O lugar já é bonito por natureza e emblemático. Mas talvez não tivesse sua importância reconhecida se não fosse a luta e o esforço de Niede Guidon (1933-2025), a pesquisadora que revolucionou a história com descobertas arqueológicas na Serra da Capivara, localizada no município de São Raimundo Nonato, no Piauí. Entre os dias 17 e 27 desse mês de julho, a região será palco da “Ópera da Serra da Capivara”, impactante espetáculo, que combina música, teatro, circo, dança, artes visuais e a própria natureza naquela imponente Unidade de Conservação Federal.
Em 2025, a Ópera tem com o tema “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, além de lembrar da memória de Niede Guidon. Ocupando uma das mais icônicas unidades de conservação brasileira e de proteção integral do meio ambiente e com a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, a Ópera integra um festival que conta com uma programação ampla e plural, experiência artística que valoriza a cultura local, a natureza e grandes talentos artísticos nacionais.

Em 2025, diferente dos outros anos, em que o ato teatral ocorria no anfiteatro da Pedra Furada, “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara” será apresentado no “Anfiteatro Ancestral”, em frente à cortina de pedra. A mudança tornou-se necessária devido ao crescimento do festival, oferecendo uma experiência ainda mais rica para o público, sem comprometer a integridade dos sítios arqueológicos e o meio ambiente. O Festival contará com shows de de Céu, Juliana Linhares, Mãeana, Raissa Fayet, Grupo Boi de Piranha, entre outros.
“O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, é uma reimaginação do clássico “O Fantasma da Ópera”, romance gótico de ficção de Gaston Leroux e publicado pela primeira vez em 1910, que ganhou adaptações nos cinemas e nos palcos pelo mundo (incluindo a Broadway). No caso do sertão piauiense, a montagem é ambientada nas majestosas cavernas e boqueirões da Serra da Capivara. Com concepção do diretor de arte Felipe Guerra, o clássico celebra a beleza e a história da região, incorporando elementos das tradições locais e da natureza, com dança, música tradicional e acrobacias, em uma experiência teatro que conecta o passado e o presente.

“Além de oferecer uma experiência ainda mais rica para o público, sem comprometer a integridade dos sítios arqueológicos, a mudança de local ainda representa uma oportunidade de revitalizar a experiência cultural oferecida pelo festival, ampliando as possibilidades de produção e criando um ambiente que continua a celebrar a conexão entre a arte, a história e a natureza, que é a marca registrada da Ópera da Serra da Capivara”, explica Sádia Castro, Diretora Geral e Idealizadora do festival.
Além da programação da Ópera da Serra da Capivara, o festival também promove o “Ópera na Cidade”, na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, que leva diversas atrações artísticas regionais, oficinas, feirinha de artesanato e gastronomia local, de forma gratuita e aberta ao público. Para este ano, estão confirmadas as oficinas “Empreendedorismo para Mulheres da Caatinga”, “Comunicação Antirracista para os(as) guias turísticos” e “Oficina de Teatro Para Crianças”.
A programação completa será divulgada em breve por meio do site oficial: www.operadaserradacapivara.com.br e as redes sociais oficiais: Instagram | @operadaserradacapivara . Os ingressos para a sexta edição já estão disponíveis pelo site oficial www.operadaserradacapivara.com.br com valores a partir de R$215 (meia-entrada solidária mediante entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento) + taxa adm. A “Ópera da Serra da Capivara” tem patrocínio da Secult – Secretaria da Cultura do Piauí, Sietur – Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo, e Governo do Piauí. Mais informações pelo site oficial: www.operadaserradacapivara.com.br e as redes sociais oficiais: Instagram | @operadaserradacapivara .
Leia também
Férias: Ópera “Carmem do Sertão” mobiliza a Caatinga no Parque Nacional da Serra da Capivara
O Parque Nacional do Catimbau pelas lentes de Hans Von Manteuffel
No Vale do Catimbau, a exuberância das flores na vegetação da Caatinga
No Vale do Catimbau, pessoas arriscam a vida em busca de selfie e likes
Paisagens deslumbrantes no Vale do Catimbau
Depois da novela “Mar do Sertão”, todo mundo quer conhecer o Parque Nacional do Catimbau
Vale do Catimbau: milênios de história e surpresas na caatinga
No Vale do Catimbau, longe do carnaval
Serviço:
Sexta edição da Ópera da Serra das Capivaras
“O Fantasma da Ópera da Serra das Capivaras”
Data: 17 a 27 de julho
Ingressos: Valores a partir de R$215 + taxa adm (meia-entrada solidária mediante entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento) pelo www.operadaserradacapivara.com.br
Patrocínio: Secult – Secretaria da Cultura do Piauí , Sietur – Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo e Governo do Piauí.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rayane Lobão / Ópera Serra da Capivara

Pena ser tão longe…
Porque deve ser um belíssimo espetáculo, num cenário deslumbrante!