Teatro de Retalhos traz assombrações do Sertão para Festival de Teatro Infantil no Recife

Falou em alma do outro mundo, em fantasmas, assombrações e vem logo o interesse de crianças  e adultos. No Recife, roteiros turísticos sobre o tema fazem o maior sucessos.  O mesmo pode se dizer da literatura e também das artes cênicas. Agora, chega do Sertão um espetáculo que promete provocar arrepios e calafrios. Mas também boas risadas. É o Malassombros – Contos do Além Sertão,  encenado pelo atuante Teatro de Retalhos, que se apresenta neste sábado (15) e domingo (16) no Teatro do Parque. O Teatro de Retalhos é um atuante coletivo de artes cênicas, que funciona no município de Arcoverde, localizado a 259 quilômetros do Recife.

Malassombros é recomendado para crianças a partir de 8 anos.  Os ingressos antecipados estão à venda no Sympla, com valores variados, entre R$ 20 e R$ 60. O link de compra pode ser acessado pelo site do Festival https://www.teatroparacrianca.com.br, que oferece ainda todas as informações sobre os espetáculos, como sinopses, horários e a programação completa, que segue até 30 de julho.   Como acontece em todas as edições, as peças que compõem a grade do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco recebem em suas plateias as crianças e adolescentes atendidos por entidades assistenciais que atuam na Região Metropolitana do Recife.

Também compõem a agenda do final de semana do Festival:  o clássico Pinóquio, da Roberto Costa Produções, de Paulista, no Teatro de Santa Isabel. E ainda,  Seu Sol, Dona Lua – Uma história de amor, Circus Produções, do Recife, que apresenta no Teatro Barreto Júnior. E também Um menino num rio chamado tempo (Núcleo de Pesquisa em Teatro para Infância – NUPETI, também do Recife, no palco do Teatro Luiz Mendonça). Todas de classificação livre, e dentro do tema do Festival, Brincadeira para Todo Mundo.

O 19º FTCPE promove 10 sessões com acessibilidade assistiva para pessoas surdas (interpretação em Libras), além disso todos os teatros e locais onde serão realizadas as apresentações possuem acessibilidade física de acordo com o padrão estabelecido pela ABNT NBR 9050. Neste final de semana, as sessões com acessibilidade para surdos (intérprete de Libras) serão Malassombros sábado (15) e domingo (16), e Um Menino num Rio chamado Tempo, no domingo (16).  O Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco é uma realização da Métron Produções, de Edivane Bactista e Ruy Aguiar, com a parceria dos grupos teatrais e artistas de Pernambuco, e conta com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, CAIXA e Governo Federal. Apoio cultural Biscoito Treloso e Virtual Filmes.

Este ano, o 19º FTCPE homenageia a bonequeira Fátima Caio (in memoriam), que atuou por 35 anos no Mão Molenga Teatro de Bonecos, sendo uma das fundadoras do grupo, em 1987, ao lado do seu irmão, o ator e bonequeiro Fábio Caio e dos multiartistas Carla Denise e Marcondes Lima, onde deu corpo e alma para inúmeras figuras em espetáculos como Babau, O Fio Mágico e a série audiovisual com 30 episódios, 500 Anos do Brasil.

Leia  também
Fenelivro tem Teatro de Retalhos
Teatro de Retalhos leva festival a feiras, escolas, vilarejos rurais e praças
Arcoverde provou que é multicultural
Musical Pinóquio é encenado no Teatro do Parque
Pinóquio, Fada Azul e Gepeto fazem a festa da criançada
Lua de sangue chega a Olinda
Cobogó das Artes solta os vampiros de Lua de Sangue no Teatro Apolo
Apipucos: Feira na Foz tem espetáculo de assombração
Moreno, uma história de assombração
Boneca malamanhada assusta em Casa Forte
Assombração no Mês das Crianças
Boa Viagem tem Recife assombradinho
A lenda do muso sem cabeça
Recife dos fantasmas tem Guia de Assombrações para crianças corajosas
Zoo Noturno Mal Assombrado, ui, ui
Assombração em Dois Irmãos. Vamos?
Assombrações no Zoo: de “Cumadre” Fulozinha à Motosserra Insana. Uiuiuii
Fantasma no Forte das Cinco Pontas
Sessão Recife Nostalgia: o Parque Amorim e a lenda do Papa-Figo
Baobá, assombração, rio e La Ursa Tours
Mais assombração no Olha! Recife
Assombração mobiliza Academia
Cultura Geek chega à Academia
Casa Forte: Cultura Geek e Assombrações
Cidade assombrada no Olha! Recife
Família Adams desembarca no Recife
Lua de Sangue chega a Olinda
Mistérios do além com Branca Dias
Fantasmas de “Minha vida sem mim”
Fantasmas e Caminhadas Domingueiras
Holandês, fantasma e revitalização
Cobogó das Artes solta os vampiros em “Lua de Sangue”
Família Addams desembarca no Recife
Olha! Recife e Mamam : Lendas urbanas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Anderson Lima (Teatro de Retalhos)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.