Poema “Guriatã, um cordel para menino”, vira “Ave, Guriatã!” para o teatro

Compartilhe nas redes sociais…

Depois de três movimentadas sessões de autógrafos – uma no Recife (em Boa Viagem, Zona Sul) e duas outras no Chile – o professor, escritor e dramaturgo Robson Teles estará a partir das 10h do próximo sábado (9/8) na Livraria Jardim, na área central da cidade, para lançar “Ave, Guriatã! ”. O livro é uma adaptação para o teatro de “Guriatã: um cordel para menino”, considerado o poema mais autobiográfico e também um dos mais populares do saudoso poeta Marcus Accioly (1943-2017).

Mas não é só. Além dos habituais autógrafos, quem for ao evento vai contar com um “brinde” do CIT – Curso de Interpretação para Teatro Sesc Santa Amaro. É que todo o elenco de “Ave, Guriatã!” estará na Jardim, para apresentar dois momentos do espetáculo,  que estreia às 16h do próprio sábado, no Teatro Marco Camarotti. E que fica em cartaz na casa até 31 de agosto, sempre no mesmo horário, aos sábados e domingos. O livro de Robson foi escrito com foco para o público infantojuvenil e consta como leitura obrigatória em alguns colégios do Recife. Trata-se de poema que é uma lúdica e nostálgica viagem pela infância de Accioly, e que encanta e emociona crianças e adultos. Assim, é no poema de Marcus, e no livro de Robson. E, assim, deve acontecer também, com a adaptação para palco.

Robson Teles adaptou “”Guriatã, um cordel para menino” para o palco. Estreia é sábado, 9/8, em Santo Amaroi

Além da antecipação de cenas da montagem de “Ave, Guriatã” para o público presente à Livraria Jardim, na manhã do sábado, haverá, também participação da professora Liliane Jamir, que fará comentários críticos sobre a obra de Marcus Accioly, e sobre a adaptação para o teatro, feita por Robson Teles. Ele é professor de Letras (graduação), do Programa de Pós Graduação de Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Também ensina no Colégio Santa Maria. Nos dois ambientes, sempre queridíssimo e aclamado por todos os alunos.

Já Marcus Accioly é uma das maiores vozes da chamada Geração 65, que deixou como herança uma importante obra literária: “Cancioneiro “(1968), “Nordestinados” (1972), “Xilografia” (1974), “Sísifo” (1976), “Íxion “(1978), “Érato “(1983), “Narciso “(1984). E ainda, “Ó de Itabira” (1980) e Guriatã: um cordel para um menino (1979).  Neste, o poeta passa em revista o período de infância entre os engenhos Laureano e Jaguarana, às margens do Rio Sirigi, no município de Aliança, na então verde Zona da Mata de Pernambuco.  Ali, andava descalço pela terra úmida, fazia travessuras de menino e curtia o canto do Guriatã, pássaro enigmático, do qual poucos conhecem o canto já que ele costuma imitar o de outras aves.

Na adaptação para o teatro, Robson Teles foi fiel ao texto e versos. Entre os personagens, Sucram e Leunam. Sucram é o próprio Marcus (com o nome invertido). Já Leunam (Manuel, lido de trás para a frente), era amigo de infância do poeta. Ele morreu jovem e Marcus o homenageou em versos, transformando-o em pássaro. Para Robson, o livro de Marcus Accioly é um poema, que veio “quase pronto” para o teatro. “Na minha visão, há livros que nascem destinados para o palco, por se apresentarem imagéticos, compostos de cenas visuais, teatrais”, diz.

Poeta Marcus Accioly escreveu “Guriatã, um cordel para menino”, que virou “Ave, Guriatã!”, no palco

Ele afirma que não conseguiu evitar “olhos de encenador”, já no primeiro contato com “Guriatã: um cordel para menino”.  O livro de Marcus Accioly, então professor de Robson – por cuja obra o aluno aplicado se apaixonou – foi sua primeira adaptação para o teatro. Ao adaptar “Guriatã, um cordel para menino”, Robson diz ter colocado “em prática o que meu mestre havia me ensinado. O poeta é o que cria, faz inventa. Inventei “Ave, guriatã!” a partir do país-infância que ele me apresentou”.

O evento da Livraria Jardim é aberto ao público. Quanto à encenação de “Ave, Guriatã!”, no Teatro Marcos Camarotti, os ingressos encontram-se à venda.  Veja mais informações sobre os dois eventos (horários, datas, locais, ingressos) no Serviço, após o Leia também. Nos links abaixo, mais informações sobre Robson Teles e sobre Marcos Acioly

Leia também
Inspirado em Marcus Accioly, Professor Robson Teles lança “Ave, Guriatã”

Sísifo, Íxion, Narciso e Érato de Marcus Accioly são lançados no Museu do Estado
Itamaracá: Carnaval em homenagem a Marcus Accioly
Itamaracá tem Praça do Poeta que cantou a ilha em versos
Lua de sangue chega a Olinda
Cobogó das Artes solta dos vampiros em Lua de sangue
Centenário de Osman Lins começa a ser comemorado. Unicap sai na frente
Homenagem a Osman Lins, o visitante da palavra, prossegue na Unicap

Serviço
O quê: Lançamento do livro “Ave, Guriatã”, de Robson Teles
Quando: Sábado, 9 de agosto
Horário: 10h
Onde: Livraria Jardim
Endereço: Avenida Manuel Borba, 292, Boa Vista, área central do Recife
Atrações: comentários da Professora Liliane Jamir (Unifafire) e apresentação de dois momentos da montagem teatral de “Ave, Guriatã”, com presença de todo elenco
Acesso gratuito, mas é preciso fazer inscrição no site https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-livro-ave-guriata-robson-teles/3051457

O quê: Encenação de “Ave, Guriatã”, adaptação para o teatro feita por Robson Teles, do livro “Guriatã, um cordel para um menino”, de Marcus Accioly. Direção de José Manoel Sobrinho
Quando: de 9  a 31 de agosto, sempre aos sábados e domingos
Horário: 16h
Onde: Teatro Marco Camarotti Sesc Santo Amaro
Endereço: Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro
Ingressos: https:eventos.sescpe.com.br/espetaculoaveguriata10-6114655/ (9/8); e https:eventos.sescpe.com.br/espetaculoaveguriata-610797/ (10/8)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e redes sociais

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Sarau das Artes volta a agitar bairro da Boa Vista com sua “guerrilha cultural”

Janeiro de Grandes Espetáculos: a festa nos palcos e o abandono nas ruas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.