Projeto na Rua da Aurora não contempla lado da Boa Vista. Só Santo Amaro

O quebra quebra está grande, mas a Prefeitura garante que a Rua da Aurora vai ficar melhor, com o Projeto Cais da Aurora. Algumas obras, inclusive uma pista de skate, já haviam sido anunciadas na gestão anterior.   O Projeto prevê intervenções no trecho  localizado às margens dos rios Capibaribe e Beberibe, ao longo do cais da Rua da Aurora (entre a Ponte Princesa Isabel e a Ponte do Limoeiro). E também e o Cais Sinhá de Menezes, na Avenida Artur Lima Cavalcanti, entre a Ponte do Limoeiro e a Vila Naval. Resta saber porque não se faz uma obra completa ao longo de toda a Aurora, cujas calçadas e jardins estão bem detonados, no bairro da Boa Vista.

Ali, bem pertinho do Cinema São Luiz e da esquina com a Rua da Imperatriz, bem que poderiam ser feitas várias melhorias, até pela importância daquele pedaço da via para a história da cidade. Por enquanto, a julgar pela pela informação divulgada nesta segunda-feira, “a iniciativa vai repaginar um dos cartões postais mais bonitos e importantes do Recife, em Santo Amaro”. De acordo com o Prefeito João Campos (PSB), além da criação do Skate Park, a “nova” Rua da Aurora contará com a construção de espaços de convivência, requalificação do cais e ainda das calçadas. O investimento é de R$ 6 milhões e as obras serão executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (Urb). A primeira etapa do projeto já está em andamento. A secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, comentou que a obra foi dividida em sete varandas. “As duas, que já estão sendo implantadas, terão alguns equipamentos como o Parcão e o Skatepark, entre outras requalificações, como o passeio que já está sendo melhorado tanto fora quanto dentro do trecho”.

Cais da Aurora está em obras, e iluminação será substituída por lâmpas de Led. Temor é que essas luminárias ceda lugar a monstrengos de ferroque vêm sendo colocados na cidade.

Também disse que a iluminação “vai ser estabelecida, pensando tanto na segurança quanto no conforto de quem utilize esse espaço”. É aí que mora o perigo do atentado estético. O Recife tem três áreas de cais que se assemelham, com suas icônicas luminárias: Cais Estelita, Aurora e Jaqueira. Este último foi totalmente descaracterizado, pois suas clássicas luminárias foram substituídos por grotescos lampiões de ferro que só contribuem para violentar a paisagem do Recife, e que já estão presentes não só nas margens dos rios, como também em praças, pontes e até em áreas históricas como o Sítio Trindade. Tudo em nome da modernização, para uso de lâmpadas de LED, sistema que também será implantado na Aurora.  O órgão responsável pela implantação dos monstrenguinhos foi a Emlurb, justamente na gestão Marília.  “Além disso, as duas varandas serão beneficiadas com a instalação de novo mobiliário para favorecer a contemplação do rio e de novos postes com iluminação em LED”.

E é justo iluminação em LED que preocupa, pois ao invés de se usar a  tecnologia para adaptar o novo sistema aos que já existem – pelo menos em locais históricos e cartões – postais, percorre-se sempre o caminho mais fácil. Destruir tudo e botar um novo, geralmente com qualidade bem inferior ao anterior. Em nome da modernização, infelizmente, o Recife já perdeu boa parte do seu patrimônio histórico e arquitetônico, e também da sua identidade. E uma dessas perdas ocorre exatamente nos postes decorativos, que remontam ao nosso passado. Fiquem de olho. Vejam como são as luminárias tradicionais que, em qualquer parte do mundo, seriam mantidas. Tecnologia, dizem os entendidos, há, para adaptá-las. Vamos ver o que acontecerá com as da Aurora. O #OxeRecife torce para que sejam mantidas.  Porém, achamos difícil que permaneçam. É só ver o que acontece no resto da cidade.  Além de mudanças na iluminação, haverá: “incremento na arborização, áreas para piquenique, requalificação dos decks, ampliação da borda do cais,equipamentos de lazer e contemplação, área para requalificação infantil, requalificação da ciclovia que passa ao lado da pista,  implementação de nova área comercial”. Entre outras coisas.

Nos links abaixo, você lê outras informações sobre a Rua da Aurora e sobre o caso das luminárias tradicionais e as lampiões de LED.

Leia  também:
Sessão Recife Nostalgia:  Rua da Aurora, Sorveteria Gemba e Cine São Luiz 
Aurora vai ganhar novas áreas de lazer e pista de skate
Aurora de Estrelas para moradores de rua da Aurora
Lembram do fícus da Rua da Aurora?
Fícus assassinado tem reposição
Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Risco de travessia na Rua da Aurora
Urbe-se movimenta a urbe recife e Rua da Aurora
Aurora dos carnavais na Rua da Aurora
Quando a Aurora vira Aurore
Aurora Dia e Noite, uma lady
Parem de derrubar árvores (45)
Lembram do ficus da Aurora?
Ficus assassinado tem reposição
Parem de derrubar árvores (na Rua da Aurora)
Detonadas as margens do Capibaribe
Ginásio Pernambucano no Olha!Recife
Cais da Jaqueira requer manutenção
Novas luminárias de Led. Por que desfigurar nossas praças?
Praça José Vilela não é mais assim. Sofreu um atentado estético
O Recife está ficando sem elas
De olho nas luminárias da Bom Jesus
Apipucos: Adeus às antigas luminárias
Vamos salvar o centro do Recife?
Joao Campos, se eu fosse você…
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Atentado à estética no Boulevard 
Recife se  prepara para os 500 anos
O charme da Rua do Bom Jesus
Aluga-se um belo prédio na Bom Jesus
Bom Jesus ganha moldura para selfies
Re-Use no Inciti, na Bom Jesus, 191
Pobre Recife. Será que isso vai mudar?
O Recife da paisagem mutilada
Fonte luminosa na Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Marcos Pastich / Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.