Uma vez, ao receber uma pessoa na minha casa, ela indagou, ao contemplar minha biblioteca. “Você já leu esses livros todos?”. Aí eu respondi: “Eu devo a eles tudo que eu sou, e há alguns que já li e reli muitas vezes”. De outra, um amigo me perguntou como enfrentei o isolamento social na pandemia. Ainda tenho um filho que mora comigo, mas respondi ao colega que tenho um grande companheiro para enfrentar os momentos de solidão: o livro. Isso é só para lembrar que estamos na Semana do Livro e que a Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) promove, de 23 a 27 de outubro, a ação “A biblioteca para além dos livros: transforma vidas, muda destinos”. Tem tema mais oportuno, nesses tempos de imediatismo e da “cultura” do Google? Não, por mais que haja informações e livros virtuais, permaneço amando os livros de papel, o folhear, o adormecer após uma boa leitura na rede. Até porque é bom descansar da luminosidade da tela do computador, já que a luz não é nada recomendável porque bloqueia a ação da melatonina, aquele hormônio que nos ajuda a dormir. Então, à noite, nada melhor do que um livrinho de papel para relaxar a mente e o corpo.

A abertura do evento acontece às 14h desse dia 23, e contará com a presença da secretária de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Ivaneide Dantas, e da gerente da BPE, Renata Lapenda. Na ocasião, haverá a exibição do vídeo “A BPE e eu: Construindo Histórias“. E também a palestra “Bibliotecas: Espaços de transformação”, ministrada pelo professor Lourival Pereira Pinto, coordenador do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seguida, o grupo musical Allegretto, do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), fará uma apresentação. No mesmo dia, o equipamento inicia uma exposição bibliográfica no hall de entrada, com obras literárias consideradas patrimônios culturais do Estado. O espaço também será dedicado à realização da II Mostra de Ações de Incentivo à Leitura, onde bibliotecas públicas municipais, comunitárias e escolares vão expor, até o dia 27 do mesmo mês, alguns de seus projetos e ações de destaque. Os responsáveis por crianças e jovens que desejam participar das atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca devem realizar uma inscrição prévia por meio do telefone (81) 3181.2647.
Serviço
Evento: Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – Biblioteca Pública de Pernambuco
Ação “A biblioteca para além dos livros: transforma vidas, muda destinos”
Quando: De 23 a 27 de outubro
Onde: Biblioteca Pública de Pernambuco (Rua João Lira s/n – em frente ao Parque Treze de Maio)
Número de contato para inscrições e dúvidas: (81) 3181.2647
PROGRAMAÇÃO
Dia 23
14h – Abertura e início da exposição bibliográfica (Hall da BPE)
16h – Grupo musical Allegretto (Auditório da BPE)
Dia 24
9h- Oficina de Livro Artesanal (Setor infantojuvenil da BPE)
14h – Contação de histórias infantis (Setor infantojuvenil da BPE)
14h – Leituras e debate do projeto “Caixa Estante” (MAIS Consultoria Social, situada no bairro da Várzea, Zona Oeste da Capital)
Dia 25
14h – “Roda de Conversa Inclusiva: Computador Braille, um agente de transformação na vida das pessoas cegas e com baixa visão” (Sala de leitura da BPE)
Dia 26
15h – Sarau poético e apresentação do Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e do grupo experimental de Cordas Dedilhadas da Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical (hall da BPE)
Dia 27
14h – III Encontro Nacional de Escritores de Pernambuco (Auditório da BPE)
15h – Oficina de arteterapia com colagem (Setor infantil da BPE)
16h – Apresentação da Orquestra e Coral Levino Ferreira, do maestro Lúcio Sócrates (Auditório da BPE)
Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Divulgação /Biblioteca Pública de Pernambuco
