A união faz a força. E a organização ajuda. E como ajuda, quando a comunidade discute, bota a mão na massa, exige, e faz. Depois de implantar o Jardim Secreto em área devoluta de 3 mil metros quadrados no Poço da Panela, os moradores do bairro agora estão em reuniões constantes, para viabilizar o Jardim da Travessia, que fica ao lado do primeiro e também à margem do Capibaribe, e cuja área estava indevidamente invadida por canteiro de obras da Construtora Haut.

Além dessa ocupação irregular, a Haut é acusada de ter eliminado 80 árvores de um outro terreno, que também fica à margem do rio e na mesma extensão dos dois primeiros. No último sábado, houve encontro para viabilizar a nova empreitada. A comunidade exige compensação ambiental, por parte da construtora. O encontro contou com moradores não só do Poço da Panela mas também da Vila Skylab.
A Vila Skylab é uma área popular, que fica do outro lado do rio. A reunião teve, ainda, representantes do Incit ( Pesquisa e Inovação para das Cidades, da Universidade Federal de Pernambuco), da Prefeitura, da Câmara Municipal e da própria Haut. O objetivo é construir uma proposta comum que se enquadre nas necessidades dos moradores do Poço da Panela, da Skylab e que não entre em conflito com as diretrizes do Projeto Capibaribe que pretende transformar o Recife em cidade jardim até 2037, quando a capital mais antiga do Brasil completará 500 anos.

O Parque Capibaribe prevê a implantação de parques integrados ao longo de extensão de 30 quilômetros às margens do Capibaribe, com ciclovias, faixas para pedestres, áreas de convivência. Porém, até o momento só duas intervenções foram concluídas: o Jardim do Baobá (Graças) e a Praça Otávio de Freitas(Derby). Um terceiro polo está em implantação, o Parque das Graças.
O Jardim Secreto (foto com placas coloridas) e o Jardim da Travessia deverão se integrar ao projeto, contando inclusive com participação do Inciti (que idealizou o Parque Capibaribe). Os dois foram idealizados pela própria comunidade que mobilizou ainda mobiliza o voluntariado. Ao primeiro, depois chegou ajuda oficial (iluminação, coleta, ajuda na limpeza, equipamento urbanos). Quanto ao JT, está começando com discussão bem mais ampla do que a que viabilizou JS.

Entre as propostas apresentadas no encontro sobre o JT está a construção de píer para travessia nas duas margens do Rio, pois no local as pessoas costumam usar barco já que entre a Skylab e o Poço não tem ponte, nem para carro nem para pedestre. Mas o escoamento constante de esgoto no rio vem provocando erosão à margem localizada no Poço da Panela, havendo perigo até mesmo e desabamento para a população. “Espero que com a mobilização se consiga realmente o mini porto, pois essa promessa vem de longe, mas nenhuma autoridade cumpre”, afirma Antônio José da Cunha (de camisa do Sport). Pai, como é mais conhecido, integra o Coletivo Jardim Secreto, representando a Skylab.
Além do pier (nos dois lados da travessia do Rio), outras propostas colocadas na reunião foram: construção coletiva do espaço (como foi a do Jardim Secreto); parque infantil; integração do Jardim Secreto e Jardim da Travessia com moradores da Iputinga, Monsenhor Fabrício e demais bairros localizados no outro lado do Capibaribe; iluminação; ponto d´água (para regar as plantas); plantio de árvores adultas e manutenção de flora nativa que mantenha frequência de animais silvestres normalmente presentes no local (saguis, capivaras, pássaros, tucanos).
“Aqui na área temos visto iguanas enormes, capivaras com filhotinhos, tucanos e revoada de papagaios, então é importante que implantemos vegetação que sirva de alimentos a esses animais”, diz Bárbara Kreusig, do Coletivo Jardim Secreto e uma das articuladoras da implantação do Jardim da Travessia. “A capacidade de mobilização é importante, a Prefeitura no papel de governança entra como coadjuvante, para agregar”, afirmou Carlos Ribeiro, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. “Teremos que ter o social muito forte do outro lado, para geração de oportunidades”, disse, referindo-se ao lado mais popular da margem do Capibaribe. Porém não pontuou quais seriam essas iniciativas.
A população pede, ainda, solução para o dejeto de esgotos domésticos no Rio Capibaribe, muitos dos quais são provenientes de condomínios localizados em bairros como Monteiro, Casa Forte, Apipucos e do próprio Poço. No ensolarado dia do encontro, embora não estivesse chovendo, o despejo era constante no Rio Capibaribe (barulho de água saindo e fedentina). E em grande quantidade, em clara indicação que as tubulações que seriam para escoamento de águas pluviais, na verdade, estão sendo utilizadas para transporte de dejetos in natura para o Capibaribe. Alô, alô, Compesa, isso fica assim mesmo? Cadê a Cprh, a Emlurb e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife para fiscalizar?
Leia também:
Poço da Panela exige compensação ambiental por árvores derrubadas
Jardim Secreto se amplia: exemplo de cidadania e trabalho coletivo
Semana do Meio Ambiente: Jardim Secreto, cidadania e respeito à natureza
Botaram fogo no Jardim Secreto, mas bombeiros apagaram as chamas
Jardim Secreto comemora dois anos
Jardim Secreto completa três anos: esforço coletivo, mudança e resultado
Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Jardim Secreto: união, força e resultado
História do Jardim Secreto para crianças
Sementes que brotam na Zona Norte
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto faz um ano com festa
Primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Gentilezas urbanas do outro lado do rio
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz festa no Poço
Luminárias de PET com Energia eólica
Jardim Secreto faz festa no Poço
Sessão Recife Nostalgia: os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
Sessão Recife Nostalgia: Sítio Donino, e seu antigo casarão ameaçado
Sessão Recife Nostalgia: pastoril, Villa Lobos e piano no Sítio Donino
O Parque das Graças vem aí
Parem de derrubar árvores. Arboricídio em massa no Parque das Graças
Cadê o Parque Capibaribe? O Rio merece respeito
Parque Capibaribe avança
Parque Capibaribe ganha 300 mil euros
Parque Apipucos totalmente detonado
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins.Henrique Santos (cortesia) e Coletivo Jardim Secreto
