Pena que o tempo não está essas coisas. Na sexta-feira (27), por exemplo, o dia prometia, e deu até vontade de ir à praia, com sol tão lindo e céu azul. Mas de repente, tudo virou e entramos em uma tarde chuvosa, com possibilidade de mais chuvas à noite. Isso, no entanto, não impede que o Projeto Praia sem Barreiras esteja em clima de festa, na véspera de São Pedro. É que nesse sábado (28), pessoas com deficiência que costumam tomar banho de mar na praia de Boa Viagem terão café da manhã, “temperado” com canjica e forró pé-de-serra. A comemoração, que é gratuita e aberta ao público, acontece entre 9h e 12h.

O evento também vai contar com a presença da Rainha e do Rei do Milho da Pessoa Idosa. Eles foram eleitos em concurso inédito, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife, no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, no dia 10 de junho. A realização da festa do sábado é da Prefeitura do Recife, por meio da SDHJ, com o objetivo de promover cultura, lazer e acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e seus amigos e familiares. . “A iniciativa garante música, banho de mar assistido e estimula o convívio social entre os participantes. Convidamos todos a participarem desse momento de celebração com inclusão e respeito”, afirma Marco Aurélio Filho, Secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife.
O evento é a primeira edição do São João de Direitos, iniciativa do Praia sem Barreiras, que terá “arraiá” na areia, com comidas juninas, muita alegria, música e banho de mar acessível. Em 2025, o São João de Direitos no Recife apresentou uma série de iniciativas de caráter inclusivo. “Além de eleger a Rainha e o Rei do Milho da Pessoa Idosa, disponibilizamos Central de Direitos Humanos no Sítio Trindade, equipes itinerantes, audiodescrição, interpretação em LIBRAS e abafadores de ruídos nos shows”, lembra o Secretário.
Criado em Pernambuco a partir de 2013 – através de parceria entre Governo de Pernambuco (Empetur), Prefeitura e iniciativa privada – o projeto Praia sem Barreiras consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar.
O horário de atendimento é das 8h às 13h, e ocorre às sextas, sábados, domingos e feriados na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. Porém a atividade pode ser suspensa, em caso de grande volume de chuva ou maré alta (o que inviabiliza o serviço). Não é preciso agendamento prévio. É chegar, e curtir. Tanto nos dias comuns, quando na festa de hoje. Inicialmente implantado no Recife, o Praia sem Barreiras expandiu-se a outras cidades do Litoral e foi copiado até em outros estados, pelo seu caráter inclusivo.
Leia também
Sexta-feira de festa do fogo, forró e ciranda
Pátio de São Pedro está pronto para a festa, mas entorno requer cuidado
Ibura brilha no concurso de quadrilhas
São João: Veja o que vai rolar no Recife, Olinda, Zona da Mata e Agreste
Lumiar, do Pina, ganha concurso de quadrilhas pela oitava vez
São João transforma o Recife em arraial grande e coletivo
O forró não pode parar nem se o sanfoneiro cochilar. Viva São João
Recife Junino Nossa Raiz: Sítio da Trindade, Av Rio Branco, Parque das Graças
Sexta-feira imprensada e movida a muito forró e arrastapé
Sanfônico arraial do Sítio da Trindade fica sinfônico com concerto dia 19/6
Agende-se: Encantadora, Procissão dos Santos Juninos será na quarta,18
Ciclo junino: Desfile de bandeiras no centro e quadrilhas no Sítio
Trem do forró abre sua 35ª temporada e esgota ingresos dos dias 7, 14 e 21
Caminhada do Forró e quadrilhão no Centro e concurso de quadrilhas no Sítio
Conheça melhor os três homenageados do São João 2025 no Recife
Capital inverte a lógica e faz a diferença com festa junina em clima de interior
Mundo Bita entra em clima de São João
Cachês juninos: Ministério Público cobra transparência
Ministério Público de olho na gastança das prefeituras com cachês juninos
Idosos: Prêmio de R$ 2 mil para o Rei e rainha do milho
Quer ganhar dinheiro para o período junino? Veja como se licenciar
Prepare suas propostas para apresentações do ciclo junino 2025. Inscrições abertas
Em 2025, quem fará o melhor São João do Agreste, Gravatá ou Caruaru?
Sítio da Trindade atrai multidão: prós e contras do arraial mais famoso
Divulgada relação de finalistas do 38º concurso de quadrilhas juninas
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Wagner Ramos /PCR

Iniciativa importante para inclusão social .Promover acessibilidade às pessoas com deficiência significa respeito, dignidade e qualidade de vida.