Réveillon terá show pirotécnico sem barulho e sem aglomeração na orla

Sem aglomeração nem palco com apresentações musicais na areia, mas com muitas luzes no céu. Assim será a virada do ano no Recife, que além do tradicional show pirotécnico na orla de Boa Viagem, terá eclosões em oito outros pontos da cidade, incluindo a própria Zona Sul. É o que informa a Secretaria de Turismo e Lazer da cidade. Na Zona Sul, o principal show terá duração de 17 minutos, porém não haverá estampidos.

Os tradicionais shows musicais na virada do ano foram cancelados para evitar aglomerações grandes e, consequentemente, transmissão de Covid-19 ou da gripe Influenza. Em Boa Viagem, os principais shows de fogos serão no Pina, Segundo Jardim e também na altura do edifício Acaiaca. O Parque Dona Lindu será outro palco para a celebração que neste ponto terá 5 minutos de duração e ainda vai contar com jogo de luzes que serão possíveis a partir do uso de lasers.

Os pontos descentralizados contemplam os bairros do Ibura, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição. Nestes pontos, serão três minutos de festa no céu para receber o novo ano. Além dos fogos, a cidade ainda receberá 2022 com um espelho d’água no Rio Capibaribe, às margens do Cais da Aurora, que será tela para um vídeo em celebração à virada. “Será uma projeção com laser na água do rio, como se a água do rio fosse a parede para a projeção”, informa a Setur. Em 2021/2022, os shows terão patrocínio da Ambev, pela marca Brahma.

Os de fogos sem estampido obedecem a decreto municipal que proíbe a utilização de artefatos e fogos de artifício que provoquem poluição sonora. Ou seja, pela primeira vez, a celebração acontecerá sem provocar ruídos estrondosos. Seria bom que os órgãos oficiais tivessem maior cuidado com a poluição sonora durante todo o ano e não apenas no Réveillon. Afinal, o pipocar dos fogos duram apenas alguns minutos. E quem fica sem conseguir dormir por causa do barulho durante horas de casas de recepção e de festa, como acontece atualmente em bairros como Casa Forte e Apipucos?  Ainda mais nos finais de semana… Controle que é bom… está em falta.

Leia também
Réveillon sem shows no Recife e Olinda sem o Homem da Meia Noite
O primeiro réveillon sem praia suja
A “família” de Francisca está pronta para o Réveillon
Proibidas festas no Natal e no Réveillon
Réveillon com 15 toneladas de fogos
Ecos do Réveillon em Boa Viagem
Depois da praia é festaaaaaaa
Ganhe um réveillon de graça com orquestra e tudo
As flores da virada do ano
Feliz 2019 com consciência ambiental
O Recife que queremos em 2019
Foi preciso uma pandemia para controlar a poluição sonora

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo #OxeRecife

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.