Rua do Futuro ganhará novas calçadas até dezembro. Já era tempo!

Com calçadas que nem merecem este nome – desniveladas, com buracos, concreto desgastado – a Rua do Futuro vai melhorar a vida do pedestre. Pelo menos é o que informa a Prefeitura, que promete concluir obras de requalificação na via que até dezembro. Como se sabe, a Futuro serve como uma das portas de entrada para um das mais frequentadas áreas verdes da cidade, o Parque da Jaqueira. E liga dois dos mais sofisticados bairros do Recife: Jaqueira e Graças.

Embora situada em área nobre, onde fica um dos metros quadrados mais caros do Recife, a Rua do Futuro estava com calçadas tão ruins, que eram um convite aos tombos. Em alguns trechos, eram até inexistentes pois não chegavam a meio metro de largura, em um verdadeiro caso de usurpação urbana, conforme vocês  podem conferir em links abaixo. Próximo à esquina com a Rua 12 de outubro, o pedestre precisa andar no asfalto. No momento, 25 operários trabalham nas obras, para colocação de novo piso em tijolo intertravado, pisos táteis, paisagismo e soluções de acessibilidade como rampas e passagens elevadas.

Prefeito João Campos (PSB) visitou obra no horário noturno, na Rua do Futuro, e prometeu entrega em dezembro.

Os trabalhos começaram em maio. O Prefeito João Campos (PSB) vistoriou recentemente as obras e informou que serão concluídas em dezembro. Ao todo, o público ganhará 2,7 km de passeios públicos requalificados. A intervenção, que faz parte do projeto Calçada Legal, é executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e conta com um investimento na ordem de R$ 1,6 milhão, equivalendo ao lote número 5. Ao todo, o  Calçada Legal  prevê investimentos  totais de R$ 60 milhões na requalificação de calçadas do Centro e também de vários bairros da cidade.

O Calçada Legal teve início na gestão anterior, quando nossos passeios públicos – inclusive das vias centrais – estavam em petição de miséria, provocando acidentes. Eu, por exemplo, já perdi as contas das vezes que torci o pé,chegando ao ponto de ter de imobilizá-lo várias vezes.  O Projeto foi lançado em 2017. Atualmente, está requalificando os passeios públicos das ruas Manoel Borba,José de Alencar, Leão Coroado e o Largo da Igreja de Santa Cruz (Boa Vista); Rua Vinte de Janeiro e General Amâncio Filho (Boa Viagem); Rua da Aurora (Santo Amaro, a parte da Boa Vista não foi incluída), Rua do Futuro (Graças); Conselheiro Portela (Espinheiro); Estrada de Belém (Campo Grande); Estrada do Encanamento (Parnamirim);  Simão Mendes (Espinheiro). Aleluia!

Calçadas acessíveis e bem cuidadas dão outro astral a vias do centro, como a movimentada Rua do Príncipe, Boa Vista.

O projeto Calçada Legal é executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e foi lançado em 2017. Aos poucos, ele começa a mudar a paisagem  e o astral de vias como a do Príncipe, na Boa Vista.  Segundo a  Prefeitura,  as seguintes vias já tiveram calçadas requalificadas pelo Calçada Legal: Boa Viagem (ruas Barão de Souza Leão e 20 de Janeiro); Santo Amaro (Rua Dr Carlos Chagas, Avenida João de Barros);  Boa Vista (ruas Oliveira Lima, Príncipe, Princesa Isabel e Velha);  Graças (Senador Alberto Paiva, Rua Amélia e Avenida Rui Barbosa); Afogados (Ruas Quitério Inácio de Melo, Augusto Calheiros e Santos Araújo); Campo Grande (Odorico Mendes); Espinheiro (Rua José Luís da Silveira Barros); Torrões(Avenida do Forte); Prado (Rua Carlos Gomes); Jordão (Avenida Maria Irene); e Coelhos (Rua dos Coelhos). Ao todo, foram 45 quilômetros de passeios públicos requalificados.

Atualmente, a URB está  requalificando os passeios públicos das ruas Manoel Borba e Aurora (Boa Vista);  Rua do Futuro (Graças); Rua General Edson Amâncio Ramalho (Boa Viagem), Estrada de Belém (Campo Grande), Estrada do Encanamento (Parnamirim) e Largo da Igreja de Santa Cruz (Boa Vista). As obras que estão em andamento compreendem cerca de 14 mil metros quadrados de calçadas. Até agora, o projeto já requalificou 49 mil metros de passeios públicos. De acordo com a Urb, estão sendo licitadas obras de requalificação em mais 34 vias da cidade. Entre as que serão brevemente beneficiadas, estão: as avenidas Visconde Suassuna (Santo Amaro), a Antônio Torres Galvão (Imbiribeira), Santos Dumont (Rosarinho). E ainda, as ruas Fernandes Vieira e Dom Bosco (Boa Vista), Doutor José Maria  (Tamarineira), Benfica (Madalena) e Largo de Afogados. Afogados).

Leia também
Futuro de usurpações urbanas
Calçadas assassinas: “É sair e cair”
Rua do futuro: luxo nos prédios e sujeira nas calçadas
Rua da Palma está de roupa nova
Rua Velha de cara nova. E as outras?
Calçadas largas na Gervásio Pires
Tombo nas calçadas requalificadas
Cidadania a pé. Cadê?
Cadê a requalificação das calçadas da Boa Vista? Dom Bosco pede socorro
Calçadas acessíveis no Cais do Apolo

Onde estão as calçadas que você diz?
Calçadas nada cidadãs na Zona Norte
Calçadas nada cidadãs
Acidente em calçada requer até Samu
Calçadas detonadas no centro
“Já torci o pé três  vezes nas calçadas”
Cidadania a pé? Buraco e queda
Bandalha nas calçadas requalificadas
Calçadas largas na Gervásio Pires
Calçadas oferecem risco na Boa Vista
Bandalha nas calçadas do Recife
As 22000 multas cidadãs de Francisco
Cidadania a pé, como?
Cidadania a pé, cadê? Buraco e queda
Prefeitura diz que recupera calçadas
Novas calçadas: 134 quilômetros até 2020
Quem inventou as famigeradas tampas duplas de nossas calçadas
Acidente em calçada requer até Samu
Calçada dá medo na gente de afundar
“Revoltado com a queda na calçada”
Os cem buracos do meu caminho
“Já torci o pé três vezes nas calçadas”
Recife: calçadas e ruas assassinas
Oxe, cadê as calçadas da Avenida Norte?
As inviáveis calçadas da Avenida Norte
Av Norte: reforma só atinge doze por cento das calçadas. Pedestre corre risco
Calçadas crateras na Avenida Norte
Calçadas melhoram na Av Norte. Mas…
As inviáveis calçadas da Av Norte
Requalificação na Av Recife inclui retirada de gelos baianos das calçadas?
Qual vale mais: a vida ou o poste?
Que saudade da Rua Nova
Calçadas pedem socorro no Recife
Calçadas detonadas no Centro
Convite ao tombo no centro
Calçadas nada cidadãs
Por calçadas cidadãs
Uma “piscina” no meio do caminho
Futuro das usurpações urbanas
Cadeirante merece respeito
Cadê o respeito aos cadeirantes?
Cadê a calçada daqui? Oxe, Recife
Comunidade recupera calçada em Casa Amarela.Essas cenas vão sumir?
Os cem buracos do meu caminho
O drama das nossas calçadas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rodolfo Loepert/ Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.