Toras de baraúna apreendidas no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Quanta maldade, com nossas árvores. E dessa vez, por parte de alguma alma sebosa, que não gosta da natureza. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife (Sdsma)  informa que acaba de apreender 117 toras de madeira no bairro de São José, área central da capital pernambucana. Pior: a maior parte de baraúna, árvore que integra a Lista Oficial de Flora Ameaçada de Extinção no Brasil.

A espécie tem ocorrência maior em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí, mas por conta de crimes ambientais como o registrado no Recife, é cada dia menor a sua população. Guardas ambientais confiscaram a madeira. De acordo com a Sdsma, as árvores têm 80 anos. Algumas toras, no entanto, pertencem a espécies desconhecidas e foram enviadas para identificação na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O bom nisso é que a população está atenta: a informação sobre a mercadoria ilegal chegou à Sdsma por denúncia anônima. Palmas para o verde acusador.

“O suposto responsável pela madeira, ao ser questionado sobre a documentação que comprovasse a legalidade do produto, admitiu que não tinha as licenças e foi autuado e multado por erradicar árvores e comercializar a madeira de forma ilegal. A prática é proibida pelo decreto 30324/2017 da Prefeitura do Recife, que regulamenta a Lei 18.211, estabelecendo infrações e sanções administrativas relativas a atividades lesivas ao meio ambiente”, informa a Secretaria. A multa para o infrator pode variar entre R$ 200 a R$ 500. Se você vir uma  outra bagaceira dessa no Recife, denuncie pelo telefone 0800 804 4444.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (no Pará)
Árvores viram carvão no Sertão
Mais árvores virando carvão
Parem de derrubar árvores (no Sertão)
Salvem os ipês, por favor
Desmatamentos ilegais em Aldeia
Madeira ilegal fica mais difícil
Operação apreende madeira ilegal
“Olha pro céu meu amor”. Mas muito cuidado com a lenha da fogueira

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Sdsma/ PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.