Se você cansou da selva de pedra, do trânsito maluco e do corre-corre da semana no Recife, aproveite o sábado para mergulhar em um passeio bucólico, pela Zona da Mata de Pernambuco. Com direito a trilhas pelo canavial, alimentação sadia e ainda visitas – com banhos opcionais – em cachoeiras. É o que está ofertando o Toyota Safari, cuja próxima excursão ocorre no dia 14 de janeiro. O grupo sai, logo cedo, do lado Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco. Depois, percorre 80 quilômetros de estrada, até o município de Primavera, já pertinho da Região Agreste. O percurso é feito por motoristas profissionais, habilitados e acostumados tanto às rodovias quanto às estradas de terra que compõem a aventura.
Primavera tem na atividade agrícola e canavieira sua mais importante fonte de renda para os moradores. Mas é sua riqueza natural que a torna conhecida. Dispõe de áreas remanescentes de Mata Atlântica, nascentes e cachoeiras formadas no percurso do Rio Ipojuca. Seu Parque Ecoturístico da Cachoeira do Urubu, com queda d’água de 70 metros de altura, é um dos pontos mais procurados em Pernambuco para a prática do rapel. Durante mais de quinze anos, esse passeio era comandado por Isaac Barros, que prestava serviço a agências de turismo receptivo do Recife. A excursão era procurada sobretudo por europeus, principalmente belgas e italianos. Na época, o fotógrafo João Carlos Mazella acompanhava os grupos, para documentar as viagens. Hoje Isaac reside em Primavera, onde tem restaurante para receber os turistas. E Mazella – agora adotando o nome do seu novo credo religioso, Veetmano Prem – é quem leva os grupos para Primavera.
A primeira parada é logo no Centro da cidade, onde o senhor Hamilton, do restaurante O Castelão dá as boas vindas aos visitantes com um delicioso suco de fruta feito na hora, doces e bolachas. É o começo da aventura rural. Lanche feito, a primeira incursão é ao universo produtivo da zona rural, com a visita à feira livre de Primavera. ” Das feiras livres surgiram praticamente todos os povoados e cidades da região. A autorização era dada por decreto régio e dessas aglomerações de comércio e produtores, surgiram os povoados, vilas e cidades de Pernambuco e de todo Nordeste. Conhecer a feira livre de cada cidade do interior é um passeio pela história e pela cultura de nosso povo”, conta Isaac.
Depois da feira, vêm as trilhas rurais. E a próxima parada é no Parque Ecoturístico Cachoeira do Urubu. Caso o turista queira praticar rapel, deve avisar previamente à organização. Infelizmente banho não é recomendado no local, devido à poluição do Ipojuca. Em seguida, o grupo irá à Cachoeira do Convento, composta por várias quedas d’água, com grande lago natural e trilhas pela Mata Atlântica. Ao lado da cachoeira, fica o Restaurante Moquém, onde a culinária da região é apreciada em seu melhor momento. Moqueca de peixe, feijoada, churrascos e saladas compõem o cardápio do restaurante, administrado por Isaac Moquém, chef culinário, empresário, historiador e uma espécie de desbravador da região.
“Fizemos esse roteiro durante anos, mas voltado apenas para turistas estrangeiros. Agora resolvemos mostrar esses tesouros naturais e culturais para as pessoas do Recife e cidades vizinhas, como Olinda, Paulista e Jaboatão. Ou seja, repetir o percurso, mas para que os próprios pernambucanos tenham a oportunidade de vivenciar essa riqueza natural que lhes pertence”, diz Mazella. Ou melhor, Veetmano.
Serviço:
Valor por pessoa R$ 120,00 (Com direito a almoço, café no Castelão e lanche no Caldo de Cana)
Contato: Veetmano , telefones (81) 3221 4488/9.9704 0491, ou pelo WhatsApp
Acesse o evento no FaceBook: Toyota Safari na Zona de Pernambuco
Programação:
Saída do Recife (7h30m), chegada em Primavera (8h30m), feira livre (9h), Parque Ecoturístico Cachoeira do Urubu (10h), Mirante da Pedra Branca (12h). Em seguida, Cachoeira do Convento, trilhas, receptivo e almoço no Restaurante Moquem (a partir das 13h). A saída de Primavera ocorre às 16h, com chegada prevista no Recife às 17h.
(Texto: Letícia Lins / #OxeRecife)
Fotos: João Mazella (Veetmano Preem) / Divulgação
Acesse sempre o oxerecife.com.br, um blog a serviço da cidade e de sua gente.