Sertão tem Festival “Viva Reis” com homenagem à Mestra Jacinta

Compartilhe nas redes sociais…

O Sertão de Pernambuco é cheio de surpresas. Que nos brindam até no carnaval, com manifestações desconhecidas na capital, como Caretas (Triunfo), Tabaqueiros (Afogados de Ingazeira), Caiporas (Pesqueira), bonecos gigantes Zé Pereira e Vitalina (de Belém do São Francisco). Embora pouco presente nas ruas do Recife, o reisado ainda é muito forte no interior do estado. Há municípios inclusive onde eles se apresentam o ano inteiro e não só no ciclo natalino, ao contrário do que ocorre na Capital, onde eles só aparecem no final do ano. Quem prefere conhecer melhor esse folguedo, pode participar do Festival Viva Reis, que acontece a partir dessa quinta-feira (12/12), em Santa da Boa Vista, que fica na região do São Francisco, a 653 quilômetros do Recife. A programação é gratuita.

A edição deste comemora o centenário de Maria Jacinta, uma das maiores referências do reisado em Pernambuco e Patrimônio Vivo do Estado desde 2021, e que há 60 anos dedica sua vida à folia de reis, manifestação com a qual convive desde criança.  A mestra, vanguardista da cultura popular de reis, nasceu em 1924, no Quilombo do Inhanhum, e desde a infância esteve imersa na cultura do reisado, uma prática que une fé, música e dança. Seu primeiro contato com a folia veio através dos avós, que celebravam o reisado “Reis de Palma no Inhanhum“.  Inspirada nas vivências dos tempos de criança  e adolescência, em 1961  fundou o “Reisado de Dona Jacinta” ao lado do marido e dos filhos. Desde então, o grupo se tornou um dos principais símbolos dessa tradição, envolvendo quatro gerações de brincantes, incluindo sua tataraneta Ana Cecília.

Mestra Jacinta é Patrimônio Vivo de Pernambuco e uma das mais importantes mestras do Reisado

As apresentações do “Reisado de Dona Jacinta” – Patrimônio Vivo do Estado, são conhecidas por seu encanto visual e sonoro. Os figurinos coloridos, confeccionados manualmente, somam-se à harmônica melodia de pandeiros, sanfonas, triângulos e zabumbas, que embalam as danças de personagens como a borboleta, o boi e a burrinha. O grupo mantém vivas as cantigas e os rituais, primeiro saudando o nascimento de Jesus, depois solicitando licença ao dono da casa onde se apresentar. E, por fim, envolvendo o público em um espetáculo de fé e alegria.

Além do Reisado de Maria Jacinta, o festival contará com a participação de outros grupos com cortejos, apresentação cultural e exposição.  No festival, estão representados grupos apenas do Sertão, onde a manifestação ainda é muito viva. Os grupos são de Lagoa Grande  (Reis do Lambedor); Orocó (Reisado da Mata de São José, Reis do Mestre Pretinho); Samba de Véio da Ilha do Massangano  (Patrimônio Vivo de Pernambuco, de Petrolina). Os demais são de Santa Maria da Boa Vista: Reisado do Saruê – Herança Viva de Amarina – Patrimônio Vivo de Pernambuco;  Reisado do Lambedor;  Reisado Mirim do Inhanhum;  Reisado da Irmandade; Reisado do Curral Novo (Mestra Leonor); Reisado do Areal (Mestra Socorro).  Ao todo, são dez atrações. O Festival Viva Reis 2024, é coordenado pelo Movimento Viva Reis, iniciado em 2014, e que conta com incentivo cultural do Governo do Estado de Pernambuco através da Fundarpe / Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista.

Nos links abaixo, mais informações sobre reisado

Leia também
É sempre tempo de reisado no Sertão
São João tem reisado  em Arcoverde
Festejos natalinos ganham as ruas: cantatas, reisado, pastoril e boi marinho
Fim do ciclo natalino: Vão-se os pastoris, os reisados, os bois e chegam as orquestas e pastoras do frevo de bloco
Reisado vira  patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco
Chamado para pastoris, reisados, bois de natal, cavalos marinhos
Reisado: Fogo e fé na folia de reis
Ciclo natalino: pastoris e reisados invadem a cidade

Serviço
O quê: Festival Viva Reis
Quando: Quinta-feira, 12 de dezembro, a partir das 18h
Onde: Santa Maria da Boa Vista – PE
Quanto: gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.