REC’n’Play, o carnaval do conhecimento, começa hoje com 700 atividades

Compartilhe nas redes sociais…

Começa nessa quarta (15/10) a sétima edição do REC’n’Play 2025, o chamado “carnaval do conhecimento”, com discussões que  ocorrem em três eixos: tecnologia e informação, cidades e economia criativa. As atividades – todas gratuitas – estão concentradas, em maior parte, no Bairro do Recife, onde ocorrerão “somente” 700. Elas ocupam 83 espaços de conteúdo, 30 prédios históricos e 37 ativações de rua. E ainda marcam presença em sete palcos, com cem shows de diferentes gêneros musicais e  manifestações populares.

Os palcos ficam no Cais da Alfândega (Cidade da Música), Avenida Alfredo Lisboa (Pernambuco meu País), Bulevar da Avenida Rio Branco (Freje), esquina das ruas do Observatório e da Guia (Palco Sesc), Rua da Guia (Lets Samba) e Rua do Bom Jesus (MCs). Há, ainda, um ponto de encontro na Avenida Alfredo Lisboa, de onde sairão diariamente cortejos de agremiações populares. Diversas instituições públicas e privadas participam desse festival de conhecimento. As inscrições já somavam 90 mil na manhã de hoje e as atividades são todas gratuitas.

Da Rua dos Amores, “parte” balão para se ver o Recife do alto. Detalhe: o passeio é virtual, não sai do chão

A Universidade Federal de Pernambuco, por exemplo, marca presença com seu Centro de Informática  (Cin) com a Plataforma Aromalytics (com nariz artificial), com a Dama Mecânica (braço robótico), e o Emotion RAM (leitor de emoção em tempo real). Já a Prefeitura do Recife, via Gabinete do Centro (Recentro) está ofertando um “passeio” inédito. É que quem passar pela Rua dos Amores, poderá “sobrevoar” o Recife a “bordo” de um balão, sem sair do chão.

É que a partir das 10h, o “passeio” será possível com óculos de realidade virtual. Cartões postais da cidade, como o Marco Zero, o Rio Capibaribe, o Pátio do Carmo e a Avenida Guararapes poderão ser visualizados. O filme tem duração de um minuto e meio de “voo”, no balão criado com inteligência artificial. E estará disponível dias 15 e 17, das 10h às 19h. A Rua dos Amores é essa daí da foto, onde apareço, mas o visual mudou e já não é tão bonito quanto este. Também carece da presença de verde pois, tirando os painéis, é totalmente inóspita. Ela fica entre as Ruas do Apolo e o Cais do Apolo.

Economia criativa, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, negócios e tecnologia integram a programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife no Rec’n’Play. Ao todo serão 13 atividades gratuitas e abertas ao público em geral. Marcam presença na programação a Recife Film Commission, o Inova na Moda, o Recife Criativo de Gastronomia, o Salto Tecnológico junto com a plataforma digital Gestor Recife e painéis com empresas de tecnologia e startups de diversos segmentos. O Rec’n’Play  inclui palestras, workshops, Arena Gamer, shows e experiências imersivas, que acontecem de 15 a 18/10, no Bairro do Recife, e é realizado pelo Porto Digital, Ampla e Sebrae.

A charmosa Rua do Bom Jesus é um dos palcos do carnaval do conhecimento que vai até sábado

Dentro da programação do REC’n’Play ocorre o Gov in Play 2025, que é o maior evento de inovação do setor público, e reúne experiências e soluções voltadas à transformação da gestão pública e dos serviços oferecidos aos cidadãos. A programação do evento ocorre a partir das 10h30 (com abertura) de hoje à tarde, no prédio do Banco do Brasil, no bairro do Recife. A abertura será conduzida pelo Presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), Fred Vasconcelos; e pelo Presidente da Emprel, Bernardo de Almeida. A ATI é estadual, e a Emprel, municipal. O evento é o braço tech do REC’n’Play. Amanhã, o encontro tem mais uma sessão, só no período da tarde. A programação pode ser acessada no site www.govinplay.rec.br.

Leia também
REC’n’Play chega ao interior e vira Rolê’n’Play em Caruaru
Inscrições abertas para o REC’n’Play, o carnaval do conhecimento
Vem aí o REC’n’Play, o carnaval do conhecimento
A pujança do REC’n’Play e o contraste com a carência de serviços do Recife: faltou até água
RCE’n’Play, o carnaval do conhecimento movimenta o Recife Antigo
Recife recebe selo de cidade inteligente
Recife, “cidade inteligente”, que não aprende a monitorar seus monumentos
Cadê o Recife, cidade inteligente que não consegue nem monitorar suas pontes?
Agência Estadual de Tecnologia da Informação entre as mais ágeis do Brasil
O Recife (leia-se Emprel) recebe o título de cidade inteligente em São Paulo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e Acervo #OxeRecife

Continue lendo

FDR: livro, história, Hino de Pernambuco, e “Madeira que cupim não rói”

Faculdade de Direito do Recife é tema de livro que fala sobre livros a seu respeito

Contra as drogas, videoclipe de cantor brega “Levi Oficial” é premiado em SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.