Rua do Bom Jesus só para pedestres

Uma das vias mais icônicas da capital – não só pela sua história, mas também devido ao seu conjunto arquitetônico – a Rua do Bom Jesus não poderá mais ser utilizada por automóveis. Será destinada apenas a pedestres ainda neste mês de maio.  É o que acaba de informar a Prefeitura, segundo a qual a medida beneficiará cerca de 45 mil pessoas, que transitam diariamente pelo Bairro do Recife, onde fica o Porto Digital. O projeto de mudança começa a ser implantado na segunda-feira (17/05) e deve ser entregue em 24 de maio.

Considerada uma das ruas mais bonitas do mundo, de acordo com a Architectural Digest – importante publicação dos Estados Unidos – a Rua do Bom Jesus já foi porta de entrada da cidade. Por esse motivo, ganhou uma moldura fotográfica marcando esta indicação. É ali que fica a sinagoga mais antiga das Américas, fundada no século 17, a  Kahal Zur Israel. Destino certo de todo visitante à cidade, a Bom Jesus conta também com a estátua de Antônio Maria, cronista, locutor, produtor de rádio, compositor e repórter, com ampla atuação nacional e também eternizado por ser o pai de canções como o Frevo Nº 1 do Recife e ainda Valsa de uma Cidade.

Histórica e linda, Rua do Bom Jesus agora só será utilizada por pedestres: Fiquem de olho, contra descaracterizações

Durante a campanha eleitoral, o hoje prefeito João Campos (PSB) havia prometido transformar a Rua do Bom Jesus em via exclusiva para pedestres, porém citou como exemplo a ser seguido o Bulevar da Rio Branco, que de bulevar só tem mesmo o nome. Não lembra nenhum bulevar famoso, como os que se observa em cidades como Barcelona, Paris, Bogotá, Los Angeles. No caso da Rio Branco, falta verde, aconchego, conforto térmico, pontos de encontro. E, por cima, ainda sobra atentado estético, como os quiosques lá instalados.

Felizmente, pelo que parece, a Rua do Bom Jesus, que é muito linda, permanecerá a mesma. Ali, não é preciso mudar nada, apenas deixar como está, embora ela possa ganhar bancos de praça, jarros com flores, essas coisas. Há algumas semanas, não tenho ido ao centro do Recife. Mas pelo menos, nas fotos enviadas pela Prefeitura, a Bom Jesus permanece com seus equipamentos, inclusive as luminárias tradicionais que são conservadas em qualquer parte do mundo e que no  Recife vêm sendo criminosamente substituídas. Esperamos que elas não sejam trocadas pelos monstrengos que a Prefeitura vem colocando em locais tradicionais como praças, calçadas, jardins, em pontes da cidade e até em cais, como o da Jaqueira, que era um verdadeiro cartão postal com os modelos antigos. Já falamos aqui várias vezes sobre esse “esforço de descaracterização” da cidade. Estranho é que políticos,urbanistas, historiadores… Ninguém se pronuncia. Eu, hein….

Nos links abaixo, você pode conferir outras informações sobre o centro do Recife e seu antigo bairro.

Leia também:
De olho nas luminárias da Bom Jesus
O charme da Rua do Bom Jesus
Aluga-se um belo prédio na Bom Jesus
Bom Jesus ganha moldura para selfies
Re-Use no Inciti, na Bom Jesus, 191
Fonte luminosa na Praça do Arsenal
Sessão Recife Nostalgia: os cafés do século 19 na cidade que imitava Paris
Atentado à estética no Boulevard 
Vocês querem boulevard?
A Rua do Bom Jesus deve ser um boulevard igual ao da Rio Branco?
Recife se  prepara para os 500 anos
Pobre Recife. Será que isso vai mudar?
O Recife da paisagem mutilada
Fonte luminosa na Praça do Arsenal

O Recife está ficando sem elas
Vamos salvar o centro do Recife?
Joao Campos, se eu fosse você…
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror, Pátio de São Pedro
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Instituto Oficina Francisco Brennand: “O Recife não merece tamanho desrespeito”
Parque das Esculturas: “Proteger patrimônio não é caro”
Depois de pilhado à exaustão, Parque das Esculturas vai ter segurança 24 horas

Art Déco: Miami ou Recife?
Aos 483, o Recife é lindo?
Uma cidade boa para todo mundo
Você está feliz com o Recife?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Marcos Pastich/ Divulgação / PCR

 

Continue lendo

2 comments

  1. Iniciativa interesse para a Rua Bom Jesus. Falta pensar em formas de ocupação e mais vida para todo o Bairro do Recife. Lembro-me da época do Secretário Cadoca, o Recife Antigo era Alto Astral. João Paulo acabou com a vida boêmia e social do Recife Antigo que desde estão não conseguiu ser mais resgatado.

    Cobremos ao João Campo a revitalização da Avenida Guararapes e a tradução Dantas Barreto.

    1. OBG Adolfo pela sugestão. Mas acho que o Bom Jesus acabou-se, também, por culpa dos donos de bares e restaurantes e falta de fiscalização. Eu, mesma, deixei de ir e de levar amigos lá à noite, em plena efervescência. Porque a poluição sonora era insuportável. Cada bar botava um som na calçada, mais alto do que o outro, e ficava aquela confusão sonora que ninguém suportava….. Além disso, não havia vida durante o dia, pois a rua era só bar e restaurantes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.