Produza seu fertilizante e garanta a colheita da horta urbana ou doméstica

Sabe aquelas cascas de frutas e verduras, de ovos, ou mesmo o filtro de papel poroso com borra de café, que você joga no lixo? Podem ser totalmente aproveitados para produção de fertilizante natureba para fortalecer as plantas do jardim, da varanda ou mesmo da horta doméstica. É aquele processo que chamamos de compostagem, já muito em prática entre os adeptos da lavoura orgânica e que vem ganhando espaço cada vez maior entre as famílias que cultivam modelo de vida mais saudável. Estamos na Semana Internacional de Conscientização da Compostagem, sendo este um momento, portanto, para uma discussão sobre o assunto. E o #OxeRecife pega dicas com o engenheiro agrícola ambiental André Cardim, que atua como voluntário no Coletivo Jardim Secreto, no Poço da  Panela, ensinando a técnica da compostagem aos “jardineiros” que cuidam no local.

O Jardim Secreto fica ao final da Rua Marquês de Tamandaré, à margem do Rio Capibaribe. E lá estão instalados coletores de resíduos, para produção de biofertilizante.  Para assinalar a Semana Internacional de Conscientização da Compostagem, Cardim está recebendo pessoas interessadas na experiência do Coletivo, com visitas guiadas. Lá chegando, os visitantes ganham informações sobre a importância da compostagem com o próprio Cardim. E a arquiteta Bárbara Kreuzig explica como surgiu o Coletivo e como surgiu o Jardim Secreto. Ela é voluntária do JS e uma das responsáveis pela implantação daquele que virou exemplo de recuperação de área urbana degradada, por iniciativa da própria comunidade.  Para os que não sabem: O JS é uma área verde que foi construída por esforço dos próprios moradores do Poço da Panela em um terreno de 3 mil metros quadrados, que vivia cheio de lixo, metralhas, até animais mortos. Os moradores se apropriaram do terreno devoluto e abandonado pelo poder público, e o transformaram em  um centro verde de convivência, com canteiros floridos, horta e até pomar. E usam a compostagem para “adubar” o solo.

Semana Internacional da Compostagem é comemorada com visitas ao Jardim Secreto, no Poço da Panela

Entre os dias 2 e 7 de maio, comemora-se a Semana internacional de conscientização da compostagem. Por esse motivo, Cardim está convidando: ” Faça o agendamento para conhecer o Jardim Secreto e aprender técnicas de compostagem para transformar seus resíduos orgânicos em composto vivo. No Jardim Secreto do Poço você vai conhecer como a destinação correta dos resíduos orgânicos pode produzir alimentos para contribuir na soberania e segurança alimentar”. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (081) 996524662.  E agendamento pode ser feito  em rede social do próprio Jardim Secreto. https://instagram.com/jardimsecretodopoco?igshid=YmMyMTA2M2Y.

Cardim estudou na Universidade Federal Rural de Pernambuco e viu no Jardim Secreto uma boa oportunidade para colocar em prática o que aprendeu, orientando os “jardineiros” para a produção de biofertilizante, obtido a partir de restos de alimentos. Ele pede que a comunidade entregue os resíduos no JS, aos sábados, quando é maior o número de voluntários no local.  Para a produção, são aproveitados pallets e até carcaças de geladeiras que foram recolhidas boiando no Rio Capibaribe. Quem quiser conhecer o processo é só fazer o agendamento. As inscrições estão abertas. Além disso, Cardim possui uma empresa de consultoria ambiental, a Cria Verde. Ele orienta na jardinagem, na implantação de hortas domésticas ou comunitárias, na compostagem para produção de biofertilizantes.

Também presta consultoria  na gestão de resíduos secos e molhados em condomínios. E leva o serviço a escolas, como o Instituto Capibaribe, colégio conhecido por estar sempre na vanguarda dos métodos de educação. Pelo que ele conta, não é difícil a implantação de composteiras domésticas.  Uma composteira – baldes preparados para o processo – custa R$ 250.  Mas ele fornece, também, matérias secas  (pó de serra, cavaco), que são necessárias  à composteira. E até minhocas. O valor inclui  a consultoria até que  o dono da “fábrica” de biofertilizante já tenha autonomia de produção. A quantidade de kits para depósito de material orgânico (que será utilizado para “adubar” jardins, hortas, canteiros) varia de acordo com tamanho da família.  É isso aí. Sustentabilidade! À medida que se aproveita o lixo orgânico, evita-se a produção de chorume que tanto já poluiu nosso meio ambiente, incluindo nossos rios, a partir de lixões inadequados e hoje legalmente proibidos, mas que ainda marcam presença em várias partes do país. Inclusive no nosso estado.

Entenda mais, vendo o vídeo com André Cardim:

Leia também
Jardim Secreto se amplia. Exemplo de trabalho e esforço coletivos
Semana do Meio Ambiente: Jardim Secreto, cidadania e respeito à natureza
Botaram fogo no Jardim Secreto, mas bombeiros apagaram as chamas
Jardim Secreto completa três anos: esforço coletivo, mudança e resultado
Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Jardim Secreto: união, força e resultado
História do Jardim Secreto para crianças 
Sementes que brotam na Zona Norte
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto faz um ano com festa
Primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Gentilezas urbanas do outro lado do rio
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz festa no Poço
Luminárias de PET com Energia eólica
Jardim Secreto faz festa no Poço
Rede Carrefour adota compostagem
Ventos que transformam, no Agreste 
Encontro Quintais do Capibaribe valoriza hortas comunitárias

Serviço
Evento: Semana Internacional de Conscientização da Compostagem
Quando:  2 a 7 de maio
Onde: Jardim Secreto, no final da Rua Marquês de Tamandaré, Poço da Panela (`margem do Capibaribe)
Como: Visitas guiadas com André Cardim (compostagem) e Bárbara Kreuzig (que relatará como surgiu o Jardin Secreto) @jardimsecretodopoco
Quando: Por agendamento
Onde agendar: https://instagram.com/jardimsecretodopoco?igshid=YmMyMTA2M2Y

Consultoria
Cria Verde
E-mail: criaverde.organica@gmail.com
Telefone: 81 – 988412618
@cria.verde (instagram)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Cria Verde / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.