Em tempos de COP 30 e de convicção cada vez maior do que a preservação de nossas florestas depende, e muito, dos povos originários, que tal mergulhar no caldeirão musical dos irmãos que vivem na fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia? A imersão acontece no show “Fronteira Guarani”, inédito em Pernambuco, e que ocupa o palco da Caixa Cultural Recife, nos dias 14 e 15 de novembro (sexta e sábado), às 20h.
O show reúne no mesmo palco grandes nomes da música de Mato Grosso do Sul: Alzira E, Brô MCs, Marina Peralta e Hermanos Irmãos (Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira), com participação especial do violeiro Raphael Vital. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. E mostra fusões de polca, rock, guarânia, reggae e rap em guarani. A proposta das composições é valorizar as raízes culturais da região, dar visibilidade às narrativas de seus povos, à luta dos povos originários e à preservação do Pantanal e do Cerrado.

“O show é uma união de sonoridades e narrativas, com timbres de viola e rima em guarani, reggae e guarânia, num espaço de fortalecimento da autoestima e do pertencimento das raízes sul-mato-grossenses e fronteiriças”, explica Marina Peralta, que assina também a direção musical. Com trajetória iniciada nos anos 1970, Alzira E é referência da música fronteiriça e teve composições gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Itamar Assumpção e Zélia Duncan.
O grupo Hermanos Irmãos, por sua vez, revisita clássicos da música regional e explora o ritmo ternário comum em todo o território guaranístico, conectando Brasil, Paraguai e Argentina. Representando a nova geração, Marina Peralta e o grupo Brô MCs trazem ao palco a batida do rap e do reggae.
Marina é destaque nas plataformas digitais com o hit “Só agradece”, abrindo caminho para sua ascensão na música brasileira. O Brô MCs é reconhecido como o primeiro grupo de rap indígena do Brasil. Formado por Bruno Veron, Clemerson Batista, Charlie Peixoto e Kelvin Mbaretê, além do DJ Jhon, o grupo traz letras em português e guarani que retratam a realidade dos Guarani Kaiowá, das comunidades Jaguapiru e Bororó onde vivem, em Dourados (MS).
Leia também
Espetáculo natalino na Caixa Cultural
Premiada, opereta “Cabelos arrepiados” ocupa Caixa Cultural
Caixa Cultural tem “Terreiro encantado – Festival para as infâncias”
Lula Queiroga apresenta Capibaribum na Caixa Cultural; “mergulho no rio ancestral”
Orquestra Cidadã faz último concerto do ano na Caixa Cultural
Peça censurada na Caixa Cultural passa de graça no Apolo
Jovem Príncipe na Caixa Cultural
Serviço:
Show Fronteira Guarani
Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife Datas: 14 e 15 de novembro de 2025 (sexta e sábado)
Horário: 20h Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) | Meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei
Ingressos disponíveis para venda a partir de sexta-feira (dia 07/11), no link https://bileto.sympla.com.br/event/113118/d/348959
Classificação indicativa: Livre Informações: Site da CAIXA Cultural | Instagram: @CAIXAculturalrecife
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
