Semana do Brincar com muita diversão

Compartilhe nas redes sociais…

A meninada mal saiu da bela festa do Dia da Criança – quando contou com sete polos de diversão gratuita – e já tem de novo com o que se divertir, por iniciativa oficial. É que do dia 18 a 22 de outubro, a Prefeitura promove no Recife a 6ª edição da Semana do Brincar, que tem como tema “O Brincar: Inclusão e Construção que Acolhem as diferenças”.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD) do Recife, com apoio de diversos outros órgãos do município. Na programação constam apresentações de artistas nos Parques da Macaxeira e de Santana, ambos na Zona Norte. E ainda brincadeiras para o público infantil e oficinas para crianças e adolescentes. A Semana do Brincar do Recife tem por objetivos: a valorização do brincar na vida das crianças;  o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância;  e ainda o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade. É importante que essa memória, quase sumida com a verticalização da cidade, seja preservada: as cantigas de roda, as brincadeiras de rua, as amarelinhas… não é?

Depois da bonita festa do Dia da Criança, o Recife entra mais uma vez no clima da meninada com a Semana do Brincar

Nessa segunda-feira (18), das 14h às 16h, haverá atividade com Thânya Tulmuto e a Turma da Xuxa, no Parque da Macaxeira, no bairro da Macaxeira . Os ingredientes da festa: música, dança e brincadeiras para o público infantil. Já no dia 21, no Parque Santana, em Casa Forte, as atrações são dois grupos excelentes, já muito conhecidos entre a criançada: Fada Magrinha e Tio Bruninho, que também se apresentam das 14h às 16h.

As palestras, jogos, oficinas de brinquedos e brincadeiras também acontecerão ao longo da semana em diversos pontos da cidade como o Compaz Ariano Suassuna, Compaz Miguel Arraes, Compaz Dom Helder, escolas municipais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados em diferentes bairros do Recife. As ações  que serão desenvolvidas contam com apoio de vários setores da gestão municipal: Secretarias de Saúde (através do Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes (CERCCA) e Programa Mãe Coruja Recife); Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (através das Secretarias Executivas de Assistência Social e Direitos Humanos); Secretaria de Educação, em especial, com a Secretaria Executiva da Primeira Infância; e, em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã (através dos Compaz).

Leia também
Muita festa no Dia da Criança
Mamulengo Risadinha é o primeiro grupo infantil de teatro de bonecos
Cultura popular: Galpão das Artes e Museu do Mamulengo firmam parceria
Dia da Criança com visita virtual ao Parque de Dois Irmãos
Dia da Criança: Cais do Sertão de Graça
Diversão  garantida no Dia da Criança
O menor museu do mundo
A menina que salvava livros
Cultura e caos suburbano agitamo Alto José do Pinho
A arte que vem do Alto José do Pinho
Mão Molenga no Ricardo Brennand
Sessão Recife Nostalgia: brincadeiras de rua que estão desaparecendo
Dia da Criança tem Revista Sem Terrinha dedicada a Paulo Freire

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Dondinho e Rodolfo Loepert / Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.