Verde novo para a Agamenon Magalhães

Uma das vias mais importantes do Recife e pela qual trafegam 89 mil veículos por dia, a Avenida Agamenon Magalhães está de cara nova. A Prefeitura  anunciou que concluiu as obras de requalificação do passeio público, situado no canteiro central da daquela artéria. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e se estendem por uma extensão de cinco quilômetros. Ou seja, o trecho compreendido entre o Shopping Tacaruna e o bairro de Santo Amaro ganhou calçadas, nova iluminação, recuperação de pontilhões e se promete o plantio de um novo gramado, já que o anterior morreu por falta de irrigação.

Para pessoas que têm mania  de andar – como é o meu caso – ou precisam transitar por ali, uma boa notícia: todo o passeio, dos dois lados da via, foi restaurado. Isso significa que estamos com calçadas compatíveis com uma cidade civilizada, diferentes das quais a gente está acostumada a se defrontar pelo Recife.  Também foram realizados consertos nas tampas de galerias da rede de drenagem pluvial e regularização dos meios-fios instalados ao longo do percurso, segundo informa a Emlurb. Nesta semana, as margens do canal da Agamenon Magalhães estão sendo capinadas e limpas e os meios-fios da via receberão uma nova pintura. No mês de abril, a Emlurb fará o plantio de um novo gramado no canteiro central da Avenida Agamenon Magalhães. “Além de trazer benefícios estéticos como embelezamento do espaço, a grama também traz conforto térmico, ajuda no controle da poluição do ar e reduz as erosões do solo nas margens do canal”, diz a Emlurb. Mas é aí  que mora o perigo. Porque grama, tinha. Morreu por falta de aguação.

Sem irrigação, o gramado dos canteiros centrais da Agamenon estão de fazer pena.
Sem irrigação, o gramado dos canteiros centrais da Agamenon estão de fazer pena, mas Prefeitura promete novo plantio.

Em gestões anteriores, diariamente um caminhão pipa regava os canteiros, mantendo o gramado verdinho. Tinha até caranguejo que saía do mangue ou do canal, para comer grama inglesa, segundo observação do biólogo Roberto Siqueira. Caso vá se plantar para deixar tudo seco como antes, vai ser jogado dinheiro no mato. A não ser que tenhamos um bom inverno. Mas… e quando o verão chegar? Porque as árvores até que sobrevivem à estação, ficam lindas, floridas, como os ipês. Mas o gramado não suporta bem o calor, e pode morrer por falta d´agua, como se observa em praças e parques do Recife.

A Avenida Agamenon Magalhães está recebendo melhorias na sua iluminação, que vem sendo totalmente substituída por luminárias em LED. Além de mais econômicas, as luminárias têm um tempo de vida útil maior que as atuais de vapor de sódio. “Enquanto as de vapor de sódio duram 28 mil horas, as de LED podem chegar a 50 mil”, diz a Emlurb. No ano passado a Prefeitura do Recife já havia realizado intervenções voltadas para a segurança e o conforto dos pedestres. Foi regularizado o declive que existia na área de acesso a algumas paradas de ônibus localizadas na avenida. As paradas ainda ganharam guarda-corpo e rampas de acessibilidade. Isso, no entanto, ocorreu depois de muitas reclamações, por conta de tombos, principalmente de pessoas idosas. Dez pontilhões ao longo da via também foram recuperados. Receberam pintura, reparos nas estruturas de concreto, conserto de guarda-corpo, passeio e rampas. Agora é apelar ao Estado, para que disponibilize segurança para aquela avenida, onde os assaltos ocorrem a qualquer hora do dia e em quase todas as esquinas.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos: Prefeitura / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.