A partir de amanhã, quinta-feira (18/03), todo o Estado entra em regime de lockdown. Estão sem permissão para funcionamento de bares e restaurantes, shopping centers, óticas, salas de teatro e cinema, comércio varejista (galerias, lojas do centro e de bairros), salões de beleza, escolas e universidades (particulares e privadas), competições e práticas esportivas em grupo (exceção para o futebol, porém sem público). Também está proibido o acesso a praias, parques e praças.
A medida vale para os 184 municípios pernambucanos. O Arquipélago de Fernando de Noronha, no entanto, não foi atingido pelo decreto do Governador Paulo Câmara (PSB), instituindo a quarentena no período que vai de 18 a 28 de março. Bares e restaurantes podem fornecer refeições no sistema delivery. Quanto aos shopping centers, estão permitidos o delivery e o drive-trhu. A quarentena visa conter a disseminação do coronavírus, pois a infecção está em alta no Estado, não só em número de novos casos como de mortes. Os leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19 estão operando no limite máximo, com índice de ocupação que chega perto de cem por cento. Ou seja, uma situação de estrangulamento.

Como a vacinação não acontece com a velocidade com que o vírus se propaga, o jeito é parar mesmo. Ficar em casa. Sair só para o essencial, ou para se imunizar. Pegar um bom livro, assistir lives ou ver qual a melhor programação na Tv, seja em canais abertos ou naqueles por assinatura. Hoje, a Secretaria Estadual de Saúde computou 2.245 novos casos da Covid-19, dos quais cinco por cento são da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Agora, o Estado tem número oficial de 323.176 pessoas que foram infectadas desde o início da pandemia. Também foram confirmados 29 óbitos devido à Covid-19, elevando-se para 11.510 as vidas perdidas para a pandemia em Pernambuco.
Como desembarque de 198.600 doses, na noite de terça-feira, Pernambuco soma até o momento 1.052.960 doses recebidas. Mas de acordo com o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, os imunizantes enviados até agora ao Estado ainda não foram suficientes para vacinar todo o público da faixa etária de 75 a 79 anos nem todos trabalhadores dos serviços de saúde. No Recife, no entanto, a população de 70 anos já começou a ser imunizada. O Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas, informo que o Ministério Público está vigilante em todo o estado, para coibir qualquer tipo de desrespeito ao decreto governamental. E lembra que quem promover festas e aglomerações vai responder criminalmente por associação criminosa e por desrespeito ao artigo 268 do Código Penal (“infringir determinações do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”). Lembrou que promotores, polícia, guardas municipais e outros órgãos – como o Procon – estarão atuando para evitar desrespeito à quarentena.
Leia também:
Pernambuco todo em lockdown
Conselho Estadual de Saúde em Pernambuco quer novo lockdown
Cientistas contestam Bolsonaro: Avanços da Medicina não podem ser ignorados
Cientistas: Vidas são mais importantes do que cargos políticos
Pernambuco, onde o lockdown é quarentena
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
Herói palhaço, lockdown, Recife vazio
Governador anuncia R$ 10 milhões para micro e pequenos empresários
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
Pernambuco tem lockdown em cinco cidades
Herói, palhaço e lockdown
Blitzes educativas e garis sem máscaras
Pernambuco, onde lockdown é “quarentena”
Parques e praças serão os locais mais procurados na pós-pandemia
Lojas fechadas, mas sem lockdown
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Aloísio Moreira (SEI) e Letícia Lins/ #OxeRecife
