Merecem. Do jeito que a nossa agricultura está contaminada por agrotóxicos, muitos deles proibidos em outros países, não é à toa que os quintais agroecológicos do Cariri do Ceará tenham sido o grande destaque do Prêmio Inovação Social Amanco Wavin no ENEB 2021. O projeto arrebatou o primeiro lugar no concurso promovido pela multinacional, cujos resultados acabam de ser anunciados. O prêmio não é tão grande, R$ 8 mil. Mas é um importante reconhecimento que vale muito mais do que dinheiro. O escolhido foi o projeto Bio+, criado pelo Time Enactus, da Universidade Federal do Cariri/ CE.
O projeto é super oportuno. Não só por defender alimentação saudável, mas também por proporcionar segurança alimentar, diante da disparada dos preços de alimentos, incluindo hortaliças e proteínas animais, como o ovo e o leite. A premiação foi anunciada durante o segundo dia do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2021, realizado no formato on-line. O projeto dos estudantes cearenses criou um plano para aumentar a oferta de alimentação orgânica de qualidade naquela região daquele estado, normalmente prejudicada com as secas. A equipe criou quintais produtivos cem por cento agroecológicos.
E também capacitou os produtores para todos os processos da cadeia – desde o cultivo até o manuseio das tecnologias. Para conquistar esse resultado, as equipes finalistas tinham como desafio utilizar os produtos da Amanco Wavin de forma inovadora em seus projetos, “sempre com o viés sustentável em prol da melhoria social de uma comunidade”. Para isso, cada time recebeu os produtos necessários e a orientação de especialistas da empresa para o desenvolvimento de cada iniciativa.
Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin atua nos mercados predial e de infraestrutura. E é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC (em 1955) em Zwolle, na Holanda. Hoje, a Wavin está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Com mais de 12.000 funcionários em mais de 40 países, a Wavin faz parte da Orbia. Esta é uma comunidade de empresas, listada na Bolsa Mexicana de Valores (BMV), e que encerrou o ano de 2020 com receita anual consolidada de US$ 6,4 bilhões de dólares. Muito positivo que grandes corporações tomem iniciativas para estimular produção saudável de alimentos, voltados para famílias de baixa renda.
Leia também
Mais alimentos saudáveis em Pernambuco: 120 feiras agroecológicas
Pernambuco tem o maior movimentos de feiras orgânicas do Nordeste
Faça a feira sem veneno
Com tantos venenos liberados no Brasil, cuidado com o que você come
O Brasil está virando o rei do veneno
Fome, tortura, veneno e maniqueísmo
Agricultura, veneno e genocídio
A fome no Brasil é uma mentira
A fome no Brasil é uma mentira?
A mentira da fome e a realidade no lixão do Sertão que comoveu o Brasil
Casa Forte: Atrapalho em feira orgânica
Para tocar o coração das pessoas
Casa Forte sem feira paralela
Reforço para pequenos produtores
Hortas orgânicas crescem nas escolas
Uso de agrotóxicos provocam intoxicações e suicídios em Pernambuco
Refazenda lança Coleção Cor de Agrião em feira de produtos orgânicos
Festivas, feirinhas estão de volta
Culinária sustentável: Iguarias com casca de banana
Ventos que transformam no Agreste
Joaninha: Controle biológico de pragas na agricultura
Cursos: Hortas urbanas
Morros começam a ganhar hortas
Hortas comunitárias ganham ajuda de fundo ambiental
Apipucos ganha farmácia viva
Jardinagem para quem gosta de flor
Flores, bromélias, suculentas, ervas medicinais, onde comprar
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: UFCA/CE/ Amanco Wavin