O governo Raquel Lyra (PSD) pode ter lá seus defeitos. Setores como a segurança pública, o saneamento e a saúde deixam a desejar. Mas, pelo menos no setor cultural, ela tem mostrado mais sensibilidade do que seus antecessores. Além de anunciar a restauração de vários prédios históricos (há anos abandonados e em ruínas), ter implantado a Orquestra Sinfônica do Recife, ter marcado grande presença no carnaval, criou o Festival “Pernambuco meu país”, slogan que viralizou e terminou reforçando sentimento nativista pernambucano. As cores da bandeira do Estado hoje estão cada vez mais presentes no mundo fashion e não só nos livros de história e eventos oficiais.
O “Pernambuco meu país” surgiu a partir de uma briga política com a Prefeitura de Garanhuns, e acontece em dez municípios pernambucanos, trazendo convidados de fora (como o de Garanhuns), mas também dando destaque à cultura local, inclusive com cortejos de brincantes. Em Garanhuns – a 230 quilômetros do Recife – o Festival de Inverno tem despertado protestos entre os artistas que o acusam de excesso de privatização e distanciamento do público (como fez Zeca Baleiro nas redes sociais). Neste final de semana, Raquel prestigiou dois eventos culturais do estado.
Esteve em Santa Maria da Boa Vista (a 653 quilômetros do Recife), e também em Serrita, a 544 quilômetros da capital. No primeiro, Raquel marcou presença no sábado, tornando-se primeiro chefe de executivo a participar da Serenata da Recordação, evento que acontece tradicionalmente na cidade sertaneja, às margens do Rio São Francisco, e que atrai grande quantidade de turistas de estados vizinhos. No segundo, prestigiou a tradicional Missa do Vaqueiro, que entrou em sua 55ª edição em 2025.

Em Santa Maria da Boa Vista, ela tinha mais do que razão para estar lá, como governadora. “Pela primeira vez o Governo de Pernambuco está patrocinando a Serenata da Recordação, e eu quero poder vir aqui todos os anos para enaltecer a nossa cultura cada vez mais”, informou. A Serenata é um bonito evento. Os músicos usam roupas brancas, calças com suspensórios e chapéu branco. Desfilam pelas ruas da cidade resgatando a tradição de saraus e serestas, e executam repertório de grandes e românticos sucessos, principalmente aqueles dos século 19 e 20,espalhando nostalgia.
A gestora estadual destacou a tradição da identidade musical local e reforçou o compromisso do Governo de Pernambuco em apoiar eventos culturais em todas as regiões. “Este evento é um mergulho no século 19, é muito lindo de ver uma tradição que se renova a cada ano. Essa festa é a cara do nosso povo, vemos aqui pessoas de todas as idades, de outros estados e isso tudo serve para fortalecer o nosso calendário cultural, gerando emprego e renda”.

Conhecida como “terra da serenata” – o que é muito bom – Santa Maria da Boa Vista era famosa no passado pela plantação de cebola e também por estar incluída no então chamado “Polígono da Maconha”. Mas agora o destaque é não só seu secular casario, como a retomada da tradição de realizar cortejos pelo casario antigo da cidade em 1999. A iniciativa reúne pessoas de todas as idades, que com tradicionais chapéus percorrem o sítio histórico entoando canções antigas e, em sua maioria, românticas. O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, falou sobre a relevância do evento para a população do Sertão.
“A Serenata da Recordação ganhou uma dimensão muito grande, por isso que para nós é muito importante essa parceria com o Governo do Estado, que nos ajuda a realizar uma festa ainda mais bonita. Conseguimos inserir este evento no calendário de férias não só dos moradores da cidade, mas também das pessoas da região”, afirmou. No domingo, Raquel esteve em Serrita, onde participou, montada a cavalo, do cortejo de vaqueiros que antecede a realização da Missa do Vaqueiro, que entrou hoje em sua 55ª edição. Ao seu lado, a Vice Governadora Priscila Krause. Em Serrita, Raquel chegou acompanhada de seis deputados estaduais, 13 prefeitos – todos sertanejos – e seis ex-prefeitos. E as informações sobre sua presença na Missa foram distribuída pelo PSD.
Veja um lance da Serenata das Recordações, disponível no Youtube
Leia também
Festival Pernambuco meu país terá 900 atrações e chegará a 10 cidades
Fora do Festival de Inverno, governo anuncia Pernambuco meu país
Caixa de Leitura chega a Caruaru, no Festival Pernambuco meu país
Festivais: Tramas Negras no Recife e Pernambuco meu país em Serra Negra
Data Magna: Pernambuco meu país, hino e fantasias no carnaval
Bandeira de Pernambuco inspira fantasias, estampas e acessórios
Eleições: festivais viram disputa entre grupos políticos do estado
Carnaval virou disputa para marcar território (político) no Recife
João Campos e Raquel Lyra querem mostrar cada qual o “melhor carnaval”
João Campos e Raquel Lyra disputam público com concertos em horários iguais
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Janaína Pepeu (Secom PE) e PSD

Que bonita a Serenata da Recordação!
Bom saber que a governadora tem prestigiado e incentivado inúmeros eventos culturais do estado esse ano. Mas é importante salientar que essa participação seja constante,não apenas como palanque eleitoral visando as próximas eleições. E que ela tenha o mesmo empenho na resolução dos graves problemas que dominam o estado como segurança, educação e saúde.