Não teve para ninguém. Nem a emoção da abertura oficial do carnaval do Recife, nem os 600 batuqueiros, nem o temor da violência nos quatro dias de festa. O que deu o que falar mesmo, hoje, nas redes sociais, foi o galo depenado da Ponte Duarte Coelho, símbolo maior do carnaval da cidade. Pensem em uma coisa feia, pobre, sem graça e murcho. Parece até que o bichinho saiu de uma rinha, depois de perder as penas na briga. Ainda mais aqueles babados de tirinha pendurados….
Até o rapaz que passa na rua vendendo tapioca hoje botou a cabeça na janela da minha casa para oferecer seu produto, e indagou: “Viu que galo horrível? Parece um frango pelado”. Não estive no Centro hoje, pois estou evitado confusão, devido à recuperação de uma fratura no pé. Mas vi o bichinho pela TV e ele é mesmo um horror. O rabo do galo está murcho, sem a exuberância do rei do galinheiro. O bicho virou motivo de chacota no Facebook. “A direção do Galo me ligou, querendo emprestado o urso para substituir o peladinho”, ironiza Fábio Cabral de Melo, o Fábio Passa Disco, na rede social.
“Ele está feiozinho, murcho, sem esplendor, triste, sem vontade de viver. Como se quisessem lhe tirar todas as penas. Parece a nossa democracia, tadinho”, afirma Maria Carvalho. O médico Djalma Melo também engrossa o coro: “Para não perder a mania de grandeza e de crítica do pernambucano, eis o galo mais feio do mundo”. Ingrid Luck não perdoou: “O Galo virou um galeto”. Para Fabiana Morais, “O Galo está coerente com a administração da cidade”.
“Ficou triste de feio”, diz Cilene Santos. “Estão chamando o Galo de frango mauriceia, galombrado, golpeado e cansado de guerra”, acrescenta Jota Nogueira. Rubem Alves Santana diz que O Galo “na crise emagreceu, está parecendo um pinto, uma galinha de xangô”. Fernando Antônio Gonçalves preferiu se colocar no lugar do turista e imaginar uma série de indagações que eles fariam ao ver o Galo 2017, tão pobre. “O Galo está meio ressabiado ou é a violência urbana que o está apavorando?”. Bom, para um bloco da dimensão do Galo, o penoso da ponte realmente deixou a desejar este ano. Perdeu a exuberância, está depenado, e não devia ter saído do galinheiro. Durante toda a tarde internautas publicaram fotos do personagem em outros anos. Realmente, é uma diferença e-nor-me. Mas é carnaval, vamos esquecer o Galo e cair no frevo, sem medo de ser feliz.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Facebook
Não bastasse o galo depenado, ainda trouxeram Joelma para puxar o coro do velório do galináceo.