Projeto Flora Brasil: País biodiverso tem quase 50 mil espécies de plantas

Compartilhe nas redes sociais…

Pensem em uma biodiversidade… Há botânicos europeus que  espantam-se ao encontrar em apenas um local do Brasil – como o Pico das Almas, na Chapada Diamantina (BA) –  quantidade maior de espécies da nossa flora do que o total de plantas existentes e catalogadas em países como a Inglaterra, por exemplo. O que dizer, então, do Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica,  Pampa,  Amazônia?  E da Caatinga, que é um bioma único no mundo?  No Planeta, há mais de 350 mil espécies vegetais, das quais cerca de 49 mil 979 ocorrem no Brasil, país que tem uma flora das mais diversas e ricas do mundo, fato reconhecido por cientistas de todo o planeta. Agora, toda essa riqueza é alvo do maior e mais completo estudo sobre as plantas do país, o Projeto Flora Brasil 2020.

Desde o século 19, a flora brasileira não era alvo de projeto tão abrangente.  O Flora Brasil 2020 é coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em  Pernambuco, quem teve participação ativa  na pesquisa foi o Jardim Botânico do Recife (JBR), tido como o melhor do Nordeste e avaliado como um dos cinco melhores do Brasil, com seus  113 hectares de área e oito jardins temáticos (palmeiras, bromélias, cactos, flores tropicais, plantas medicinais, orquidário, jardim sensorial e jardim dos biomas). O JBR ajudou na pesquisa que durou quase doze anos, descrevendo 349 espécies de doze gêneros de plantas das famílias das bromélias e gramíneas.  Ameaçadas, as bromélias inclusive são alvo  no JBR de trabalho de reintrodução à natureza.

Segundo o biólogo e analista ambiental do JBR, Jeferson Maciel, os números podem  crescer com as atualizações do banco de informações. Ele também destaca a relevância da pesquisa para a conservação da biodiversidade. “Os próximos passos consistem em preencher as lacunas que ainda existem no projeto e acrescentar as novas espécies que são continuamente descobertas todos os anos. O Flora do Brasil tem o intuito de compor um inventário virtual completo aberto ao público que serve de apoio a pesquisadores do mundo todo interessados na biodiversidade da flora nacional, dados valiosos que nos ajudam a conservar e entender melhor as nossas riquezas e biodiversidade”. O JBR contribuiu na transferência das informações para a plataforma de TI da base de dados digitais do Flora Brasil. Desse modo, as informações preenchidas nessa base estão sendo disponibilizadas para a comunidade científica e para o público em geral.

Entre 2016  e 2020, mais de 989 cientistas brasileiros e estrangeiros compilaram dados sobre classificação, distribuição e características morfológicas e ecológicas de 49.979 espécies de plantas do Brasil (nativas, cultivadas e naturalizadas). Entre estas, 4993 de Algas, 35539 de Angiospermas, 1610 de Briófitas, 6320 de Fungos, 114 de Gimnospermas e 1403 de Samambaias e Licófitas. O Flora do Brasil é o resultado do compromisso do Brasil com a Estratégia Global para a Preservação de Plantas (GSPC), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).   Com flora tão rica, o Brasil estava mesmo precisando de um levantamento dessa natureza, até porque  são muitas as plantas ameaçadas de extinção no país, e não há nenhuma política consistente no governo federal para  proteger a natureza. Ao contrário, o que se vê é destruição de matas, muita  grilagem e tolerância à ação ilegal de madeireiras.

Além disso, o Brasil e o mundo nunca assistiram a um desmonte tão grande e descarado dos mecanismos de proteção ambiental do país, o que tem sido feito sistematicamente desde que o ex capitão assumiu a Presidência (aliás, não sei de bom o que ele tem feito).  E os resultados aparecem em números  que mostram que o  país foi vítima dos maiores desmatamentos dos últimos quinze anos. Quando se vai no ranking de países que mais desmatam no mundo, o nosso – vergonhosamente – está sempre entre os primeiros.  Então, palmas para o Flora Brasil.

Todo o material catalogado está disponível gratuitamente ao público (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil/ConsultaPublicaUC/ConsultaPublicaUC.do#CondicaoTaxonCP ) , útil não apenas a pesquisadores mas a qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre a flora nacional e sua imensa diversidade.

Leia também
Bromélias raras no Jardim Botânico
Bromélias são reintroduzidas no Jardim Botânico
Jardim Botânico abre com Arena Arbo
Jardim Botânico inaugura Arena
Isolamento: Jardim Botânico virtual
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica 
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços

Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza
Uma explosão de vida entre as rochas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  JBR / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.