Praça do Entroncamento precisa de reparos? Não mais. Está lindíssima!

Compartilhe nas redes sociais…

O nome não é à toa. Tem a ver com o fato de ser ali que, no passado, havia um pátio, no qual ficava o cruzamento de várias linhas dos trens urbanos que circulavam no Recife no final do século 19. Eles saíam do centro e iam até o chamado Entroncamento, de onde partiam outras linhas para os bairros da Várzea e Dois Irmãos. No ano passado, havia passado por essa praça que estava totalmente degradada, como vocês podem observar nas fotos abaixo, então enviadas pela leitora Sofia de Paula. E, claro, cuidadosamente armazenadas aqui no #OxeRecife. Felizmente foi recuperada.

Nessa semana passei pela Praça na minha caminhada diária. Pensem, ficou muito bonita após a restauração, que custou R$ 608 mil 994 aos cofres públicos. Segundo a Emlurb, ela ganhou serviços de paisagismo, novos mobiliários, recuperação do sistema hidráulico da fonte, pintura, implantação do meio fio e recolocação de pedras portuguesas na calçada (80 por cento das brancas foram substituídas). Como se sabe, a Praça é um dos jardins históricos do Recife que possuem a assinatura do paisagista Burle Marx (1909-1994). E não poderia, portanto, ficar nas condições em que antes se encontrava, como vocês podem observar nas fotos de triste memória.

Antes ponto de cruzamento de linhas férreas, a Praça do Entroncamento, só seria inaugurada como praça em 1925, quando foi batizada como Correia de Araújo. Nome que não pegou, pois a população já conhecia a localidade pela denominação tradicional, inspirada na encruzilhada de linhas férreas. Em 1936, a hoje ainda chamada Praça do Entroncamento passaria por reforma, com a assinatura do então jovem paisagista, que seria depois considerado um dos mais importantes do mundo .  A  Praça do Entroncamento fica no bairro das Graças, entre as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa, ali já bem pertinho do Parque Amorim. Possui 5.824 metros quadrados, uma fonte muito bonita, um pequeno bosque de mangueiras  e várias palmeiras. Felizmente cenas como as da fotos já não são mais vistas. Durante a  fase de abandono, a assistente social Sofia de Paula havia passado por lá e colheu fotos da situação da calçada que cerca toda a praça. Implantada em pedras portuguesas, estas começaram a se soltar, com trechos onde a pessoa pisava na terra batida ou na lama, em dias de chuva.  O #OxeRecife torce para que o serviço de colocação das pedras portuguesas tenha sido feito com todo rigor técnico necessário para que os recifenses não voltem a ver cenas como essas das fotos do ano passado.

A Praça do Entrocamento já teve boa fase. Passou um tempo adotada por particulares, e no período natalino era lindamente decorada e atraía grande público à noite, para cantatas e apresentação de corais. Depois foi esquecida. Por enquanto, a Praça está um primor. E vale a pena ser visitada e admirada. É a alma de Burle Marx, mais uma vez, brotando do verde tropical da cidade.

Leia também
Parem de derrubar árvores (399). Palmeira imperial degolada na Praça do Entroncamento
Praça do Entroncamento virou exemplo de manutenção
Moradores reclamam,mas reforma na Praça de Casa Forte recompõe projeto original de Burle Marx
“Novidade” na Praça de Casa Forte que é jardim histórico e tombada pelo IPHAN
Projetado por Burle Marx, Largo da Paz vive sujeira e abandono
Livro Burle Marx no Recife tem desconto
Livro mostra os jardins históricos do Recife
Nova polêmica na Zona Norte: Burle Marx Open Mall
Comitê gestor para os jardins históricos deixados por Burle Marx
Parem de derrubar árvores (41)
Praça da Várzea passa por reforma depois de longo abandono
Livro mostra jardins históricos do Recife
Caminhada abre Semana Burle Marx
Trilhas ecológicas lembram Burle Marx
Sessão Recife Nostalgia: Quando a Praça do Derby era um hipódromo
Burle Marx em discussão na Ufpe
Burle Marx nas caminhadas de domingo
Burle Marx, maçonaria e boemia no Olha! Recife
Burle Marx na caminhada de domingo
Cadê o gramado da Praça do Arsenal
Praça da República sem gramado
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência
Sobre outras praças
Praças estão à míngua no Recife
Mercado da Madalena e Praça Solange Pinto exigem mais cuidado
Praça do Arsenal de fonte luminosa

Decadência na Praça da Independência
Praça Dezessete está abandonada
Praça Dom Vital parece um ninho de rato
Praça Dom Vital de roupa nova

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Sofia de Paula (cortesia),

Continue lendo

9 comments

  1. Amo acompanhar as postagens do #oxerecife. Uma ótima fonte de informações confiáveis e um espaço que sinaliza o lugares esquecidos, os patrimônios que carecem de restauro, mas na mesma intensidade trás a luz os cuidados e ações de Salvaguarda desses patrimônios. Obrigada ❤️

  2. Salve mais essa iniciativa da PCR, através da EMLURB. Pois quando há uma melhoria na paisagem de uma cidade, o orgulho também aflora. Agora é preciso manter vigilância para que esse e outros patrimônios que estão sendo recuperados, no futuro só precisem de manutenção e não de recuperação.

  3. Parabéns, Letícia, pela excelente reportagem!
    Relato competente e confiável.
    O OxeRecife sempre atento aos acontecimentos relevantes da cidade!

  4. Valeu,Letícia!Excelente matéria. A praça ficou linda.Ontem mesmo lá estive esperando o ônibus e fiquei feliz com o resultado. Tudo no capricho,belo jardim,árvores frondosas, um encanto.
    Espero que haja manutenção constante e que a população entenda a importância de preservar as praças e os espaços públicos da cidade.Vamos preservar! Recifequetequeroverde”…

  5. Palmas para o Oxe Recife ,sempre atento às questões ambientais e de preservação da nossa cidade !Excelente matéria ,Letícia. Fiquei muito feliz com a recuperação da praça, que estava tão abandonada .Ficou linda,com um belo jardim ,árvores frondosas e um ambiente encantador.
    Espero que haja manutenção constante do espaço e que a população colabore para a sua preservação.Todos sairão ganhando.
    vamospreservar#recifequetequeroverde#

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.