Aqui no #OxeRecife, quase todos os dias, há uma pessoa reclamando dos problemas da cidade: esgoto estourado, calçadas irregulares, centro em decadência, asfalto com crateras, obras nas ruas sem a devida sinalização (colocando em risco a vida das pessoas). Também chegam demandas de praças abandonadas ou mal conservadas e obras inconclusas. Ao longo da semana, a gente vai tirando da gaveta…. A reclamação mais recente veio da leitora Sofia de Paula Lopes, que foi caminhar na Praça do Derby e ficou espantada com o que viu.
Ainda mais porque, como se sabe, a Praça é um dos quinze jardins considerados históricos do Recife, que foram projetados ou reformados por ninguém menos que Roberto Burle Max (1909-1994), que no início do século passado residiu no Recife, onde deixou as marcas iniciais que o levariam depois ao topo mundial do paisagismo. Mais do que um jardim histórico, a Praça do Derby está incluída entre as seis do Recife, que são também tombadas pelo IPHAN. O cuidado que a ela deveria ser dispensado – se é que foi realizado como deveria – no entanto, não está muito visível para seus frequentadores. A praça está com o gramado queimado, plantas secas e sujeira em todo canto. Desabafa ela:
“Praça do Derby agora! Lixo, abandono e grama totalmente seca. Há muitos dependentes químicos sob efeito de drogas, porém temi fotografar em mais detalhes a situação, pois eles gritavam palavrões para qualquer pessoa que por ali passava. E vamos lembrar que a Praça do Derby foi requalificada recentemente”.
Sim. Foi, mas requalificar e abandonar, é como se nada tivesse sido feito. Pior, o dinheiro investido escoa pelo ralo. E não foi pouco não. E o retrato está aí. Verde mesmo, só no laguinho, nas plantas que ficam às margens e nas copas daquelas adultas, já consolidadas. Mas o gramado está seco, parece um areal. E as plantas decorativas menores, estão quase morrendo de inanição.
A leitora tem razão. A praça passou uma boa temporada em obras. Segundo a Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife), a Prefeitura do Recife “entregou, recentemente, a requalificação completa da Praça do Derby, um dos cartões-postais do centro da cidade”. O trabalho contou com investimento de R$ 1,8 milhão.
A requalificação teve até “o aval do comitê Burle Marx, garantindo a manutenção do traçado original pensado pelo paisagista”. Entre os serviços realizados estão a “recuperação dos monumentos; troca dos brinquedos de metal por novos em madeira; novo paisagismo, dentro do traçado original; recuperação de toda a calçada; manutenção da fonte; drenagem; reparos no meio-fio em toda a praça; recuperação das pedras portuguesas do coreto; colocação de areia no parquinho infantil e em outras áreas; recuperação do Lago do Amor; e pintura geral”.
Pois é, nessa semana o chamado Laguinho do Amor estava que era lixo só (a população mal educada também tem culpa). Enquanto plantas decorativas e o gramado estavam ressecados. Precisam de muita água, com o calor do verão. Vamos torcer para que a Emlurb, ou seja que órgão for, olhe a praça com carinho, para evitar que o investimento ali realizado se transforme em desperdício. Concordam? Nos links abaixo, você confere praças que padeceram (ou padecem) de falta de manutenção. O Programa “Tá aprumado praças”, da Prefeitura do Recife, andou dando um “banho de loja” em muitas das que estiveram abandonadas. A do Derby foi uma delas. Mas manutenção, como ocorre em nossas residências, tem que ser permanente. Caso contrário… a casa cai e os R$ 1,8 milhão que foram investidos “desmancham” no ar.
Leia também
Sessão Recife Nostalgia: Quando a Praça do Derby era um hipódromo
No Dia dedicado a Tiradentes, que tal conhecer a Praça que tem o nome do herói da Inconfidência?
Praça Tiradentes é a exceção da regra
O Recife ganha sua primeira Praça da Infância
Praça da Árvore é a primeira com jatos d´água saindo do piso no Recife
A Praça Nelson Ferreira não é mais assim. Sabe como ela ficou?
