Semana do Livro tem programação para todas as idades na Biblioteca Pública de Pernambuco

 Semana do Livro tem programação para todas as idades na Biblioteca Pública de Pernambuco

Compartilhe nas redes sociais…

Uma vez, ao receber uma pessoa na minha casa, ela indagou, ao contemplar minha biblioteca. “Você já leu esses livros todos?”. Aí eu respondi: “Eu devo a eles tudo que eu sou, e há alguns que já li e reli muitas vezes”. De outra, um amigo me perguntou como enfrentei o isolamento social na pandemia. Ainda tenho um filho que mora comigo, mas respondi ao colega que tenho um grande companheiro para enfrentar os momentos de solidão: o livro. Isso é só para lembrar que estamos na Semana do Livro e que a Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) promove, de 23 a 27 de outubro, a ação “A biblioteca para além dos livros: transforma vidas, muda destinos”. Tem tema mais oportuno, nesses tempos de imediatismo e da “cultura” do Google? Não, por mais que haja informações e livros virtuais, permaneço amando os livros de papel, o folhear, o adormecer após uma boa leitura na rede. Até porque é bom descansar da  luminosidade da tela do computador, já que a luz não é nada recomendável porque bloqueia a ação da melatonina, aquele hormônio que nos ajuda a dormir. Então, à noite, nada melhor do que um livrinho de papel para relaxar a mente e o corpo.

Localizada defronte do Parque Treze de Maio, Biblioteca Pública tem programação para todas as idades

A abertura do evento acontece às 14h desse dia 23, e contará com a presença da secretária de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Ivaneide Dantas, e da gerente da BPE, Renata Lapenda. Na ocasião, haverá a exibição do vídeo “A BPE e eu: Construindo Histórias“. E também a palestra “Bibliotecas: Espaços de transformação”, ministrada pelo professor Lourival Pereira Pinto, coordenador do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seguida, o grupo musical Allegretto, do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), fará uma apresentação. No mesmo dia, o equipamento inicia uma exposição bibliográfica no hall de entrada, com obras literárias consideradas patrimônios culturais do Estado. O espaço também será dedicado à realização da II Mostra de Ações de Incentivo à Leitura, onde bibliotecas públicas municipais, comunitárias e escolares vão expor, até o dia 27 do mesmo mês, alguns de seus projetos e ações de destaque.  Os responsáveis por crianças e jovens que desejam participar das atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca devem realizar uma inscrição prévia por meio do telefone (81) 3181.2647.

Serviço
Evento: Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – Biblioteca Pública de Pernambuco

Ação “A biblioteca para além dos livros: transforma vidas, muda destinos”
Quando: De 23 a 27 de outubro
Onde: Biblioteca Pública de Pernambuco (Rua João Lira s/n – em frente ao Parque Treze de Maio)
Número de contato para inscrições e dúvidas: (81) 3181.2647

PROGRAMAÇÃO
Dia 23
14h – Abertura e início da exposição bibliográfica (Hall da BPE)
16h – Grupo musical Allegretto (Auditório da BPE)
Dia 24
9h- Oficina de Livro Artesanal (Setor infantojuvenil da BPE)
14h – Contação de histórias infantis (Setor infantojuvenil da BPE)
14h – Leituras e debate do projeto “Caixa Estante” (MAIS Consultoria Social, situada no bairro da Várzea, Zona Oeste da Capital)
Dia 25
14h – “Roda de Conversa Inclusiva: Computador Braille, um agente de transformação na vida das pessoas cegas e com baixa visão” (Sala de leitura da BPE)
Dia 26
15h – Sarau poético e apresentação do Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e do grupo experimental de Cordas Dedilhadas da Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical (hall da BPE)
Dia 27
14h – III Encontro Nacional de Escritores de Pernambuco (Auditório da BPE)
15h – Oficina de arteterapia com colagem (Setor infantil da BPE)
16h – Apresentação da Orquestra e Coral Levino Ferreira, do maestro Lúcio Sócrates (Auditório da BPE)

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Divulgação /Biblioteca Pública de Pernambuco

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.