Como se não bastassem as movimentações previstas para o sábado, 13/12 no Bairro do Recife – quando haverá até cortejo de sanfoneiros para assinalar os 113 anos do nascimento de Luiz Gonzaga () – a Praça do Arsenal vai ser palco de um encontro histórico, a partir das 18h entre o Maestro Spok e Armandinho Macedo, dois dos principais nomes do carnaval brasileiro. Spok, de Pernambuco; Armandinho, da Bahia. Os dois já apareceram juntos em alguns shows, mas é a primeira vez que fazem apresentação inteiramente ocupada pela a dupla.
Eles vão tomar o palco armado na Praça do Arsenal, no qual até às 18h estarão se revezando mais de dez artistas forrozeiros que virão do cortejo e ganharão os microfones, cantando grandes sucessos de Gonzaga. O cortejo de sanfoneiros e forrozeiros comemora os 113 anos do nascimento do saudoso Rei do Baião. E… do forró e baião, ao frevo. Recolhidos os forrozeiros, Spok e Armandinho comandam o frevo interpretando grandes sucessos do carnaval brasileiro. O show “Frevo pernambucano, sotaque baiano” ocorre, portanto, ao ar livre. E é gratuito. O show marca a estreia do Fest Brasil: Festival de Arte e Cultura Brasileira.

O Fest Brasil é realizado pela instituição brasiliense Amigos do Futuro com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com apoio da Prefeitura do Recife. O objetivo do projeto é promover um encontro de Pernambuco com a Bahia através do diálogo entre dois carnavais, dois sotaques e uma mesma paixão: o frevo. Além da apresentação, o Fest Brasil contempla ainda a roda de conversa “A arte de criar a partir da tradição” no Paço do Frevo, também no sábado, só que de manhã (às 10h30). Na ocasião, os artistas, responsáveis por grandes inovações para ritmos tradicionais do Nordeste, revisitam a tradição nordestina com um toque moderno e inovador, deixando um grande legado para a música brasileira. O acesso à roda de conversa é mediante o ingresso do museu – R$ 10 e R$ 5 (meia).
Quanto ao show da dupla Spok / Armandinho na Praça do Arsenal, o repertório passeia por frevos de rua e frevos de bloco, incrementados por improvisações sofisticadas. No setlist: “Chão da praça”, “Vassourinha elétrica”, “Moraes é frevo”, “Passo de anjo”, “Último dia”, “Voltei Recife”, “Último regresso”, “Hino do Elefante de Olinda” e “Vassourinhas”, obrigatórias nos palcos e nas ruas durante o período momesco. No encerramento, os amigos prestam um tributo ao grande Luiz Gonzaga, com “Pagode russo”, parceria com João Silva incorporada aos repertórios carnavalescos.
Virtuosos instrumentistas, Maestro Spok e Armandinho Macedo acumulam prêmios, elogios e performances no Brasil e no mundo. Spok é reconhecido por transformar e elevar o status do frevo internacionalmente. Armandinho é o idealizador do trio elétrico de Dodô e Osmar – seu pai -, criação que revolucionou o carnaval baiano, e carrega o legado da guitarra baiana. Eles se apresentam na companhia de Julio Cesar Marques Leon (baixo), Yacoce Costa Simões (teclado), Citnes Dias de Jesus (percussão) e Lieve Ferreira (guitarra) e Doug Brito (bateria) em noite dedicada ao frevo e ao improviso.

Nos links abaixo, além do Frevo Pernambucano, sotaque baiano, veja outras homenagens que vão rolar pela passagem dos 113 anos que Luiz Gonzaga faria no sábado, se vivo fosse.
Leia também
No dia que faria 113 anos, Luiz Gonzaga ganha cortejo de sanfoneiros
Orquestra dos Médicos do Recife presta homenagem a Luiz Gonzaga em 13/12
Música na Igreja tem dupla Ave Maria: a de Schubert e a de Luiz Gonzaga
Hotel Central tem tributo a Luiz Gonzaga
Grandes músicos para pequenos: espetáculo infantil sobre Luiz Gonzaga no Recife
Missa do Vaqueiro para lembrar a saga de Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga lembrado no Pátio de São Pedro
Shopping Center Recife: Conheça a história de Luiz Gonzaga e dos santos juninos
Cais do Sertão festeja dois mitos: Clarice Lispector e Luiz Gonzaga
Caminhada do Forró e quadrilhão no centro
Centro Cultural Cais do Sertão: Quinteto Violado e Luiz Gonzaga
Tributo a Luiz Gonzaga no Poço
Luiz Gonzaga é lembrado na Estação Recife do Metrô
Janeiro de Grandes Espetáculos: Cordel Operístico “Lula Alegria” no Teatro do Parque
SERVIÇO
Fest Brasil – Festival de Arte e Cultura Brasileira
Roda de Conversa com Armandinho Macedo e Maestro Spok
Quando: 13 de dezembro, às 10h30
Onde: Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)
Show “Frevo pernambucano, sotaque baiano”
Data: 13 de dezembro de 2025
Local: Praça do Arsenal
Horário: 18h (após execução de frevos, Spok e Armandinho prestam homenagem a Luiz Gonzaga)
Confira outras homenagens dedicadas ao cantor sertanejo no sábado:
Horários:
15h – Concentração na Avenida Rio Branco, Recife Antigo, com cortejo de sanfoneiros às 17h até a Praça do Arsenal, com show de encerramento, que deve acabar 18h (quando Spok e Armandinho ocupam o palco na programação do Fest Brasil)
17h – Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Rui Barbosa, Graças (com Orquestra dos Médicos do Recife)
19h – Largo do Poço da Panela (com Regente Joaquim, Dona Rebeca, Arthurzinho dos Oito Baixos e Rabecado)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PCR , Letícia Lins e Divulgação / Fest Brasil

São tantas opções culturais, que fica até difícil fazer a escolha.E isso é muito bom.
O encontro Spok& Armandinho,sem dúvida será muito especial,principalmente pela homenagem ao nosso ilustre Luiz Gonzaga.
Só temos que agradecer pela variada programação cultural,contemplando diversos artistas.
Eita que o sábado promete ser inesquecível. Homenagens a Luiz Gonzaga e o encontro de duas feras do frevo, Spok e Armandinho, no Recife Antigo. Bom D+.