Reforma na Praça Solange Pinto Melo, no entorno do Mercado da Madalena

Compartilhe nas redes sociais…

O entorno do Mercado da Madalena foi sempre deixado de fora nas muitas e polêmicas “reformas” realizadas naquele secular equipamento público, um dos mais frequentados do Recife. Mas agora, a Praça Solange Pinto Melo vai mudar, depois de quase dez anos de abandono e decadência. Ela será repaginada, já entrou em reforma e deve ser entregue à população até o final de março.

Pelo menos, é o que assegura a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife. Responsável pelo trabalho, a Emlurb informa que está investindo R$ 115 mil nas obras de requalificação. Estão sendo recuperados bancos, mesas, brinquedos e iluminação. Além disso, a Prefeitura vem  implantando caminhos de Paver, nas passagens de ligação entre as duas faixas da Rua Real da Torre.

A praça no entorno do Mercado da Madalena esteve tão abandonada, que tinha até um “galinheiro”. Felizmente já demolido.

O Paver é um piso de blocos pré-moldados em concreto. Estes não precisam de argamassa, pois são fixados por encaixe das peças uma às outras. Ainda  na  Solange Pinto Melo, os brinquedos infantis também passam por consertos. Conforme a Emlurb, eles serão transferidos para a área próxima à praça de alimentação do mercado, deixando livre a parte da Praça onde fica a feira de animais domésticos.

A Praça realmente merece ser tratada com carinho, pois  ultimamente mais até parecia um chiqueiro, do que um local verde, destinado ao lazer da população.  Até uma construção clandestina (foto central) foi construída sobre seu gramado. Ela e o secular Mercado Público da Madalena têm enfrentado uma série de problemas ao longo da última década. O Mercado, datado de 1925, é um equipamento municipal. Porém foi contemplado em 2018 com verba de quase R$ 1,5 milhão através da Secretaria de Turismo de Pernambuco, durante a gestão do hoje deputado federal Felipe Carreras (PSB).

Os  recursos vieram do Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal. Apesar da verba gorda, concluída a “obra” ficou tudo do mesmo jeito. E a “reforma” virou até piada entre os 180 comerciantes do Mercado, um dos mais tradicionais do Recife. Além disso, as reformas não contemplavam a Praça. Posteriormente, a Prefeitura providenciou novas intervenções no Mercado da Madalena, inclusive com implantação de esgoto, requalificação das calçadas  e mudança do piso dos corredores internos. Porém, a praça era sempre esquecida. Vamos torcer para que o Mercado – novamente em obras – tenha os serviços concluídos. E que a praça no seu entorno saia da decadência a que foi relegada nas duas gestões anteriores.

Abaixo, você confere mais informações sobre as “reformas” no Mercado da Madalena e na Prça em seu entorno.

Leia também
Mercado da Madalena ainda escorado. Só não se sabe o motivo
Mercado da Madalena: Depois da reforma, escoras para não cair
Mercado da Madalena e Praça Solange Pinto exigem mais cuidado
A “reforma” no Mercado da Madalena
Mercado da Madalena, nova obra. Novo problema?
O Mercado da Madalena melhorou?
Bagunça no Mercado da Madalena
Praça excluída da reforma do Mercado da Madalena
Recife, terra de ninguém: Praça ganha chiqueiro e ninguém faz nada
A polêmica obra concluída. Concluída?
Praça cada vez pior no Mercado na Madalena
Secular Mercado da Boa Vista está repaginado
Em defesa de nossas praças
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Pernambuco tem 1.754 obras paradas
Moradores da Madalena e Casa Forte reclamam de calçadas alagadas
Parem de derrubar árvores (252)  Degola e Jogo da Velha na Madalena
Parem de derrubar árvores (238) Golpe de misericórdia na Madalena

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.