Viva! “Gelos baianos” começam a ser substituídos por canteiros em 109 locais do Recife

Tem excrecência maior do que os famigerados gelos baianos, para tornar mais brutal a paisagem de uma cidade? O pior é que viraram uma “epidemia” no Brasil. Principalmente no Nordeste. Aqui no Recife, eles proliferam em avenidas, ruas, cruzamentos, esquinas. E, muitas vezes, impedem até o trânsito de pedestres nas calçadas, conforme o #OxeRecife já reclamou em várias ocasiões, aqui nesse espaço. Parece, no entanto, que os nossos gestores acham que esta é a única solução para disciplinar o trânsito. Aliás, achavam. Pois agora muitos desses monstrengos estão sendo removidos das vias da cidade. Felizmente. Parabéns, portanto, aos responsáveis pela saudável iniciativa.

Percebi a diferença em minha caminhada matinal, pelo bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.  Ali, quase defronte do jardim histórico do bairro,  os blocos de concreto foram substituídos por canteiros, que possuem palmeiras, bromélias e outras planta decorativas. A intervenção é tão interessante que tem gente que até pensou ter sido implantada pela iniciativa privada. Não, não é. Indaguei à Prefeitura quantas ações do gênero já foram realizadas, e elas somam 33. Ou seja, em 33 áreas da cidade, os gelos baianos já “dançaram”. Já vi exemplos nos bairros do Espinheiro, Graças, Derby, Torre. O que é muito bom para a paisagem do Recife. E, em consequência, para a própria comunidade, que pode curtir uma cidade mais aprazível, não é não?

Cena rara na gestão passada: servidor da Emlurb rega canteiros em Casa Forte (que substituíram gelos baianos)

Fiquem sabendo. As intervenções fazem parte do Programa Recife Tá Aprumado, que tem o objetivo “de reforçar as ações de zeladoria da cidade”. Das 33 ações, três resultam de parceria com o contrato de Calçada Legal da URB (Autarquia de Urbanização do Recife). O Programa atua na transformação de espaços públicos, antes usados como pontos de acúmulo de lixo. Também age em espaços de convivência, e ainda realiza ações de manutenção, pintura, capinação e sinalização, “bem como a substituição dos gelos baianos por soluções definitivas”. Eureka…. Também já constatei funcionários da Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana) fazendo rega dos vegetais recém implantados, cena que nunca vi na gestão passada, quando as plantas de áreas públicas morriam de sede e inanição.

Aliás, cuidar do verde do Recife não foi realmente a marca do ex-Prefeito Geraldo Júlio (PSB), que até dava a impressão de não gostar da natureza. Durante toda a sua gestão, só vi caminhão pipa fazendo rega de espaços públicos uma vez. Foi no Cemitério de Santo Amaro, perto do Dia de Finados. O resto, é o que vocês viram: praças parecendo areais, parques esturricados, blocos de gelos baianos em todos os lugares. Não passei em todos os novos canteiros do Recife, onde os gelos baianos sumiram.

Canteiros surgem nos locais onde antes havia gelos baianos. Funcionário da Emlurb faz rega diária

Mas fiquem atentos à relação que me foi fornecida pela Prefeitura do Recife: Estrada dos Remédios, Av Militar, Amaro Bezerra (Derby Center), Av Desembargador Guerra, Barreto (Forum), Rua Martins De Barros, Rua Do Riachuelo, Rua Do Hospicio, Rua Do Paissandu, Av Gov Agamenon Magalhães, Av Gov Agamenon Magalhães, Av Gov Agamenon Magalhães, Rua Dr Miguel Vieira Ferreira, Rua Real Da Torre, Praça Do Derby, Rua Joaquim Nabuco, Rua Dos Coelhos, Praça Das Cinco Pontas, Rua Almirante Batista Leão, Av. Antônio De Goes, Av. 17 De Agosto, Ponte Paulo Guerra, Av Da Recuperação, 600 (Motel Senzala), Av. Agamenon Magalhães, Praça Do Derby, Av. Antônio De Goes, Viaduto Capitão Temudo, Túnel Chico Science, Ladeira Da Cohab, Ladeira Da Cohab, Rua Amaro Bezerra, Rua Jose Bonifácio, Av Estância, Av Norte.

Se vocês observarem que nada mudou nessas áreas acima, enviem as denúncias aqui para o próprio #OxeRecife, ou então para a Ouvidoria da Prefeitura. Pois de acordo com o órgão,  os serviços já estão concluídos naquelas localidades. De acordo coma Emlurb e a URB, até o final da gestão, os jardins deverão substituir gelos baianos em 109 locais. No momento, há dez obras programadas, nos seguintes recantos da cidade: Exemplos de locais: Rua José Bonifácio, Rua Manoel De Brito, Santos Leite E Republica Árabe Unida, Av. Desembargador José Neves, Av. Antônio De Goes, Av. Antônio De Goes, Rua Real Da Torre, Av. Domingos Ferreira, Rua Quarenta E Oito, Ponte Princesa Isabel, Rua Jose De Alencar, Avenida Professor Jose Do Anjos, Avenida Rosa E Silva. Vamos ficar de olho, gente? O Recife merece…..

Abaixo, você pode ver exemplos estaparfúdios de excesso de gelos baianos no Recife.

Leia também
Canteiro sem verde na Avenida Norte
O canteiro da discórdia na Avenida Norte
Obras: População quer ser ouvida
Um iceberg no meu caminho
Oxe, cadê as calçadas da Avenida Norte?
Obras: População quer ser ouvida
Gelos baianos no caminho do pedestre
O que vale mais, a vida ou o poste?
Calçada: gelo baiano ou pedestre?
Os gelos baianos e a Revolução de 1930
Gelos baianos invadem as calçadas
Mas o que é isso?
Que saudade da Rua Nova!
Requalificação na Avenida Recife inclui retirada de gelos baianos das calçadas?
As inviáveis calçadas da Avenida Norte
Perigo à vista na esquina da Futuro
Futuro das usurpações urbanas
A Conde da Boa Vista está mais verde?

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

2 comments

  1. Que boa notícia, Letícia!
    Sempre fui inimiga ferrenha desses famigerados” gelos baianos”, tão nocivos à estética das ruas e avenidas.
    Que mais canteiros sejam implantados pela cidade, proporcionando a alegria de caminhar entre flores, plantas e árvores que transformam a nossa vida de forma positiva com beleza,harmonia e, também, segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.