Amanhã o Recife fica muito mais movimentado, devido ao início das aulas. E quem passar pela Praça do Derby ou em uma das faixas da Avenida Agamenon Magalhães vai se defrontar com uma ação bonita, do bem. É que nada menos de 9.860 corações serão distribuídos como meio de cultivar e multiplicar “bons sentimentos”. Eles foram confeccionados em tecido por voluntários, e a intenção é lembrar que o coração deve ser muito bem cuidado. E isso está valendo para o lado físico (atenção à saúde, prática de exercícios físicos, boa alimentação, pouco sal) quanto para o espiritual (espalhando bons sentimentos, amor).
E a corrente do bem é extensa e numerosa, segundo informa Marúcia Coelho, Presidente da Organização do Auxílio Fraterno, que está à frente da Ação do Coração no Recife. Confeccionados em todas as cores e padrões, eles vieram de muitos lugares. Só do interior da Paraíba, chegaram 865. Cidade da Mata Sul de Pernambuco, Primavera enviou 356. De Maceió, chegaram mais de 300. “Quem receber um desses corações, pode ter certeza: foi feito com carinho, com amor”, diz ela.
A OAF é uma organização não governamental, localizada no bairro dos Coelhos, que presta serviços à comunidade carente há 57 anos. E é uma das ongs mais antigas do Recife. Já a Ação do Coração é uma campanha de solidariedade que teve início há seis, em Santos (SP). A Ação do Coração foi idealizada pelo ator Eduardo Furkini, já falecido. E uma associação com o seu nome coordena a campanha a partir de São Paulo, onde em 2016 foram distribuídos mais de 100 mil corações.
“É uma alegria pegar um pedaço de pano e transformar em um símbolo, que é sempre lembrado como sinal de coisas boas. Quando a gente se envolve nesse trabalho, esquece até dos problemas. Só pensa em deixar as pessoas felizes”, comemora Dona Euza, moradora de Paulista, que confeccionou 560 corações. Toda a produção foi entregue à OAF onde, desde o mês de maio, todas as sextas-feiras, as voluntárias se encontravam para confeccionar as peças corações. No último final de semana, houve oficinas no Recife Antigo, para produção de corações. Com os encontros, muitas amizades são seladas e principalmente as pessoas idosas encontram um meio de se distrair. Fique atento aos locais da Ação do Coração.
Serviço:
AÇÃO DO CORAÇÃO – 02 de agosto (quarta-feira)
Horário: 06h30
Local: Praça do Derby (serão distribuídos corações na Praça e nos dois lados da Avenida Agamenon Magalhães, no trecho da frente da Praça do Derby)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / OAF