Recorde de casos e de mortes em PE. Novos leitos e respiradores

Compartilhe nas redes sociais…

A dois dias do início do lockdown decretado em todo o estado pelo Governador Paulo Câmara (PSB) – a  partir da quinta-feira (18/03) – os números divulgados hoje pela Secretaria Estadual de Saúde indicam realmente a necessidade de reforçar o isolamento social. Nas últimas 24 horas, foram registrados dois tristes recordes em 2021, aqui em Pernambuco: o saldo diário de 2.482 novos casos da Covid-19 e a confirmação de 60 óbitos devido à infecção. De acordo com o governo estadual, a demanda diária por leitos de UTI chega a cem, quantidade inédita desde março de 2020, quando começou a pandemia.

Pernambuco tem agora 320.931 casos confirmados da Covid-19, sendo que 33.804 se apresentaram como a forma mais grave da doença. Com os 60 óbitos, o Estado totaliza 11.471 mortes pela Covid-19.  A ocupação de leitos de UTI devido à Covid 19 também está altíssima: 96 por cento. A partir de quinta-feira (18/03), só atividades essenciais serão permitidas  É como dizem as autoridades sanitárias: ou se para tudo ou o sistema de saúde entrará em colapso no estado.

Por conta da pandemia, demanda no sistema público de saúde (e também no particular) só faz crescer em PE.

Tanto o Governo estadual quanto a Prefeitura do Recife estão tomando providências para maior oferta de leitos, respiradores (foto). Acabam de chegar ao Estado 75 novos respiradores, que seguirão para a Zona da Mata e para o Sertão. E nas próximas horas, o estado deve receber outros 75. Foram abertas 180 novas vagas para leitos destinados a pacientes da Covid-19.  Agora o estado possui 2.321 leitos destinados a infectados pelo coronavírus, dos quais 1.253 são de UTI.

Mas… isso não é tudo. Pois UTI precisa de médicos, de intensivistas, enfermeiros, técnicos e a oferta desses profissionais está no limite. Então, não resta outra saída, segundo as autoridades sanitárias, que seguem iniciativas já registradas em outras localidades e até em outros países, que comprovam que, no caso dessa pandemia, o isolamento é a única forma de conter a expansão do coronavírus. Então, vamos nos preparar para ficar em casa. É difícil? É. Principalmente para aqueles trabalhadores autônomos. Mas  a necessidade número 1, no momento, é a preservação das vidas humanas. O resto, com jeito, se organiza. Aliás, na noite dessa terça-feira são esperadas 198.600 doses de vacinas contra a Covid-19. Elas se destinam a imunizar pessoas com idades entre 75 e 79 anos na região metropolitana e municípios do interior. E também trabalhadores de saúde. No Recife, pessoas de 70 anos já vêm sendo imunizadas.

Leia também:
Pernambuco todo em lockdown
Conselho Estadual de Saúde em Pernambuco quer novo lockdown
Cientistas contestam Bolsonaro: Avanços da Medicina não podem ser ignorados
Cientistas: Vidas são mais importantes do que cargos políticos
Pernambuco, onde o lockdown é quarentena
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
Herói palhaço, lockdown, Recife vazio
Governador anuncia R$ 10 milhões para micro e pequenos empresários
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: SEI / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.