Risco para o pedestre, crateras e acessibilidade zero nas calçadas da Avenida Norte

Compartilhe nas redes sociais…

Gente, assim não dá. Lembram que na gestão passada, a Prefeitura anunciou o Programa Calçada Legal, e incluiu a Avenida Norte entre as vias beneficiadas? A avenida – hoje chamada de Miguel Arraes – é uma das mais importantes do Recife,pois corta “somente” 15 bairros. E, também, uma daqueles de maior movimento, inclusive de pedestres.

Na manhã de hoje, como o mar estava enchendo – em Boa Viagem – decidi trocar a caminhada na areia pelas calçadas da Zona Norte. Ou seja, trocar a praia pelo asfalto. E o fiz na Avenida Norte, que fica perto de minha casa,em Apipucos. Pois, para os caminhantes, transitar a pé por lá virou um desespero. As calçadas estão com buracos, cimento rachado, esgotos destampados e até pedras pontiagudas levantadas.

Como se não bastasse a calçada no chão de terra batida, passageiros espera ônibus sentado no chão. Cadeiras?……

Se a pessoa levar uma topada, ainda corre o risco de quebrar a cabeça, ou o braço, nos pedaços de meio fio desalinhados, como você pode observar na foto superior. E, pior, com as pontas afiadas para cima. Durante meu percurso na via, entre o Parque da Macaxeira e a Praça do Trabalho, perto da subida para o Morro da Conceição, me defrontei pelo menos umas quatro vezes com pedestre disputando espaço com os carros, no asfalto, por achar mais seguro do que o passeio público, em péssimas condições.

Tem mais: Acessibilidade, zero. Cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção não tem condições, sequer, de chegar a algumas paradas de ônibus da Avenida Norte, porque as crateras são imensas. Há, ainda, paradas onde os passageiros aguardam a viagem sentados nas calçadas mal conservadas, porque nem assento há nos abrigos. Quando foi feita a última requalificação na Avenida, o #OxeRecife mostrou que a requalificação só atingiu doze por cento da via.

O resto… já viu, não é… Alguém pode informar o critério de escolha dos trechos que ganharam requalificação? Existem trechos de primeira e segunda categoria, é? Sinceramente, só no Recife mesmo… Abaixo, você confere outras informações sobre a vergonhosa situação das calçadas da Avenida Norte, que tem 8,6 quilômetros de extensão e corta 15 bairros. Portanto, merece toda a atenção do poder público.

Leia também
Avenida Norte: Reforma só atinge 12 por cento das calçadas. Pedestre corre risco
Calçadas melhoram na Av Norte. Mas…
Calçadas crateras na Avenida Norte
O canteiro da discórdia na Avenida Norte 
Canteiro sem verde na Av Norte
Av Norte: do velho verde à aridez atual
Bandalha na Zona Norte
Oxe, cadê as calçadas da Avenida Norte?
Calçadas requalificadas começam a ceder em vários trechos
Cidadania a pé em risco na Rua do Hospício
Crea-PE faz caminhada pelo centro do Recife para avaliar condições das calçadas

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Entre “Mary Stuart” e a “Hospício” das loucas calçadas no entorno do Parque

Parem de derrubar árvores (498). Menos uma na Avenida Norte

Parem de derrubar árvores (486). Menos uma no Morro da Conceição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.