Animais voltam à natureza na pandemia

Compartilhe nas redes sociais…

Apesar da pandemia, os órgãos que trabalham em defesa da natureza não pararam. A Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh) acaba de reintroduzir 177 animais ao ambiente silvestre, de onde eles não deveriam ter saído. Entre eles, pássaros, que são os bichos mais visados pelo  tráfico.

A soltura aconteceu na localidade de Jutaí, município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, a 665 quilômetros do Recife. A reintrodução ocorreu por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara).

Além de pássaros, jabutis foram reintroduzidos à natureza, no Sertão do São Francisco, na localidade de Jutaí

Os animais, vítimas do tráfico de animais silvestres ou de criação ilegal, antes de voltarem ao habitat natural passaram por avaliação clínica, tratamento e até mesmo readaptação, no Cetas Tangara, que pertence à Cprh. 

Foram liberados jabutis e aves. Entre as espécies de pássaros que ganharam liberdade estão azulão, papa-capim, sanhaçu, graúna, pintasilva, patativa, canário-da-terra. De acordo com o gestor do Cetas Tangara, Yuri Valença, do total de passarinhos soltos a maior quantidade foi da espécie papa-capim. Recentemente, a Cprh liberou guaiamuns em mangues do Litoral Norte.

Leia também:
Maldade com os pássaros rende multa
Flagrante no tráfico de pássaros
Cipoma destrói rinhas de canários
Canários da terra apreendidos
Pobres pássaros cativos do Agreste
Pássaros silvestres apreendidos
Pássaros presos e multa de R$ 94,5 mil
Aves liberadas no Sertão
Aves brasileiras são alvo de tráfico
Festival de Aves no Sul da Bahia
Abaixo as gaiolas: liberdade para as aves
Quase 6000 aves resgatadas em 2017
Aves cativas ganharão a liberdade
Pássaro na gaiola rende multa
O triste fim das arribaçãs na caatinga
Depois do tráfico, o repatriamento
Mais um bebê que cai do ninho 
O tempo bom do João-de-barro 
A Tim e o ninho tecnológico do carcará
Pássaros não merecem prisões
Salvo papagaio acuado por cachorros
“Dê cá o pé, meu louro”
Papagaio cativo: multa chega a R$ 5 mil
PM evita venda de papagaio bebê
Policial militar devolve papagaio
Aves brasileiras são alvo de tráfico
Papagaio passa 25 anos na gaiola
Temendo gavião, aposentada entrega papagaio de estimação
352 papagaios voltam à vida selvagem
Projeto Papagaio da Caatinga ganha reconhecimento internacional
Aves e cágados voltam à natureza
Jabutis vão voltar à natureza
Aos 50, jabutis retornam à natureza
Jabutis: superstição e entrega
Ninhos de jabutis achados no Sertão
Prótese de casco em 3D salva jabuti
Jabutis repatriados para Pernambuco

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Cprh / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.