Que bom que atitudes em defesa do meio ambiente vêm mobilizando empresas de Norte a Sul do País. Enquanto no Recife, está rolando a campanha Praia Limpa, em Boa Viagem – patrocinada pela TV Globo – em São Paulo, outra empresa, a HomeRefill , tenta reduzir o impacto da presença do lixo em parte do Litoral daquele Estado, o que é uma boa.
Afinal, mais de 95 por cento do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por plásticos (garrafas, copos, sacolas, embalagens de sorvete, canudos assassinos), materiais que levam décadas para se degradar, e colocam em risco a fauna de rios e mares. A startup criou o Verão HomeRefill, com objetivo de recolher o lixo (orgânico e reciclável) das praias do Litoral Norte de São Paulo.
Também foram entregues camisetas temáticas e ecobags. Ao mesmo tempo, está rolando uma pesquisa, para avaliar melhor a preocupação das pessoas com a preservação da natureza, induzindo-as ao consumo consciente, “ajudando o meio ambiente”, informa a empresa. O trabalho de recolhimento e separação do lixo foi encerrado no dia 10 de janeiro
Mas até o momento o balanço, já solicitado pelo #OxeRecife, ainda não foi divulgado. É salutar que as empresas tomem esse tipo de iniciativa. Em Pernambuco, uma festa de réveillon que durou cinco dias, deu início na virada do ano a uma série de iniciativas sustentáveis, na Praia dos Carneiros, uma das mais bonitas do Estado. O campanha deve se estender por uma década, com o objetivo de preservar um dos últimos paraísos do litoral pernambucano.
Leia também:
Startup resgata 2000 gatos de rua
Feliz 2019 com consciência ambiental
Cadê a saúde pública? E as placas educativas?
Praia limpa e impunidade na areia
Plásticos viram vilões de tartarugas
Ecoponto: “tudo junto e misturado”
Buscada de São Gonçalo do Amarante e cuidado com a natureza
Texto: Letícia Lins #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ HomRefill e Fernando Batista (cortesia)