Um dos bairros mais bucólicos do Recife, o Poço da Panela está movimentado neste final de semana. E divide com a Praça de Casa Forte – onde acontece a Festa da Vitória Régia – as atenções dos moradores da Zona Norte a partir dessa sexta-feira (25). É que há programação musical no Poço das Artes (sexta e sábado). No domingo, tem a Feira Livre do Poço, que terá até exposição de ates plásticas (Romero Andrade Lima) e Pastoril do Véio Mangaba (com suas pastoras endiabradas…).
No Poço das Artes, na Rua Álvaro Macedo, tem hoje Gingadinho Trio (foto à esquerda), que surgiu no Conservatório Pernambucano de Música, e que atua a partir da linguagem do choro, mas que transita também entre o samba, o frevo e o baião. A formação instrumental é composta por cavaquinho, violão sete cordas, pandeiro. E, a cada apresentação, o trio convida outros instrumentistas para participações especiais. No sábado, a programação também está de primeira com Tributo a Moacir Santos. Ou seja, uma opção nota dez para aqueles que preferem ouvir música de boa qualidade.
Moacir Santos (1926 – 2006) nasceu na cidade sertaneja de Serra Talhada (PE), mas morreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde construiu sua vitoriosa carreira como solista e compositor, dedicando-se sempre a valorizar a música afro-brasileira, reelaborando – também – ritmos regionais cariocas ou nordestinos (samba, xaxado, baião, coco, maracatu de forma muito singular, em junção com o jazz. Chegou a ser indicado ao Grammy. Alunos de seus alunos: Banden Powell, Eumir Deodato, Nara Leão, Carlos Lira e Roberto Menescal. Sua genialidade chegou a ser reverenciada por Vinícius de Morais, em seu Samba da Bênção (“A bênção Moacir Santos, tu que não és um só..”)
No domingo, a tradicional Feira Livre do Poço está de volta, com artesanato, moda, culinária, perfumaria, jardinagem. E também com programação cultural: exposição Le Cirque Picasso, de Romero Andrade Lima (10 às 19h); Oficina de Slime e carimbos para crianças (10h às 12h); Gia Garret Circus (15); Contação de histórias com Palavriando (16h); Show Infantil Imaginasom (16h30m) e, por fim, Pastoril do Véio Mangaba e Beto do Bandolim. A Feira ocorrerá no Casarão 218 (foto acima), à Rua Soares de Azevedo, com entrada livre, entre 10h e 19h do domingo. Já o Poço das Artes fica na Rua Álvaro Macedo, 54. Tanto sexta quanto sábado, as apresentações começam 20h20m, com convert artístico a R$ 15.
Leia também:
Música sem fronteiras no Poço das Artes
Dorival Caymmi, amor e mar no Poço
Geraldo Maia, voz e violão no Poço
Pérolas para Jobim no Poço da Panela
Chorinho com Duo Sensível no Poço
Poço da Panela, livro, passado e música
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife