Depois de ficar o final de semana entregue às moscas – com todas as barracas fechadas – o Sítio Trindade volta a ter clima de festa, na noite dessa terça-feira. É que às 20h tem início a segunda etapa do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas do Recife.
Cinco grupos se apresentam, com encerramento previsto para 23h30. As quadrilhas que estarão no palhoção montado naquele local histórico, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, são as seguintes, com os respectivos temas: Junina Mastruz com Leite (Romance que ninguém leu, homenagem a Reginaldo Rossi), Junina Fogueir’art (Era uma vez, mas eu me lembro se fosse agora, sobre o cangaço). A Quadrilha Junina Quentão também faz incursão no mundo de Waldik Soriano (Brega, o rei dos ritmo).
Já Junina Mandacaru, montou seu enredo com base em uma das duas mais famosas peças do escritor pernambucano Luiz Marinho (Incelença), enquanto e Bacamarte preferiu invocar o universo musical e temático de Luiz Gonzaga (Sertão de Lua) . Sinceramente, acho que a Junina Fogueir’ Art, a Mandacaru e a Bacamarte estão mais perto do universo nordestino.No final do mês se saberá quem serão as cinco primeiras colocadas, que receberão prêmios de R$ 5 mil a R$ 13 mil. Agora, como ocorre com as escolas de samba, as quadrilhas contam com enredo, coreógrafos e até barracões para confecção das fantasias, muitas vezes tão luxuosas e cheias de brilho que, nem de longe, lembram as indumentárias clássicas do São João, que no passado apenas imitavam a vida no roçado.
Leia também:
Dia dos namorados com batalha de quadrilhas
Desolação no Arraial do Sítio Trindade
O BRT da Festa de São João
Linda, Procissão das Bandeiras é sábado
Procissão linda e pouco público
Quadrilhas ganham palcos no Recife
Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Wesley D´Almeida/ Divulgação/ PCR
