Último dia de campanha para vacinar 209 mil crianças contra poliomelite

Compartilhe nas redes sociais…

Hoje é dia de vacinar as crianças contra a poliomielite, doença que deixou muitos meninos e meninas das gerações passadas com sequelas para o resto da vida. Descoberta na década de 1960 pelo cientista Albert Sabin, a vacina terminou por afastar um pesadelo que rondava a infância em todo o mundo até meados do século passado. Tanto que o último caso da também chamada paralisia infantil no Brasil foi em 1989. A Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomelite termina nessa sexta-feira (30/10). E, pasmem, mais de 209 mil crianças pernambucanas ainda precisam ser vacinadas. Mesmo com a doença erradicada, a vacinação é necessária, enquanto houver a ocorrência da doença em qualquer parte do mundo.

Até o momento, 340.129, representando 61,91%, foram imunizados, colocando o Estado na segunda posição do país no percentual do público vacinado (e acima da média nacional, de 42,7%).  Porém, como vocês percebem no parágrafo acima, muitos menores de 15 anos ainda precisam ser vacinados. “Apesar da boa colocação de Pernambuco no ranking nacional da campanha contra a poliomielite, não temos o que comemorar”, adverte o Secretário Estadual de Saúde, André Longo. “O percentual de vacinação ainda está abaixo da meta mínima de 95%. Isso demonstra que os pais e responsáveis ainda precisam se mobilizar para levar as crianças para fazer essa dose extra contra a pólio até esta sexta”.

De acordo com Longo,  a imunização é importante para corrigir qualquer falha vacinal e ampliar ainda mais a resposta imunológica do corpo contra a doença. A partir da próxima segunda, com o fim da campanha, os postos de saúde voltam à normalidade, aplicando apenas as doses preconizadas no calendário nacional de vacinação, que também deve estar sempre em dia. Junto com a Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomelite ocorre, também, a  Campanha de Multivacinação para Atualização de Caderneta de menores de 15 anos, com a oferta de todos os imunizantes para quem está com alguma dose em atraso.

Apesar do chamado da SES-PE, a meta de 95% não foi cumprida nem em 2019, quando 85  por cento do público alvo foi vacinado. Em 2020, talvez por conta da pandemia, a demanda pela vacina contra a poliomielite foi ainda menor do que no ano passado, pois até agora, só 66 das crianças esperadas foram imunizadas. “Temos dois países no mundo com casos de poliomielite. Enquanto houver alguma localidade com transmissão ativa da doença, é preciso manter nossas crianças imunizadas. Essa é a maneira mais segura e efetiva de evitar a paralisia infantil”, afirma o Secretário.

Um lembrete: Para atualização da caderneta de vacinação das crianças abaixo de 7 anos, as unidades de saúde estão disponibilizando os seguintes imunizantes: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY e HPV. Nessa campanha, são feitas apenas as doses em atraso.  Além das campanhas voltadas para crianças e adolescentes, também termina na sexta (30/10) a mobilização contra o sarampo voltada para adultos entre 20 e 49 anos. As pessoas nessa faixa etária devem tomar uma dose da tríplice viral, que protege ainda contra rubéola e caxumba, independente da situação vacinal.

Leia também:
Vacinação em ano de pandemia: Campanha tenta recuperar ano perdido
Pandemia: Vacina antirrábica de casa em casa
Paço do Frevo: “Vacina contra a angústia”
Faltam vacinas antirrábicas no estado
Vacinação sem campanha educativa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Hugo Dourado / SES – PE

Continue lendo

Artigo: “Férias sim, mas com circulação em dia”, por Haila Almeida*

Artigo: “Saúde como Direito”, por Marcelo Henrique Silva*

Artigo: Prescrição farmacêutica: um risco silencioso na saúde e um desafio para a perícia médica, por Caroline Datix*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.