são lançados no Museu do Estado
Itamaracá: Carnaval em homenagem a Marcus Accioly
Itamaracá tem Praça do Poeta que cantou a ilha em versos
Lua de sangue chega a Olinda
Cobogó das Artes solta dos vampiros em Lua de sangue
Centenário de Osman Lins começa a ser comemorado. Unicap sai na frente
Homenagem a Osman Lins, o visitante da palavra, prossegue na Unicap
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Ave, Guriatã”, de Robson Teles
Quando: Sábado, 9 de agosto
Horário: 10h
Onde: Livraria Jardim
Endereço: Avenida Manuel Borba, 292, Boa Vista, área central do Recife
Atrações: comentários da Professora Liliane Jamir (Unifafire) e apresentação de dois momentos da montagem teatral de “Ave, Guriatã”, com presença de todo elenco
Acesso gratuito, mas é preciso fazer inscrição no site https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-livro-ave-guriata-robson-teles/3051457
O quê: Encenação de “Ave, Guriatã”, adaptação para o teatro feita por Robson Teles, do livro “Guriatã, um cordel para um menino”, de Marcus Accioly. Direção de José Manoel Sobrinho
Quando: de 9 a 31 de agosto, sempre aos sábados e domingos
Horário: 16h
Onde: Teatro Marco Camarotti Sesc Santo Amaro
Endereço: Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro
Ingressos: https:eventos.sescpe.com.br/espetaculoaveguriata10-6114655/ (9/8); e https:eventos.sescpe.com.br/espetaculoaveguriata-610797/ (10/8)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Wildio /Divulgação
