Homenagem a Osman Lins, “O Visitante das palavras” prossegue na Unicap

A Homenagem ao Centenário de “Osman Lins – O Visitante das Palavras”, prossegue nessa quarta-feira (15/5), durante a XXVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários, que ocorre na Universidade Católica (Unicap). E conta a partir das 18h30m com “nove visitas” a “Nove, Novena”, seu livro de narrativas que antecedeu “Avalovara”, e que foi o primeiro a fazer sucesso no exterior. O time que vai falar é bem diversificado, incluindo  professores, políticos, autoridades, sociólogos, fisioterapeuta, entre outros. Tem até padre.

Os temas  das nove visitas obedecem às nove narrativas do livro são: “O pássaro transparente”, com Renata Victor (Professora, Mestre em História e fotógrafa); “Um ponto no círculo (Dani Portela, deputada estadual, advogada, historiadora); “Pentágono de Hahn” (Cacau de Paula, Secretária de Cultura do Governo de Pernambuco e jornalista); “Os confundidos” (Leidson Ferraz, Doutor em Artes Cênicas, Mestre em História, produtor cultural); “Retábulo de Santa Joana Carolina” (Batuel Gomes da Silva, mestrando do Programa de Pós Gradução de Fisioterapia da UFPE).

E ainda: Conto barroco ou unidade tripartita (Padre José Marcos Gomes de Luna); “Pastoral” (Natália da Mata Atroch, socióloga, professora da UFPE); “Noivado” (Mateus Oliveira Gomes da Silva (estudante de Pedagogia, alfabetizador); “Perdidos e achados” (Rinalda Cordeiro Siqueira Costa Ferraz). A mediação será de Lourival Holanda (Presidente da Academia Pernambucana de Letras e professor da UFPE).

Na terça-feira, a professora Elizabeth Hazim fez uma análise profunda da construção e significados de Avalovara. Há 20 anos, ela se dedica ao estudo da obra de Osman Lins. Eu e minha irmã Ângela também falamos sobre a convivência como escritor. E ainda houve mesa temática  sobre discursos osmanianos, com Suzana Leite Cortez (Unicamp/UFPE), Rhaí Ramos (Mestre em Letras e professor da rede municipal). A mediação foi de Fábio Andrade (UFPE).

Os assuntos discutidos  já estão disponíveis no Youtube. Na foto acima, Degislando Nóbrega de Lima (Pró-Reitor de Graduação), Elizabeth Hazin (Pós-Doutora em Literatura Brasileira, Pós-Doutora em Literatura Comparada, Pesquisadora da UnB e líder do grupo de pesquisa Estudos Osmanianos); as irmãs Angela e Letícia Lins (escriba desse Blog) e o professor Robson Teles (Unicap), organizador do evento.

No vídeo abaixo, o primeiro dia do encontro:

Leia também
Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins, vai virar filme
Centenário de Osman Lins começa a ser comemorado
Vitória: o teatro de Osman Lins em cena
Teatro de Osman Lins em discussão
Ditadura: a dificuldade dos escritores
Santa Isabel tem Problemas Inculturais
Cartas inéditas entre Osman Lins e Hermilo chegam ao palco

Marcha Fúnebre de Osman Lins tem exibição no Arquivo Público

O mergulho  na obra de Osman Lins
O dia que esqueci que sou repórter
Só dá mulher em Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela e o Prisioneiro está de volta
Lisbela e o Prisioneiro volta ao palco do Teatro Apolo, dias 4, 5 e 6 de agosto
Sucesso de público, Lisbela e o Prisioneiro em Janeiro de Grandes Espetáculos
O Zoológico de Vitória de Santo Antão
Cobogó das Artes tem curso de férias
Recife Literário com atitude 
Só dá mulher em “Lisbela e o Prisioneiro”
Lisbela e o Prisioneiro” está de volta
Marcha Fúnebre, de Osman Lins, tem exibição no Arquivo Público
O mergulho na obra de Osman Lins
Palco ganha Clarice Lispector e Sylvia Plath

Serviço:
O quê: XXVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários – O Visitante das Palavras – Homenagem ao Centenário de Osman Lins
Tema dessa quarta-feira (15/5): Mesa Temática, com “Nove Visitas a Nove,Novena”. Participação de Renata Victor, Dani Portela, Cacau de Paula, Leidson Ferraz, Betuel da Silva, Padre José Marcos Gomes de Lima, Natália da Mata Atroch, Mateus Oliveira, Rinalda Cordeiro. Mediação de Lourival Holanda
Horário: 18h30m
Onde: auditório G1 da Unicap
Endereço: Rua do Príncipe, 526, Boa Vista

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Unicap

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.