Depois de três movimentadas sessões de autógrafos – uma no Recife (em Boa Viagem, Zona Sul) e duas outras no Chile – o professor, escritor e dramaturgo Robson Teles estará a partir das 10h do próximo sábado (9/8) na Livraria Jardim, na área central da cidade, para lançar “Ave, Guriatã! ”. O livro é uma adaptação para o teatro de “Guriatã: um cordel para menino”, considerado o poema mais autobiográfico e também um dos mais populares do saudoso poeta Marcus Accioly (1943-2017).
Mas não é só. Além dos habituais autógrafos, quem for ao evento vai contar com um “brinde” do CIT – Curso de Interpretação para Teatro Sesc Santa Amaro. É que todo o elenco de “Ave, Guriatã!” estará na Jardim, para apresentar dois momentos do espetáculo, que estreia às 16h do próprio sábado, no Teatro Marco Camarotti. E que fica em cartaz na casa até 31 de agosto, sempre no mesmo horário, aos sábados e domingos. O livro de Robson foi escrito com foco para o público infantojuvenil e consta como leitura obrigatória em alguns colégios do Recife. Trata-se de poema que é uma lúdica e nostálgica viagem pela infância de Accioly, e que encanta e emociona crianças e adultos. Assim, é no poema de Marcus, e no livro de Robson. E, assim, deve acontecer também, com a adaptação para palco.

Além da antecipação de cenas da montagem de “Ave, Guriatã” para o público presente à Livraria Jardim, na manhã do sábado, haverá, também participação da professora Liliane Jamir, que fará comentários críticos sobre a obra de Marcus Accioly, e sobre a adaptação para o teatro, feita por Robson Teles. Ele é professor de Letras (graduação), do Programa de Pós Graduação de Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Também ensina no Colégio Santa Maria. Nos dois ambientes, sempre queridíssimo e aclamado por todos os alunos.
Já Marcus Accioly é uma das maiores vozes da chamada Geração 65, que deixou como herança uma importante obra literária: “Cancioneiro “(1968), “Nordestinados” (1972), “Xilografia” (1974), “Sísifo” (1976), “Íxion “(1978), “Érato “(1983), “Narciso “(1984). E ainda, “Ó de Itabira” (1980) e Guriatã: um cordel para um menino (1979). Neste, o poeta passa em revista o período de infância entre os engenhos Laureano e Jaguarana, às margens do Rio Sirigi, no município de Aliança, na então verde Zona da Mata de Pernambuco. Ali, andava descalço pela terra úmida, fazia travessuras de menino e curtia o canto do Guriatã, pássaro enigmático, do qual poucos conhecem o canto já que ele costuma imitar o de outras aves.
Na adaptação para o teatro, Robson Teles foi fiel ao texto e versos. Entre os personagens, Sucram e Leunam. Sucram é o próprio Marcus (com o nome invertido). Já Leunam (Manuel, lido de trás para a frente), era amigo de infância do poeta. Ele morreu jovem e Marcus o homenageou em versos, transformando-o em pássaro. Para Robson, o livro de Marcus Accioly é um poema, que veio “quase pronto” para o teatro. “Na minha visão, há livros que nascem destinados para o palco, por se apresentarem imagéticos, compostos de cenas visuais, teatrais”, diz.

Ele afirma que não conseguiu evitar “olhos de encenador”, já no primeiro contato com “Guriatã: um cordel para menino”. O livro de Marcus Accioly, então professor de Robson – por cuja obra o aluno aplicado se apaixonou – foi sua primeira adaptação para o teatro. Ao adaptar “Guriatã, um cordel para menino”, Robson diz ter colocado “em prática o que meu mestre havia me ensinado. O poeta é o que cria, faz inventa. Inventei “Ave, guriatã!” a partir do país-infância que ele me apresentou”.
O evento da Livraria Jardim é aberto ao público. Quanto à encenação de “Ave, Guriatã!”, no Teatro Marcos Camarotti, os ingressos encontram-se à venda. Veja mais informações sobre os dois eventos (horários, datas, locais, ingressos) no Serviço, após o Leia também. Nos links abaixo, mais informações sobre Robson Teles e sobre Marcos Acioly
Leia também
Inspirado em Marcus Accioly, Professor Robson Teles lança “Ave, Guriatã”
Sísifo, Íxion, Narciso e Érato de Marcus Accioly são lançados no Museu do Estado
Itamaracá: Carnaval em homenagem a Marcus Accioly
Itamaracá tem Praça do Poeta que cantou a ilha em versos
Lua de sangue chega a Olinda
Cobogó das Artes solta dos vampiros em Lua de sangue
Centenário de Osman Lins começa a ser comemorado. Unicap sai na frente
Homenagem a Osman Lins, o visitante da palavra, prossegue na Unicap
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Ave, Guriatã”, de Robson Teles
Quando: Sábado, 9 de agosto
Horário: 10h
Onde: Livraria Jardim
Endereço: Avenida Manuel Borba, 292, Boa Vista, área central do Recife
Atrações: comentários da Professora Liliane Jamir (Unifafire) e apresentação de dois momentos da montagem teatral de “Ave, Guriatã”, com presença de todo elenco
Acesso gratuito, mas é preciso fazer inscrição no site https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-livro-ave-guriata-robson-teles/3051457
O quê: Encenação de “Ave, Guriatã”, adaptação para o teatro feita por Robson Teles, do livro “Guriatã, um cordel para um menino”, de Marcus Accioly. Direção de José Manoel Sobrinho
Quando: de 9 a 31 de agosto, sempre aos sábados e domingos
Horário: 16h
Onde: Teatro Marco Camarotti Sesc Santo Amaro
Endereço: Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro
Ingressos: https:eventos.sescpe.com.br/espetaculoaveguriata10-6114655/ (9/8); e https:eventos.sescpe.com.br/espetaculoaveguriata-610797/ (10/8)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e redes sociais
