Secretário não sabe nome de aplicativo contra ladrão

Tenho o maior respeito pela coleguinha Bianca Carvalho, aí ao meu lado, na foto. Ao meu ver, é a melhor repórter ao vivo do Brasil. Ela é segura sem deixar de ser serena, não dá vexame, tem senso de oportunidade e do improviso, ambos requisitos fundamentais para quem se aventura a transmitir reportagens sem o conforto da gravação antecipada. Pois hoje nossa amiga Bianca expôs, ainda que involuntariamente, o quanto é frágil o aparato de segurança do Estado. Ou melhor, dos mecanismos que o cidadão tem para se defender e apelar, quando preciso, a quem deveria cuidar dele.

Vamos ficar só nos assaltos a ônibus aqui em Pernambuco. Pelos números oficiais, divulgados inclusive nessa sexta-feira pela própria TV Globo, seriam 335, do dia 1 de janeiro a 22 de fevereiro. O que, por si só, já seria um número estarrecedor, quando comparado com igual período do ano passado (142), o que dá um acréscimo de 135 por cento. Mas de acordo com os números registrados pelo Sindicato dos Rodoviários, as investidas até a manhã de hoje chegariam a 594. Ou seja, andar de ônibus – como andar na calçada, na esquina ou na praia- virou atividade de risco em Pernambuco.

Insegurança em Pernambuco está virando piada nas redes sociais, como mostra foto do Prefeito e do Governador.
Insegurança em Pernambuco está virando piada nas redes sociais, como mostra foto dessas duas autoridades.

Pois hoje, no Bom Dia Pernambuco, eis que Bianca foi entrevistar o Secretário Executivo de Defesa Social, João Luiz Araújo. O assunto, claro, não poderia ser outro: violência. E ele foi explicar que a SDS está lançando um aplicativo, para  que o cidadão possa entrar em contato com a polícia, para informar a ocorrência de um assalto. O atendimento, no caso, seria imediato. Mas, em um momento que usar telefone celular – ou mesmo transportá-lo – também virou situação de risco, como é que a vítima, vai acionar o 190 no mesmo momento do assalto, quando celular virou uma espécie de filão de ouro dos bandidos? É só acionar o aplicativo, e o ladrão vem… e leva o celular.

Mas a história que eu queria contar não é só isso. Pois hoje de manhã, no Bom Dia Pernambuco, a repórter, claro, fez a pergunta inevitável, em se tratado de um serviço que pode ser usado pela população. “Secretário, qual é o nome do aplicativo”. E, pasmem, o homem não soube dizer que era o CittaMobi. Depois… as autoridades ainda acham ruim, quando os cidadãos pernambucanos dizem que segurança virou motivo de piada em Pernambuco.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Foto: Hans Von Manteuffel  e Redes Sociais

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.