REC’n’Play, o “Carnaval do Conhecimento” movimenta o Recife Antigo. Veja como participar

Já está fervendo o REC’n’Play. O maior evento de tecnologia e inovação do Nordeste chega à quarta edição cheio de novidades, depois de passar dois anos suspenso, devido à crise sanitária. E vem com atividades gratuitas de educação, negócios, experiências e entretenimento. O evento ocorre entre os dias 16 e 19 de novembro. E é tão movimentado que chega a ser chamado de “Carnaval do Conhecimento”, recebendo gente de todas as idades e de todos os lugares. As inscrições são gratuitas e  podem ser realizadas no site www.recnplay.pe.  Porém a inscrição não garante acesso a todos os encontros, pois ele está limitado à lotação das salas, seguindo o critério de chegada. Para se ter uma ideia da dimensão do REC’n’Play, ele terá 600 atividades e 700  palestrantes. Ocupará 23 diferentes locais no Recife Antigo e mais 15 outros de atividades abertas. É coisa que não acaba mais…

Os 23 diferentes espaços de atividades são: Cais do Sertão, Centro de Artesanato, SECTI, Livraria Jaqueira, Cesar Tiradentes, Cesar School Brum, Apolo 235, Paço do Frevo, Casa Zero, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Apolo, Softex Pernambuco, UNIAESO, Cesar School Bom Jesus, ETE Porto Digital, Ti Saúde, Cinema do Porto, Pró-Criança, Accenture Innovation Center, Insole, FabLab Recife, Mesa Mobile Thinking. Enquanto os 15 espaços com atividades abertas (que não dependem de inscrição) são: Palco Recife Cidade da Música na Torre Malakoff, Capitania dos Portos, Laboratório da Primeira Infância, Unidade Móvel da Secretaria da Mulher, Conecta Recife, Feira Credpop, Palco Jornada de MC’s, Espaço Sebrae, Palco Sesc, Arena Drone, Planetário, Espaço Senai, Espaço Chanteclair Casa Cor, Polo Ecologia Urbana e Polo Ecologia Urbana (anexo). São quatro eixos temáticos:  Tech, Cidades Inteligentes, Economia Criativa e Empreendedorismo.

Boulevard da Rio Branco, no Recife Antigo, será inteiramente ocupado entre os dias 16 e 19 de novembro

Para participar das atividades do REC’n’Play, os interessados deverão se inscrever no site do evento.  Já os shows e atividades abertas nas ruas não precisam de inscrição prévia.  Em 2022, o Manguebeat é homenageado. O movimento completa 30 anos de criação em 2022, tem um espaço todo especial na quarta edição do REC’n’Play. Entre as atrações musicais estão confirmadas as apresentações de Otto, Isaar e a banda Mundo Livre S.A, além do show da banda Edun Ará Sangô, vencedora do Festival Let’s Play. O evento ainda contará com uma trilha de conteúdo escolhida a dedo pelo produtor cultural Paulo André e pela cantora e filha de Chico Science, Louise França. Entre as atividades previstas constam oficinas, lançamentos de livros, exibição de filmes que trazem conexão com o movimento, além de bate-papos com artistas da época.

Os participantes e visitantes do REC’n’Play poderão se conectar à internet gratuitamente. A Prefeitura do Recife também marca presença no evento, com iniciativas como: Festival de Celebração da Boa Comida, Feira Credpop, Conecta Recife, EITA!, Investe e muitas outras.  Outras entidades que participam são o CESAR (através do CESAR  SCHOOL), o Senac e a Casa Zero, O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e a Faculdade Tiradentes vão comandar a Arena de Drones, que vai ocupar o Boulevard Rio Branco. A ideia é proporcionar ao público vivenciar, na prática, a experiência de pilotar um drone.  Diversão e atividades também não vão faltar nos Polos do Sesc, que vão ocupar a Capitania dos Portos e o Boulevard Rio Branco. Além das oficinas de brincadeiras esportivas e com material sustentável, a programação vai contar com recreação esportiva e de lazer, ações de bem-estar, jogos temáticos, atividades musicais e de dança, bem como orientação nutricional e vacinação contra a Covid e gripe.

Inscrições são gratuitas, mas não constituem garantia de acesso aos eventos, pois ele é limitado a capacidade das salas

O Sebrae, outro importante parceiro do “Carnaval do Conhecimento”, vai ocupar o prédio Apolo 235, onde os participantes vão conferir diversas atividades com temáticas relacionadas ao ecossistema de inovação nas áreas de saúde, educação e agronegócio. Haverá, também, um espaço para networking. Ainda no mesmo prédio, a programação vai seguir as fases da trilha de uma startup. Já na área que será ocupada na Avenida Rio Branco, o Sebrae vai ofertar o espaço Cliente do Futuro, voltado para os futuros empreendedores.

O Som na Rural vai ocupar as ruas do bairro e abrirá as portas para as atividades culturais, que contarão com dois palcos. Em frente à Torre Malakoff, na Rua do Observatório, o palco principal Recife Cidade da Música receberá os maiores shows, como Otto, Isaar, Mundo Livre S.A e Mundo Bita, e funcionará com atividades na quinta e sexta-feira das 19h até meia-noite, e no sábado à tarde. Também vão passar pelos palcos do REC’n’Play, o cantor e compositor Lucas dos Prazeres, a cantora Bione, o grupo Edun Ará Sangô, as bandas Abulidu e Jambre e um coletivo de DJ’s Reggae pelo Reggae, uma das atrações vencedoras da seletiva Let’s Play.

Já o Boulevard Rio Branco vai receber dois espaços com propostas bem diferentes: o palco SESC irá abrigar atividades de quarta a sábado, das 14h às 23h. De outro lado da Rio Branco, a Arena Drone será uma área exclusiva para o público pilotar drones, fazer manobras e interagir com a tecnologia. Além das opções gastronômicas que o Bairro do Recife já oferece, os participantes do Carnaval do Conhecimento também poderão desfrutar do Festival de Celebração da Boa Comida. Um evento de agroecologia, gastronomia, economia solidária e cultura, que será realizado do outro lado da ponte, no Bairro de Santo Antônio, dentro do Polo de Ecologia Urbana, sediado na Praça da Independência (Praça do Diário). Promovida pelo Recentro, a iniciativa tem como objetivo valorizar a agroecologia, os bons hábitos alimentares e as práticas gastronômicas, potencializando as relações sociais, o comércio e fomentando o turismo através da gastronomia local a partir de uma feira gastronômica, oficinas, venda de produtos agroecológicos da agricultura familiar e trocas de mudas. Haverá programação infantil, atividades esportivas, polo gastronômico.

Leia também
Fenearte vai bombar com o Manguebeat
Combo X revive Manguebeat no Capibar
Manguebeat no Pátio de São Pedro
O movimento mangue na moda
Caranguejo gigante volta ao seu lugar
O Recife está na Rede de Cidades Criativas da Unesco
Recife, mangue e aldeões guarás
Carnaval diversificado: maracatus rurais,caboclinhos, afoxés e …. Pablo Vittar

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins/ Acervo #OxeRecife e PCR / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.