Pernambucanos que estavam em Israel chegam ao Recife e são recebidos por Ministro da Defesa

Compartilhe nas redes sociais…

Alívio. Era o que se observava, no desembarque de grupo de brasileiros repatriados de Israel, nessa sexta-feira. Dos 69 que vieram da região conflagrada pela guerra que já fez mais de 2.600 mortos, cinco eram pernambucanos e ficaram no Recife. A parte restante seguiu para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, garantiu que o Governo Federal trabalha para trazer todos os brasileiros que estão na região. O Ministério das Relações Exteriores estima que há mais de 3 mil brasileiros em Israel, entre os quais 50 na Faixa de Gaza, aguardando retorno ao país.

“Até o final desta semana, devemos ter trazido de volta 900 brasileiros, porém o problema mais complicado será repatriar os cerca de 50 que estão na Faixa de Gaza”, afirmou o Ministro, referindo-se à zona ocupada pelos palestinos, que é dominada pelo Hamas e cuja população recebeu ordem do exército israelense para que deixe o local até as 18h de hoje.  Desde o último sábado, Israel está em guerra com o grupo terrorista Hamas, que atacou o país. Até o momento, três brasileiros já perderam a vida na guerra.

Ministro da Defesa, José Múcio, garantiu que o governo retirará todos os brasileiros de Israel e até de Gaza

A aeronave pousou na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital, às 6h07. É a terceira da FAB que retorna ao Brasil depois do início do conflito. A expectativa é que mais pernambucanos retornem do país nas próximas semanas. Os pernambucanos estavam em viagem de turismo à Terra Santa. E relataram que o barulho das sirenes e de bombardeios eram frequentes e que tiveram que se esconder, várias vezes, “em abrigos anti-bomba”, conforme relatou Liliane Chagas, que era líder de uma excursão religiosa, cujo roteiro não foi concluído.  Os pernambucanos foram recebidos pela Vice-Governadora Priscila Krause e pelo Ministro.

“Essa manhã foi de muita emoção para mim. Em nome do nosso Governo, eu abracei os pernambucanos que retornaram e reforcei nosso compromisso no trabalho de acolhimento dos que estão sendo repatriados junto ao Governo Federal”, disse Priscila. “Nós estamos na expectativa de receber mais repatriados nas próximas semanas em novos voos da FAB. Os que ainda estão lá e os que aqui chegaram terão todo o nosso apoio nesse retorno tão esperado pelas famílias e por todos nós”, acrescentou.

“O Itamaraty está em contato com os países vizinhos para garantir um translado seguro para todos os brasileiros que desejem ser repatriados. O Governo Federal está garantindo isso a absolutamente todos os nossos cidadãos”, afirmou José Múcio. “Não foi a viagem que planejamos”, desabafou o pastor Mateus Chagas, que levara um grupo de pessoas para turismo religioso.Os pernambucanos relataram que tentavam tranquilizar os parentes no Recife, mas que eles não acreditavam que estavam bem, devido às atrocidades exibidas no noticiário da televisão. É triste. O mundo ainda nem teve chance de sentir alívio com um eventual fim da guerra na Ucrânia, e aparece a eclosão de uma segunda, no secularmente conflitivo Oriente Médio

Leia também
Torre da Paz : Canhão de luz pela Ucrania
Ucrania: Atentado à liberdade

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Mariana Carvalho /Secom

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.