Depois de passar pelo Agreste – marcando presença na cidade de Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife – chega, enfim, à capital pernambucana, a exposição “Espelho de Brincantes”, assinada por Juliana Souto, estilista e designer de moda. A partir de quarta-feira (14/01), a força simbólica das indumentárias, o brilho das cores e a memória viva dos mestres e mestras do Reisado estão disponíveis para visitação do público na Galeria Arte Plural, que fica na Rua da Moeda, no Bairro do Recife. A mostra vai até 7 de fevereiro.
O Reisado (ou Folia de Reis) é uma manifestação cultural e religiosa, ainda muito viva nos estados do Nordeste, onde costuma marcar presença no ciclo natalino, embora em alguns municípios – como Afogados de Ingazeira (Sertão) e Garanhuns (Agreste) possam ser vistos em festas de rua, em qualquer época do ano. De origem portuguesa, o folguedo é marcado por dança, música e roupas coloridas e adereços de cabeça que lembram igrejas. Geralmente o figurino tem muito brilho. O reisado é patrimônio imaterial de Pernambuco.

Juliana inspirou-se exatamente na indumentária dos brincantes para montar a expô, cuja narrativa faz uma ligação entre a fotografia documental e a de moda. As imagens exaltam a dignidade, a ancestralidade e a força poética dos brincantes. A mostra tem curadoria de Joana D’Arc Lima e pesquisa histórica de Edvania Kehrle. E está dividida em dois setores. O primeiro – “Expressões da Alma” – mestres e mestras são fotografados fora do contexto cotidiano, em ambiente onírico. No segundo – “Indumentárias da Tradição” – as vestes ganham protagonismo. As fotos, em grande formato – 1m x 0,80m – mostram personagens como Mestre Gonzaga, de Garanhuns.
Falecido em 2023, ele foi considerado patrimônio vivo de Pernambuco em 2018. Brincante desde os treze, foi uma espécie de referência para as gerações seguintes, ajudando os jovens a formarem novos grupos de reisado. E ainda: João Tibúrcio, do Reisado do Mestre Tibúrcio, guardião da tradição do Sítio Buraco D’Água, Zona Rural de Garanhuns, desde 1955; e Dona Zefinha, brincante e embaixadora do Reisado Três do Oriente, que foi fundado em 1913 por Mestre Cândido Sertanejo, seu tio. A expô abre nessa terça-feira (13), só para convidados. A partir da quarta, começa a visitação.
Abaixo, confira imagens de um reisado, em apresentação em ciclo natalino no Recife (os da exposição são do Agreste).
Leia também
Garanhuns: Espelho de Brincantes mostra riqueza e cores do reisado
Reisado vira patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco e pode a ser reconhecido pelo IPHAN
Reisado: Fogo e fé na festa de reis
Sertão tem Festival “Viva Reis em homenagem à Mestra Jacinta”
É sempre tempo de reisado no Sertão
São João tem reisado em Arcoverde
Fim do ciclo natalino: Vão-se os pastoris, os reisados, bois de Natal e chegam orquestras e passistas
Festejos natalinos ganham as ruas: cantatas, reisados, pastoris
Serviço:
Exposição “Espelho de Brincantes”, de Juliana Souto com curadoria de Joana D’Arc Lima
Onde: Galeria Arte Plural
Endereço: Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Quando: 14 de janeiro a 7 de fevereiro
Horário horário comercial
Quanto: gratuita
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Juliana Souto / Divulgação
Vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife

Acho o Reisado uma das manifestações culturais e religiosas mais bonitas.
Suas cores,dança e música encantam a todos com o seu brilho, ritmo e alegria.
A exposição será um sucesso!