Quiosques demolidos em Boa Viagem

Compartilhe nas redes sociais…

A praia de Boa Viagem – Zona Sul do Recife – é um dos principais cartões postais da cidade. Mais do que isso. É o bairro onde se concentra a maioria dos hotéis da capital pernambucana e também funciona como uma espécie de porta de entrada, para quem desembarca no Aeroporto dos Guararapes. Tem muita gente que vai se hospedar em outros locais, mas pede ao motorista de táxi ou de aplicativo, para vir pela beira-mar, para curtir a vista de areias brancas e oceano azul. O problema, no entanto, é que os quiosques do calçadão estão em petição de miséria. Lona rasgada, portas arrancadas, são alvo de falta de manutenção e do vandalismo. Na pandemia, ainda na gestão passada, a situação se agravou. Até os bancos em concreto do calçadão estavam em ruínas, conforme acusou aqui o #OxeRecife.

Felizmente, os bancos já foram reformados. Segundo a Emlurb, com materiais mais resistentes que os anteriores, que se deterioravam facilmente, deixando até mesmo as ferragens à mostra. Um perigo para os banhistas, conforme mostramos nesse espaço. Mas os quiosques… havia muitos como esse aí da foto.  Se a situação já estava ruim como ocorria com quase tudo na gestão passada, piorou com a pandemia. As obras de reforma, finalmente, já começaram. Pelo menos isso. No final de semana, o prefeito João Campos (PSB), vistoriou os trabalhos de construção dos novos quiosques da orla de Boa Viagem e Pina.  De acordo com a prefeitura, eles ficarão 15% mais baratos em relação ao valor de referência. “O Executivo Municipal investirá cerca de R$ 8,6 milhões na construção das novas estruturas. Com uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões para o cofre municipal, as obras serão realizadas com a mesma qualidade do projeto aprovado pela Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), ainda em novembro do ano passado”

Prefeito João Campos vistoria obras para renovação dos quiosques da orla, na Zona Sul.

As obras dos novos quiosques estão sob a coordenação geral do Gabinete de Projetos Especiais e contam com a parceria da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento. No momento, no entanto, só seis dos 60 já estão em obras. Segundo o Prefeito, a  requalificação de todos os quiosques será realizada até o final do ano. Aliás, a construção. Pois todos serão demolidos.  A orla conta com 60 espaços e o plano prevê a intervenção em 10 etapas, ao longo de aproximadamente um ano, com obras acontecendo simultaneamente em seis quiosques por vez. Assim, os seis primeiros isolados para início das obras são os que estão em estado de conservação mais precário, seguindo a direção Boa Viagem/Centro do Recife. 

A construção de quiosques mais seguros, era uma velha reivindicação dos comerciantes da Orla, que viviam sujeitos à insegurança e a constantes arrombamentos.  Com a pandemia, a situação se agravou, e os quiosques ficaram em petição de miséria mesmo. Alguns foram até abandonados pelos comerciantes. “Os novos quiosques terão tamanho padrão de 39,8 metros quadrados de área coberta, sendo 12,14 metros quadrados de área interna – maiores que as estruturas atuais. A ideia do projeto é realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida – mantendo aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade”, informa a PCR. “O sistema de lajes de concreto de alto desempenho vai garantir segurança e durabilidade aos quiosques, além de facilitar a manutenção. A acessibilidade está contemplada no projeto – os equipamentos têm previsão de balcão acessível para atendimento de cadeirantes. O projeto terá forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade. A laje plana projetada dialoga com a linha do horizonte da praia”. É esperar para ver….

Leia também
Boa Viagem: Letreiro Oxe é repaginado 
Boa Viagem: Relíquias  da década de 1940 à beira- mar são repaginadas
Abandonada na pandemia, Boa  Viagem corre corre atrás do tempo perdido
Boa Viagem ao Deus dará
Boa Viagem é abandonada e quiosques são pilhados
Boa Viagem e nova normalidade: limpeza, silêncio e “paz”
Banho de mar e comércio nos quiosques são liberados
Isolamento deixa areia limpa e sem poluição
Liberadas atividades esportivas
Boa Viagem ainda deserta e sem direito a banho de mar
Boa Viagem abre amanhã mas sem direito a cadeira nem banho de mar 
Cachoeira diverte em Boa Viagem
Boa Viagem tem “Xodó”
Boa Viagem: Asfalto agora tem “dono”
Boa Viagem ganha exposição de fotos
Boa Viagem tem língua negra
Boa Viagem tem esgoto na areia
“Me chama de lagartixa”
O medo do “tubarão” da areia
No feriadão, cuidado com o tubarão
Água no umbigo, sinal de perigo
Boa Viagem ou Bocagrande?
Comer lagosta ovada é não ter coração
Praia do Porto da Barra paraíso urbano
Viaje pelo Brasil Selvagem, Costa Brasileira sem sair de casa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e  Rodolfo Loepert/ PCR Imagem

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.