Que tal turismo nos morros coloridos?

Compartilhe nas redes sociais…

Já está no tempo do Projeto Olha! Recife (que é oficial)  e também da iniciativa privada começarem a organizar passeios para que as pessoas conheçam melhor os morros da Capital. Ainda mais agora, que muitos deles ganharam alegre colorido, através do Programa Mais Vida Nos Morros, que mudou a paisagem de oito altos da Capital, entre eles Córrego do Jenipapo, Mangabeira, Santa Isabel, Sítio dos Pintos. A intervenção mais recente ficou pronta no final de semana.

É na Rua Vitoriana, em Beberibe, na qual cem famílias foram beneficiadas e ganharam até uma cantata natalina. A ação conta com participação da comunidade para a transformação dos espaços com pinturas, arte e cuidados de meio ambiente. Na via contemplada pelo programa, cerca de 100 famílias foram beneficiadas. Para que o trabalho não se limite às paredes, os moradores aprenderam a técnica da compostagem para implantação de hortas. O Prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), esteve no local com toda a família. Até o momento, 13 mil recifenses foram beneficiados com o Mais Vida nos Morros.

Na Zona Norte, já entraram no Programa o Alto do Maracanã (Dois Unidos), Córrego do Jenipapo, Mangabeira/ Alto José do Pinho, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, São Brás (em Sítio dos Pintos) e Beberibe. Na Zona Sul, entrou no Programa Ibura/ Três Caneiros. Locais onde havia acúmulo de lixo viraram áreas de lazer, convivência, contemplação e contam com hortas ou parklets. Algumas dessas comunidades estão trabalhando com minhocários, para adubar suas hortas comunitárias.

“Nossa rua ficou linda depois dessa intervenção das pinturas”, comemorou a aposentada Maria de Lourdes, moradora do local há mais de 40 anos. O Programa é feito em parceria com a Tintas Coral. Já estive em algumas dessas áreas nas minhas caminhadas – Jenipapo, Mangabeira, Alto Santa Isabel e Morro da Conceição – e  realmente vale a pena visitá-los. Mas tirando o Morro da Conceição (onde já existe toda uma economia devido ao Santuário que atrai romeiros e movimentam o comércio local) não vi mudança significativa no que diz  respeito à geração de renda. Em algumas áreas, vi iniciativas tímidas de venda de lanches, doces, como no Jenipapo. Com turismo criativo lá em cima, a coisa ficaria melhor para os moradores de altos beneficiados.

Leia também:
Vá de bike com a La Ursa Tours
Nova fase para o Mais Vida nos Morros
Morros começam a ganhar hortas
Novas cores dão vida à Mangabeira
Morro da Conceição no Olha! Recife
Parkelet popular  na Estrada do Arraial
Santuário se veste de azul e Branco
A paisagem colorida do Córrego do Jenipapo

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Andrea Rego Barros/ Divulgação/PCR

Continue lendo

O #OxeRecife deseja paz e um tranquilo “mar de rosas” em 2026 para todos

Veja as novidades da Virada Recife 2026. Grupos culturais ficam de fora

Está faltando verde no Parque Linear na Bacia do Pina ou é impressão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.