Praça alegre e colorida na Mário Melo
Capiba merece coisa melhor do que uma praça abandonada
Abandonado durante longo tempo, Parque do Caiara ganha jardins filtrantes
Recém requalificada, Praça Miguel de Cervantes sucumbe ao breu
Praça Miguel de Cervantes ganha calçada nova e sinalização horizontal no entorno
Reforma na Praça Solange Pinto Melo
Praça excluída da reforma do Mercado da Madalena
Recife, terra de ninguém: Praça ganha chiqueiro e ninguém faz nada
Em defesa de nossas praças
Sessão Recife Nostalgia: a Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia Teté
Praça Maciel Pinheiro vai de mal a pior
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência e o abandono
Praça Maciel Pinheiro: falta grama e sobra lixo
Praça Maciel Pinheiro pede socorro
Histórica, Praça Maciel Pinheiro não está mais assim
Praça Maciel Pinheiro, enfim, está restaurada. E o resto do centro?
Praça de jarros e alegretes vazios em Brasília Teimosa
Mobilização nas redes sociais contra o abandono das praças do Recife
Praça Dezessete está abandonada
Praça da Várzea, requalificada porém descaracterizada
Decadência na Praça da Independência
Praça José Vilela sofreu atentado estético
Praça Dom Vital em petição de miséria
Praça Dom Vital de roupa nova
Praça Dom Vital em petição de miséria
Praça Dom Vital fica pronta esse mês
Praça Dom Vital parece um ninho de rato
Praça da República sem gramado
Projetado por Burle Marx Largo da Paz vive a sujeira e o abandono
Edificações na Praça de Casa Forte – colégio e igreja – viram imóveis especiais de preservação
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Sofia de Paula Lopes / Cortesia
Triste, muito triste essa situação da praça do Derby, mas ela não é um caso isolado. Não basta fazer ou requalificar praças se não houver manutenção. Como você bem disse Letícia, se não tem manutenção, o dinheiro corre pelo ralo.
O que fazer ? Como dentro de poucos dias iremos nos comunicar por “fogueiras e fumaças” pra não incomodar a República ou conspirar contra a Democracia, e adeus redes sociais, temos o dever de salvar os Correios do Brasil da falência. Vamos nos comunicar por cartas (vai demorar um pouco até tirarem os Correios da falência) e prometo que enviarei Cartas com aquele envelope verde e amarelo e fotografias do Recife e sua realidade, triste realidade, para os Poderes de Pernambuco e informar como se encontra nossa Cidade, nosso Amado Recife . Para evitar desvios de cartas para endereços errados, a cada envelope irei anexar pedaços das sujeiras e abandonos do Recife, para que os Poderes investiguem e mandem Peritos descobrirem que aquele acervo de lixo e sujeiras pertence ao nosso Recife , sem esquecer os nomes dos Palácios e seus Reis de Plantão, e, para completar irei anexar um Disco de Vinil com a Música de Levino Ferreira , LÁGRIMAS DE FOLIÃO, acompanhado com nossas fotografias fantasiados de “Clóvis” ou “Clows(para não ofender o excesso de notas em inglês em nossa mídia) sentados no saudoso “bem me quer” da Ponte Duarte Coelho. Nossas Lágrimas de Foliões irão lavar um pouco o Recife. Queremos o nosso Recife de volta !
Me permita Leticia, hoje nosso Recife perde um de seus Grandes Filhos, Orgulho da Música Erudita Brasileira, um dos Maiores Maestros do Mundo, reconhecido Internacionalmente o Genial Marlos Nobre.
Emocionado e triste peço a Deus que o receba em sua Morada. Que nossos Poderes rendam Homenagem a Marlos Nobre e sua Obra Musical , sua Vida dedicada a Música e de Defesa de nossa Arte Musical Pernambucana, levando por exemplo, o Frevo como nossa Identidade Erudita e Popular ao mesmo tempo, tive a felicidade de assistir pela TV Orquestras Sinfônicas do Mundo tocando a Música Ultimo Dia do também, Saudoso e Genial, Levino Ferreira e os Músicos maravilhados com as variações do Mestre Vivo do Frevo, e Marlos Nobre regendo numa Emoção Grandiosa porque por suas mãos ele defendia a Vida, História, Arte e Cultura do seu Recife Amado, do seu Pernambuco Amado. Sugiro que procurem no Youtube o Frevo No, 2 para Piano , Marlos Nobre (piano), ouçam em Homenagem a um Pernambucano que nos encheu de Orgulho, Felicidade e Harmonia Musical todo Brasil, desde o nascer em nosso Recife, em nosso Pernambuco. VIVA MARLOS NOBRE, ORGULHO DE PERNAMBUCO !