Teatro do Parque abre para o público e oferece visitas guiadas

Demorou, mas aconteceu. Depois de anunciada a sua reinauguração – após uma década fechado – o Teatro do Parque, finalmente, abre na sexta-feira (11/12). Mas só para convidados. O público, no entanto, será brindado no sábado (12/12) com exibição de filme histórico.  A Prefeitura informa que todos os protocolos sanitários serão seguidos no retorno do equipamento às atividades culturais. E, a exemplo do que já ocorre com o Teatro Santa Isabel, o Parque também estará de portas abertas para visitas guiadas.

Inicialmente previsto para a festa de abertura ao público, o concerto da Banda Sinfônica do Recife terminou sendo suspenso, por conta do decreto estadual que proibiu a realização de shows, com ou sem cobrança de ingressos, independente do tamanho do público. Também para evitar aglomerações, foi suspensa a pré-estreia do premiado longa King Kong em Assunción,  de Camilo Cavalcanti, cineasta  conceituado e diretor de outros longas, inclusive o belo, poético e inesquecível A História da Eternidade. A pré-estreia foi suspensa para “evitar aglomeração”. Pois, com certeza, a fila ia ser grande, fazendo caracol na calçada do Parque.

Na sexta-feira (11), a programação começa com a apresentação do espetáculo teatral Vozes do Recife, da Companhia Fiandeiros de Teatro, só para convidados (foto ao lado). No sábado (12), a partir das 16h, haverá a exibição do filme O Canto do Mar, de 1952, do diretor Alberto Cavalcanti. A película,  faz parte do acervo da cinemateca do Teatro do Parque, batizada justamente em homenagem ao diretor. É um dos clássicos do cinema pernambucano, tendo sido filmada no Recife, com uma equipe que incluía futuros nomes consagrados na cultura nacional, como César Guerra-Peixe (música) e Hermilo Borba Filho (roteiro).

A cópia que será exibida ao público, resgatando a rica história do audiovisual pernambucano foi digitalizada e editada pela própria equipe do teatro, que ainda conta com profissionais que atuavam na casa antes de seu fechamento para obras. Uma hora antes da sessão, a partir das 15h do sábado, serão distribuídos 50 convites para o público, na bilheteria do teatro. Agora uma novidade boa: Parque. A partir da próxima segunda-feira (14) até o final de dezembro, o Parque está de portas abertas para todos os recifenses, com expedientes de visitação de segunda a quarta, das 9h às 12h, para quem quiser entrar e conhecer as novas instalações da casa. Os grupos não poderão exceder 10 pessoas, com intervalo mínimo de 30 minutos entre um grupo e outro. O uso da máscara será obrigatório.

Leia  também:
Teatro do Parque revive esplendor do passado
Teatro do Parque tem obras concluídas
Teatros ganham reformas durante a pandemia
Teatro jardim, o Parque terá área verde como extensão do palco
Teatro do Parque: Agora vai. Será?
Teatro do Parque será entregue em 2020
Que tal lutar pelo Teatro do Parque e também pelo Hotel do Parque?
Obras recomeçam no Teatro do Parque
O Hotel do Parque Sem Memória
Hotel do Parque em livro sobre Root
Virada Cultural pelo Teatro do Parque
Teatro do Parque tem Virada Cultural

Serviço:
O quê: Programação de abertura do Teatro do ParqueSexta-feira (11)
Quando: sexta (11/12), apresentação  do espetáculo Vozes do Recife, da Companhia Fiandeiros de Teatro, só para 100 convidados, a partir das 18h
Sábado (12/12), haverá  exibição do filme o Canto do Mar (1952), de Alberto Cavalcanti, às 16h. Ingressos serão distribuídos a partir das 15h
Por conta da pandemia, o público não poderá exceder a 50 pessoas
Visitação:  Segunda a quarta-feira, das 9h às 12h, para quem quiser conhecer o novo antigo Teatro do Parque.  Os grupos de visita serão de apenas dez pessoas, com intervalo de 300 minutos entre um grupo  e outro.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros  e Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.