Poço da Panela e Atacado dos Presentes: Polêmica só faz crescer

Compartilhe nas redes sociais…

Está cada vez mais quente a briga em torno da implantação de uma loja do Atacado dos Presentes no histórico e bucólico Poço da Panela. Foi só  o #OxeRecife divulgar o abaixo-assinado dos moradores  daquele bairro da Zona Norte (contra a instalação do empreendimento), para começar a confusão e até bate-boca nas caixas de correio e redes sociais do Blog. E também nas redes sociais dos próprios moradores. E surgiu um outro abaixo-assinado, dessa vez a favor do lojão, que deverá ter mais de 21.000 metros quadrados de área construída, com três pavimentos e dois subsolos.  O atacado será erguido em um polígono de 6.969 metros quadrados, compreendido entre Avenida Dezessete de Agosto (frente), Av. Dr Seixas )lateral) e Luiz Guimarães (parte posterior. A Luiz Guimarães está para o Poço como a Rua do Amparo para Olinda.

As dimensões do empreendimento constam  na documentação  de licença prévia concedida pela Prefeitura à empresa em questão. “Gostaria que você nos desse o mesmo espaço que tem dado aos que são contra o Atacado. No Poço da Panela, a maioria é a favor do projeto, especialmente a comunidade mais pobre”, solicitou Jorge Bandeira ao #OxeRecife, em mensagem pelo WhatsApp, avisando que também iria recolher assinaturas, mas a favor do empreendimento. “Te garanto que vamos angariar o dobro”, previu. Jorge já foi, porém não é mais morador do Poço da Panela. Mas entrou na briga por achar que o argumento dos que são contra “não se sustentam”. E afirma: “Eles falam em descaracterização do bairro, mas a Avenida 17 de Agosto é quase totalmente comercial”. E afirma que moradores se referem ao ” Poço da Panela, mas na verdade o terreno fica longe do sítio histórico”. Também alega ser “mentira” que o empreendimento “vá dificultar o tombamento do prédio da Fundaj” (foto acima). O Presidente da Fundaj, Antônio Campos, também tem se posicionado contra a implantação da loja, por achar que o sítio histórico do Poço precisa ser ampliado e que o novo empreendimento pode atrapalhar o processo que, segundo ele, contribuiria para preservação do que resta das características originais do bairro.

Moradores dizem que Atacado dos Presentes desfigura o Poço. Outros dizem que lojão ficará longe do sítio histórico

“Guernica, a famosa de Picasso, retrata a cruel destruição de uma cidade. Para destruir Guernica, foi necessário um bombardeio. No Recife, a destruição pode começar paradoxalmente por construções. Como a que se anuncia para o bairro de Casa Forte”, diz Campos, que enumera os locais e personagens históricos que ficam entre o Poço da Panela e Casa Forte.  “O Atacado dos Presentes está disposto a instalar sua nova loja em Casa Forte, distante do Sítio Histórico do Poço da Panela. A loja será na Avenida 17 de Agosto, onde atende a todas as exigências legais. Infelizmente um grupo de moradores tem se colocado contra o projeto. Somos a favor do empreendimento, o qual vai gerar emprego para a comunidade e o crescimento natural da cidade”, diz Jorge Bandeira,, que criou o abaixo-assinado a favor do lojão. Para Ricardo Bandeira, que lidera o abaixo assinado do contra, Jorge “não mora no bairro e é ligado ao PSB”, partido do Prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Teria, portanto, interesse em apoiar o projeto que já foi licenciado pela Prefeitura.

Hoje, no mesmo horário – 15h35 – o placar dos dois abaixo-assinados estavam taco a taco:  2.317 a favor e 2.625 contra.  Para dois populares que atuam no Poço, o Atacadão não taria grandes conquistas para o bairro. ” É um estabelecimento grande, cabe muita gente, a via é estreita, pequena, pode causar transtorno à comunidade e o trânsito pode aumentar, ficar pior”, afirma Marcos, 38, flanelinha na Rua dos Arcos. Para ele, a loja não trará emprego para os mais necessitados. Marconi,  44, há 20 anos flanelinha no Bar Real, também acha que o Poço da Panela não comporta o lojão. “Vai dar transtorno, é bagunçado, pode não, esse bairro é muito calmo”, diz. Resta saber quem vai sair ganhando e quem estará perdendo com a briga.

Leia também:
Abaixo assinado contra Atacado dos Presentes mobiliza Poço da Panela
Poço da Panela quer barrar Atacado dos Presentes. Até Fundaj é contra
A polêmica do Atacado dos Presentes
Poço da Panela quer barrar Atacado dos Presentes
Poço da Panela: Plantio de árvores contra Atacado dos Presentes
O Poço da Panela resiste e faz protesto contra loja de materiais construção
Moradores rejeitam lojão no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (198)
Parem de derrubar árvores  (241). Verde ameaçado no Poço da Panela
Protesto mobiliza Zona Norte
Abraço em praça será protesto
Lojão e colégio: Confusão na Zona Norte
GGE: “Amigos do Parnamirim cobram transparência e respeito às leis
GGE diz que fez a coisa certa
Cais José Estelita começa a virar pó
José Estelita: “A prefeitura devia ser ágil, também, no atendimento ao cidadão”
 Estelita: “Memória só serve para juntar lixo”
A verdade sobre o Americano Batista

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.